Maior distribuidora e redistribuidora de insumos agrícolas da América Latina, investe na democratização de serviços financeiros para produtores rurais de todo o País

A Lavoro, maior distribuidora e redistribuidora de insumos agrícolas da América Latina, vem investindo na oferta de operações estruturadas para produtores rurais de várias regiões e cultivos do País. Para o ciclo 23/24, o grupo acaba de lançar a campanha “Soja Certa”, que visa negociar os insumos da safra com a soja disponível ou futura, por meio de contratos de Barter, com condições especiais para todos os clientes. As transações poderão ser realizadas nas modalidades Financeiro – Troca Fácil e Físico com Operação Alvo.

Com a iniciativa, vigente até 30 de março de 2023, a empresa espera alcançar R$ 700 milhões em vendas de insumos agrícolas. “Somente em 2022, a Lavoro atingiu mais de R$ 550 milhões em contratos com a campanha Milho Certo, que possuía uma mecânica similar. Queremos ampliar ainda mais nossa atuação no Brasil, com instrumentos financeiros muitas vezes desconhecidos pelo produtor, mas que são extremamente importantes, para mitigar os riscos das oscilações das commodities e aumentar a rentabilidade dos nossos clientes”, explica Marcos Oliveira, Diretor de Operações de Commodities da Lavoro.

As negociações dentro do modelo de Barter, são realizadas nas Bolsas de Valores B3, no Brasil, e de Chicago e Nova York, nos Estados Unidos, com a intermediação de uma instituição financeira parceira da Lavoro.

No Barter Financeiro – Troca Fácil, o agricultor efetua a compra de insumos em um determinado valor, e a Lavoro oferece um seguro de preços por saca de soja. Assim, há uma relação de troca garantida. O produtor passa a acompanhar a cotação da soja no mercado de commodities, sabendo que terá flexibilidade para vender o grão a qualquer momento, com a garantia de um melhor preço. Se o preço for menor do que o que foi ofertado no seguro, o produtor pode quitar sua conta com o desconto. Já, se o valor subir, ele paga o acordado inicialmente. Portanto, a transação proporciona segurança financeira ao produtor nos dois cenários: de alta ou baixa. É uma relação de ganha-ganha.

Para os produtores que aderirem à Operação Alvo, outra ferramenta de Barter disponibilizada pela Lavoro, caso a commodity atinja determinado nível de preço, a transação é automaticamente “desmontada”, e o ganho creditado ao agricultor. “Caso a cotação da soja tenha uma queda inesperada, o produtor estará protegido, uma vez que os grãos já foram vendidos. Da mesma forma, se o valor subir, nós atribuímos um bônus ao agricultor que já pode garantir os insumos necessários para a próxima safra. Além de ser uma excelente ferramenta de gestão da propriedade rural, a operação promove uma redução de custos operacionais, que gira em torno de 4% a 10%”, ressalta Oliveira.

 

Campanha Milho Certo 2022 – A Campanha de Barter Milho Certo, que aconteceu entre outubro e dezembro de 2022, com foco em operações de troca de milho disponível ou futuro, atingiu cerca de R$ 550 milhões, somente com a venda de insumos.

“Tivemos muito êxito com a Milho Certo, o que corrobora a nossa visão de que os produtores rurais brasileiros estão abertos para operações financeiras inovadoras, que os ajudem a proteger suas colheitas das intempéries do mercado”, destaca Oliveira.

 

Barter para todos – Embora seja uma transação aparentemente sofisticada, a Lavoro assumiu o compromisso com os seus clientes de simplificá-la e aproximá-la da realidade do campo. A companhia oferece o suporte necessário em todo o ciclo produtivo, desde a consultoria para o planejamento da safra, ofertas de pacotes completos com as melhores marcas de insumos, acompanhamento e monitoramento das lavouras, até o suporte para comercialização dos grãos.

 

A Lavoro ainda dispõe de uma mesa de derivativos própria, com uma equipe dedicada, que acompanha todos os movimentos das commodities nos principais mercados mundiais.

A Lavoro é a maior distribuidora de insumos agrícolas do Brasil e uma das principais fornecedoras de insumos biológicos agrícolas da região. Por meio de um portfólio completo, a Lavoro capacita os agricultores a adotar tecnologias inovadoras e impulsionar a produtividade. Fundada em 2017, a empresa possui ampla presença geográfica, atuando no Brasil, Colômbia e com uma trading em estágio inicial no Uruguai. Os 878 representantes técnicos de vendas da Lavoro reúnem-se várias vezes ao ano com mais de 53.000 clientes em suas fazendas e nas 193 lojas da empresa, visado ajudá-los no planejamento e aquisição de insumos corretos, além de contribuírem para o gerenciamento de suas operações agrícolas a fim de otimizar resultados.

Hill + Knowlton Brasil