Empresa promove circuito de palestras, estações tecnológicas e apresenta portfólio de soluções biológicas para produtividade e sustentabilidade. Destaques são o Meli-X e Raiz Forte Soja.

As soluções biológicas para a agricultura devem ter lugar de destaque na edição 2023 da Tecnoshow Comigo, que acontece de 27 a 30 de março, em Rio Verde/GO.

A Vittia, empresa brasileira de pesquisa e desenvolvimento de biotecnologia agrícola, promete levar ao evento grande conteúdo e muitas soluções para maior produtividade e sustentabilidade em campo. Os visitantes conhecerão um portfólio completo de biodefensivos, biofertilizantes e fertilizantes organominerais, inoculantes, adjuvantes e nutrição especial para lavouras mais sadias, produtivas e rentáveis.

A empresa contará com duas estações tecnológicas para a demonstração, na prática, das tecnologias de aplicação e de performance dos biológicos. Uma delas contará com um mini laboratório, com microscópio, para observação dos microrganismos em atividade, placas de petri e rizotron. Na outra, os visitantes encontrarão um túnel de vento para demonstração de aplicação com adjuvantes.

Em um local no estande, especialmente dedicado ao conhecimento, a Vittia preparou também um circuito de palestras, com temas que abordam inovação em manejo, fitossanidade, incremento em produtividade e sustentabilidade.

A gerente de Desenvolvimento de Mercado da Vittia, Cibele Medeiros, destaca que será oportunidade de apresentar as principais tecnologias para ganhos de rentabilidade por área e melhoria do balanço socioambiental: “Apesar do exponencial crescimento nos últimos anos, sabemos que a desinformação ainda é limitante para a adesão de um percentual muito maior de produtores às soluções biológicas e nutrição especial de plantas. A Tecnoshow é uma grande vitrine do que há de novo e relevante para a agricultura e é, portanto, uma boa oportunidade para conversarmos com os agricultores e promovermos conhecimento sobre as nossas tecnologias”.

 

Meli-X Turbo – Entre os destaques do portfólio que a Vittia preparou para o evento, está um dos mais recentes lançamentos da empresa: o Meli-X Turbo, que em um pouco mais de 1 ano no mercado, já é reconhecido como o mais completo extrator de nutrientes do país.

O produto é desenvolvido com bactérias altamente eficientes em extrair as diferentes formas de fósforo do solo e produzir compostos que agem diretamente na promoção de crescimento de raízes e formação de pelos radiculares, favorecendo ainda mais a absorção de água e nutrientes pela planta. Ao auxiliar na solubilização de diversas formas do fósforo (mineral e orgânico), ele proporciona melhor aproveitamento dos fertilizantes aplicados ao solo e amplia a captação de água pelas raízes.

Imediatamente após a aplicação do produto, as bactérias iniciam a colonização do sistema radicular da planta – atividade que ocorre basicamente por todo o ciclo de vida do vegetal. Importante ressaltar que o produto oferece condições à planta de modular o seu desenvolvimento, o que significa que ela produzirá os hormônios proporcionalmente às suas necessidades, sem risco de crescimento desordenado.

“A promoção de crescimento provocada pelo uso do Meli-X Turbo é bastante evidente e faz com que a planta responda bem, sobretudo em produtividade”, afirma Cibele. “Ao promover o crescimento radicular, por exemplo, o produto confere à planta o desenvolvimento de raízes sadias e funcionais, para que assim consiga absorver os nutrientes presentes no solo. Além disso, Meli-X Turbo agrega diversos outros benefícios ao cultivo e ao meio ambiente, com bom retorno em rentabilidade e sustentabilidade ao produtor”, conclui.

 

Raiz Forte Soja – Outro destaque Vittia na Tecnoshow será o Raiz Forte Soja – um programa integrado para inoculação e proteção biológica do sistema radicular das plantas. As soluções que compõem o programa, à base de microrganismos, proporcionam maior efetividade da nodulação e no fornecimento de nitrogênio, por meio de raízes vigorosas e saudáveis, bem como um excelente controle de doenças e nematoides.

Por meio da coinoculação – que consiste em combinar a prática da inoculação tradicional com Biomax Premium Soja com a inoculação com Biomax Azum, é possível promover o enraizamento da planta devido à produção de hormônios vegetais e alcançar maior e melhor fornecimento de nitrogênio. O resultado é o melhor desenvolvimento da lavoura e maiores incrementos na produtividade.

Esses benefícios são ainda potencializados quando aliados a ferramentas biológicas de proteção, através da combinação do mais eficaz nematicida, NO-NEMA, com o mais poderoso fungicida microbiológico, TRICHO-TURBO. Dessa forma, o agricultor terá ganhos expressivos relacionados a fixação de nitrogênio, desenvolvimento das raízes e proteção contra patógenos.

A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição especial de plantas, com soluções para diversas culturas agrícolas, está presente há 51 anos no país com a missão de permitir aos produtores ganhos de rentabilidade por área e melhoria do balanço socioambiental, entregando excelência em produtos e serviços para a agricultura.

Sempre expandindo sua atuação a favor do agronegócio por meio de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, a empresa, dedicada à produção de insumos de alta tecnologia para a agricultura, conta com diversos produtos nas linhas de adjuvantes, inoculantes (fertilizantes biológicos), acaricidas, controle biológico, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais, condicionadores de solo, micronutrientes granulados para solo e sais para a agricultura e pecuária.

A Vittia possui três unidades industriais localizadas em São Joaquim da Barra, além de unidades em Serrana, Ituverava e Artur Nogueira, no estado de São Paulo, e em Paraopeba e Patos de Minas, no estado de Minas Gerais. Atualmente, conta com cerca de 1100 colaboradores entre equipes administrativas, de produção e especialistas de campo. Comprometida com os princípios da sustentabilidade, a empresa visa criar valor por meio da inovação e ampliação de negócios com aquisições estratégicas no mercado. Em 2021, a receita líquida da empresa foi de R$ 779 milhões.

Além disso, a Vittia recebeu do MAPA o Selo Agro+ Integridade, que se destina a premiar empresas do agronegócio que, reconhecidamente, desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.

A Vittia foi também uma das vencedoras do Prêmio Eco 2022, iniciativa da Amcham que tem como objetivo reconhecer empresas que adotam práticas ESG no Brasil.


 Weber Shandwick