Trabalho será realizado a partir da parceria entre a empresa Satis, Fapemig e Universidade Federal de Uberlândia

 

Inovação e a busca de soluções sustentáveis para o agronegócio estão no foco de atuação da Satis. Com este propósito, a empresa acaba de firmar convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para a criação de um novo inoculante voltado ao cultivo de feijão. O trabalho terá como diferencial o emprego de microrganismos vivos encontrados na flora brasileira para atuarem como agentes promotores de crescimento. Com isso, o objetivo é chegar a um novo produto que melhore a absorção e utilização de nutrientes pelo vegetal.

O acordo prevê o aporte total de quase R$ 600 mil e prazo de 24 meses para execução do projeto. A parceria também envolverá a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), permitindo o desenvolvimento de novos profissionais por meio da concessão de bolsas, uma para graduação completa e outra para pós-doutorado. “A Satis sempre buscou a pesquisa como um alicerce de seus produtos. Dessa forma, desenvolver parcerias com instituições científicas renomadas é um objetivo estratégico”, destaca o gerente de inovação da Satis, Fabrício Porto.

Coordenadora do projeto pela UFU, a professora titular do curso de Engenharia Química, Miriam Maria de Resende, comenta que o desafio de criar um inoculante a partir de organismos vivos ocorre graças ao avanço tecnológico das últimas décadas, que vem transformando ideias em soluções reais para o campo. “Essa parceria busca o desenvolvimento sustentável com inovação disruptiva pela entrada de um novo inoculante, utilizando uma seleção de culturas microbianas que promovem o desenvolvimento eficiente de leguminosas. Esperamos alcançar resultados favoráveis para uma melhor performance de produção, principalmente em segmentos como feijão e a soja. O êxito deste trabalho permitirá, inclusive, uma alta redução no uso de fertilizantes”, afirma.

Especializada em soluções de nutrição vegetal, a Satis será responsável pela realização dos testes agronômicos no seu campo experimental, em Araxá-MG. A prospecção, encapsulação e/ou imobilização das culturas microbianas, bem como seus efeitos, serão desenvolvidos na Faculdade de Engenharia Química da UFU. Conforme Fabrício Porto, as parcerias da Satis devem se intensificar em 2023, principalmente com o meio acadêmico por influência do Plano Nacional de Fertilizantes, que prevê ações de fomento a iniciativas do tipo. Estes acordos irão possibilitar o desenvolvimento de novas soluções para atender a demandas de diferentes culturas e regiões de plantio no País.

Com sede em Araxá (MG), a Satis é especializada em produtos de nutrição vegetal cuja principal característica é proporcionar uma absorção mais rápida para melhorar o rendimento das lavouras. Com soluções da raiz às folhas, seus produtos estão presentes em mais de 80% do território nacional. A empresa trabalha com tecnologia própria para o desenvolvimento de soluções especialmente em lavouras de milho, café, soja, feijão, trigo, arroz, algodão e HF. Esses produtos são formulados com combinações e dosagens diferentes de nutrientes com o objetivo de garantir a saúde da planta, contribuindo para seu ganho de produtividade.
Nos últimos cinco anos, a Satis intensificou a realização de pesquisas em lavouras de todo o País para entender as principais carências de cada uma das culturas e, desta forma, desenvolver produtos específicos. A estratégia tem dado certo. A empresa com capital 100% nacional registrou neste período crescimento médio de 19% ao ano, chegando a 43% somente em 2020 – desde 2012, a empresa cresceu cinco vezes em faturamento. O desempenho foi atingido a partir de duas frentes: desenvolvimento contínuo de novos produtos diferenciados que atendam às demandas do campo e abertura de novos mercados, a partir da busca de novos parceiros.

Moglia Comunicação Empresarial