O reconhecimento consagra as empresas que demonstram integridade nos negócios por meio das melhores práticas de ética, conformidade e governança.

 

A illycaffè, líder global em café sustentável de alta qualidade, foi reconhecida pela Ethisphere, líder global na definição e avanço dos padrões de práticas comerciais éticas, como uma das Empresas Mais Éticas do Mundo de 2023.

A illycaffè foi reconhecida por onze anos consecutivos e ainda é a única empresa italiana a ser agraciada este ano. Em 2023, 135 empresas foram reconhecidas abrangendo 19 países e 48 indústrias.

Orgulhosos de estar incluídos pelo décimo primeiro ano, como a única empresa italiana, entre as empresas mais éticas do mundo: um reconhecimento do nosso compromisso como uma empresa familiar que cultiva a ética nos negócios há 90 anos”, disse Andrea Illy (foto), presidente da illycaffè. “Um resultado também alcançado graças aos executivos da empresa, que têm conseguido traduzir esse compromisso no dia a dia do negócio.  A illycaffè está agora avançando a toda velocidade para a neutralidade em carbono em 2033, através da agricultura regenerativa e da economia circular”.

A ética faz a diferença. As organizações que se comprometem com a integridade dos negócios por meio de programas e práticas robustos não apenas elevam os padrões e as expectativas para todos, mas também têm um melhor desempenho a longo prazo“, disse a CEO do Ethisphere, Erica Salmon Byrne. “Continuamos a ser inspirados pelos incluídos nas Empresas Mais Éticas do Mundo e sua dedicação em causar impacto real para suas partes interessadas e exibir uma liderança exemplar baseada em valores. Parabéns à illycaffè por merecer um lugar na comunidade das Empresas Mais Éticas do Mundo.”

 

Metodologia e Pontuação – Fundamentado no Quociente® de Ética proprietário do Ethisphere, o processo de avaliação das Empresas Mais Éticas do Mundo inclui mais de 200 perguntas sobre cultura, práticas ambientais e sociais, atividades de ética e conformidade, governança, diversidade e iniciativas que apoiam uma forte cadeia de valor. O processo serve como uma estrutura operacional para capturar e codificar as principais práticas de organizações em todos os setores e em todo o mundo. Veja AQUI a lista completa dos homenageados deste ano.

A illycaffè é uma empresa italiana familiar, fundada em 1933 em Trieste, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. A illycaffè produz um blend único 100% arábica, combinando 9 das melhores variedades do mundo, selecionadas pela illycaffè: todos os dias 8 milhões de xícaras de café illycaffè são servidas em mais de 140 países ao redor do mundo, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios, em cafés e lojas de marca própria, e em casa. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Em 1991, foi lançado no Brasil o “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” para o café espresso de qualidade. A illycaffè contribuiu para o compartilhamento do know-how, pagando aos produtores um preço premium pela melhor qualidade selecionada pela própria illycaffè. Desde 2016, com o “Ernesto Illy International Coffee Award”, a empresa celebra os cafeicultores de todo o mundo que, segundo illy, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa faz parte da lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, ela reforçou seu compromisso de buscar um modelo de negócios sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o status de Società Benefit e acrescentando este compromisso em seu próprio estatuto social. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional como B Corp, como resultado de seu compromisso de cumprir com os mais altos padrões de desempenho social e ambiental. A empresa também fundou a Universidade do Café, que tem o objetivo de compartilhar a cultura em todos os níveis, oferecendo um treinamento abrangente e prático aos cafeicultores, baristas e amantes do café. Tudo o que é “made in illy ” é sobre beleza e arte, os valores fundamentais da marca, desde seu logotipo, projetado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 120 artistas internacionais. Em 2021, a empresa contava com 1305 funcionários e um faturamento de cerca de 500 milhões de euros. Há 205 lojas de marca própria em mais de 40 países pelo mundo. Em 2021, Rhone Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa.

O Ethisphere é o líder global na definição e no avanço dos padrões de práticas comerciais éticas que alimentam o caráter corporativo, a confiança no mercado e o sucesso dos negócios. O Ethisphere tem profunda experiência em medir e definir os principais padrões de ética usando insights orientados por dados que ajudam as empresas a melhorar o caráter corporativo. O Ethisphere homenageia resultados superiores por meio de seu programa de reconhecimento das Empresas® Mais Éticas do Mundo, fornece a uma comunidade de especialistas do setor a Business Ethics Leadership Alliance (BELA) e apresenta tendências e melhores práticas em ética com a Ethisphere Magazine. O Ethisphere também ajuda a promover o desempenho dos negócios por meio de avaliações, orientações e benchmarking orientados por qualificações baseadas em um banco de dados incomparável: o conjunto de dados do Quociente de Cultura focado na cultura ética e apresentando as respostas de mais de 2 milhões de funcionários em todo o mundo; e o conjunto de dados do Quociente de Ética, com mais de 200 pontos de dados destacando as práticas éticas, de conformidade, sociais e de governança das Empresas Mais Éticas do Mundo.

ADS Comunicação Corporativa