A DHL Global Forwarding (DGF), especialista em transporte internacional de cargas do Grupo Deutsche Post DHL, oferece soluções de logística verde para a indústria de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, acompanhando o crescimento do mercado do agronegócio no Brasil. Uma das principais vantagens do serviço é o uso do biocombustível no transporte marítimo e aéreo. A empresa também transporta cargas de projeto e se encarrega do despacho aduaneiro.
“A descarbonização está atualmente no centro das atenções de empresas, governos e consumidores por conta da preocupação internacional com as mudanças climáticas.  As cadeias de suprimentos geram cerca de 60% de todas as emissões de carbono globalmente. Por isso, mais clientes começam a exigir produtos e serviços sustentáveis e é cada vez mais importante que as empresas de logística contribuam para o atendimento desta demanda’, diz Eric Brenner, CEO da DHL Global Forwarding Brasil.

O serviço colabora para os planos de neutralização de emissões dos clientes da DHL e contribui para que cumpram suas metas climáticas. Da mesma forma, auxilia a DHL a se aproximar de seu objetivo de usar pelo menos 30% de combustíveis sustentáveis em suas atividades até 2030, para a qual já reservou um investimento de € 7 bilhões. O plano de sustentabilidade do grupo prevê emissão líquida zero (net zero) até 2050.

As importações de máquinas e equipamentos agrícolas cresceram 49,5% em 2022. Entre os principais países que vendem para o Brasil, estão China, Estados Unidos e Alemanha. As importações da China, principalmente, vêm crescendo muito. Já as exportações aumentaram 32,1% no ano passado, com destaque para países da América do Sul e do Norte. Com o mercado bastante aquecido, a DHL coloca maior foco no transporte desse tipo de carga. A empresa já é responsável pelas operações de transporte marítimo e aéreo de grandes empresas do setor, com velocidade, estrutura de atendimento e tecnologia, e busca ampliar sua participação no segmento.

Para este ano, as expectativas do agronegócio são bastante otimistas, o que sinaliza um aumento da demanda de máquinas e equipamentos. O setor deverá ser beneficiado pelo crescimento do comércio internacional de produtos agrícolas, especialmente com a China e a União Europeia. As projeções de crescimento do segmento variam de 2,5%, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) a 10,9%, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 

Diferenciais do serviço – Além da capilaridade global, a empresa tem capacidade de realizar transportes urgentes e customizados, que podem evitar uma parada de produção, com fretamento de navios e aviões.

Um dos principais diferenciais da DHL Global Forwarding é a possibilidade de neutralização das emissões de CO2 a seus clientes por meio do serviço GoGreen Plus, que substitui o combustível fóssil em navios e aeronaves por uma fonte de energia sustentável, como o biocombustível.

Os clientes podem utilizar facilmente o GoGreen Plus Service, basta adicionar a opção ao pacote durante a reserva on-line de frete no portal do cliente myDHLi. A plataforma possibilita gerenciar e acompanhar a operação, fornecendo todos os dados necessários por meio dos recursos Track (rastreamento), Analytics (análise) e Report (relatório). O portal oferece ainda apoio aos esforços de sustentabilidade do cliente, com funcionalidades para o controle de emissões de CO2 e compensação de carbono. Nele, o cliente pode fazer a cotação de frete, reserva de espaço e rastreamento total da carga. O embarcador também pode configurar notificações e compartilhar informações com os próprios clientes, colegas e fornecedores, a fim de simplificar a comunicação ao longo da cadeia de fornecimento.

Uma das mais novas funcionalidades da ferramenta é a Smart ETA,  cálculo mais preciso da hora estimada de chegada (ETA).  Anteriormente, quando uma carga era movimentada de um ponto para o outro, o tempo de chegada da mercadoria era estimado e os dados vinham com tempo médio em que a carga demorava para se mover entre os pontos. Com isso, a estimativa era baseada apenas em uma média das rotas e, assim, não tinha precisão. O Smart ETA é um algoritmo que monitora os aviões ou os navios, permanentemente e em tempo real, com o objetivo de acompanhar a localização da mercadoria.

Assim, essa informação é comparada com dados históricos e verificada. Se em algum ponto da cadeia existe alguma interrupção ou atraso que possa afetar a data prevista de chegada,  a ferramenta é atualizada automaticamente. Com isso, os clientes contam com mais assertividade na data estimada. O Smart ETA melhorou as previsões de chegada em quase 50% em relação ao ETA tradicional, sendo um exemplo de como a DHL Global Forwarding está inovando e aprimorando os sistemas para fornecer mais informações e melhorar a experiência dos clientes.

A DHL é a marca líder global no setor de logística. Nossas divisões oferecem um portfólio incomparável de serviços de logística, que vão desde entrega de encomendas nacionais e internacionais, remessas de e-commerce e soluções de fulfillment, transporte internacional expresso, rodoviário, aéreo e marítimo até a gestão completa da cadeia de suprimentos. Com cerca de 400 mil colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e negócios de forma segura e confiável, permitindo fluxos de comércio globais sustentáveis. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em crescimento, incluindo tecnologia, life sciences e healthcare, engenharia, manufatura e energia, mobilidade, automotiva e varejo, a DHL está decisivamente posicionada como “a empresa de logística para o mundo”. A DHL faz parte do Grupo Deutsche Post DHL. O grupo gerou receitas de mais de € 66 bilhões em 2020. Com práticas de negócios sustentáveis e compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o grupo contribui positivamente para o mundo. O Grupo Deutsche Post DHL visa alcançar uma logística zero emissão até 2050

RPMA – Comunicação