Controle do besouro corintiano com inseticida biológico se mostrou eficaz

De outubro a março é um período que requer atenção dos produtores de erva-mate. Nesta época do ano, os agricultores precisam ficar atentos ao ataque da broca-da-erva-mate, (Hedypathes betulinus), também conhecida como besouro corintiano, principal praga dos ervais que se prolifera nesta época do ano devido ao clima quente e úmido.

Por ser um cultura consumida in-natura, o uso de biodefensivos, como o Bovemax EC, inseticida biológico desenvolvido pela Embrapa Florestas em parceria com a Novozymes, é uma alternativa para controlar a praga de forma sustentável.

O produto tem como ingrediente ativo esporos do fungo Beauveria bassiana, que provoca a morte dos insetos. Segundo a pesquisadora Susete Chiarello Penteado, da Embrapa Florestas, o uso do Bovemax EC é uma medida efetiva no controle da praga e vem se mostrando fundamental para a sanidade dos ervais e, consequentemente, para o equilíbrio econômico de toda a cadeia produtiva. A pesquisadora destaca que o Bovemax é o único produto com registro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária para uso na erva-mate.

Marcio Domingos, gerente nacional de vendas da divisão agrícola da Novozymes, explica que o produto deve ser aplicado duas vezes por ano: de outubro a março, período de maior reprodução dos insetos no período das águas. “O uso de biodefensivos é uma tendência que tende a crescer devido ao movimento global pela adoção de produtos que não agridem o meio ambiente e nem a saúde das pessoas”, destaca o gerente.

 

Identificação – Para descobrir se um erval está sendo atacado pela praga, o monitoramento periódico, principalmente entre os meses de novembro a março, é crucial. As larvas do besouro constroem galerias no tronco que impedem a circulação da seiva, o que pode causar a morte da planta.

O adulto é um besouro que mede, aproximadamente, 2,5 centímetros de comprimento, com o corpo de coloração preta, recoberto por pelos brancos. Durante o processo de perfuração, a larva vai compactando atrás de si a serragem, que lhe serve de proteção, e, quando expelida para fora da planta, denuncia a presença da praga. Os adultos vivem muito tempo e estão presentes, em maior número, entre os meses de outubro e maio.

 

Produção – De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), a produção de erva-mate no Brasil envolve mais de 19 mil propriedades, que movimentaram em 2021, último cálculo da entidade, R$ 175 milhões em valor de produção em uma área colhida superior a 39 mil hectares.

Os estados da região Sul do Brasil continuam sendo os produtores mais importantes. O Paraná detém 87,4% da produção nacional, segundo dados do IBGE.

A Novozymes é líder mundial em soluções biológicas. Juntamente com clientes, parceiros e a comunidade internacional, aprimoramos o desempenho industrial ao mesmo tempo em que preservamos os recursos do planeta e auxiliamos na construção de uma vida melhor. Como maior provedor mundial de tecnologias microbianas e de enzimas, nossa bioinovação permite maior produção agrícola, lavagem à baixa temperatura, produção energeticamente eficiente, combustível renovável e muitos outros benefícios com os quais contamos hoje e no futuro. Chamamos isso de Repensando o Amanhã.

Página 1 Comunicação