Iniciativa inédita no mercado agro, o projeto-piloto conta com a empresa especializada Sustainable Business Solutions

Atenta às tendências de sustentabilidade no agronegócio e no mercado financeiro, a BASF anuncia parceria com o Rabobank e a consultoria Sustainable Business Solutions. A iniciativa, disponível para clientes da BASF em formato de projeto-piloto, trata-se de um diagnóstico com base nos conceitos de práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa, em inglês). Nesta fase, o serviço será oferecido a cinco clientes, entre revendas e distribuidoras agrícolas, de regiões estratégicas para o agronegócio brasileiro.

Personalizada, digital e certificada, a consultoria se caracteriza como uma porta de entrada para a agenda sustentável nos negócios, oferecendo diagnóstico e auditoria de indicadores ESG, construção de plano de ação para melhorias, apresentação dos resultados e rating ESG, e a indicação para o processo de certificação. Entre outros aspectos, o estudo se caracteriza por uma ferramenta para facilitar a jornada de sustentabilidade dos clientes da BASF, incluindo os financiamentos agrícolas.

“O tema ESG é crescente no agronegócio. E, para a BASF, a sustentabilidade e a inovação são pilares estratégicos. E como a empresa é parceira dos seus clientes em todos os desafios, incluindo o ESG, decidiu dispor deste serviço inovador como uma forma de despertar o interesse para um assunto que já faz parte do nosso presente, e ainda pode fazer muita diferença para a longevidade dos negócios”, afirma João Bento Reis Jr, gerente de Operações Estruturadas e Commodities da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.

A consultoria está disponível a alguns clientes da BASF que já possuem parceria em financiamentos com o Rabobank. Convidados a participar de forma espontânea, os clientes que aderirem ao projeto contarão com taxas diferenciadas em próximos financiamentos junto ao Rabobank. “Queremos fazer parte da transição dos nossos clientes para um agronegócio sustentável. Esse projeto piloto feito em parceria com a BASF e a Sustainable Business Solutions nasce com o intuito de trabalharmos em uma agenda ESG com nossos parceiros e desenvolver as práticas de sustentabilidade, sociais e governamentais de nossos clientes. Estruturas financeiras como essa, além de serem ferramentas eficientes de financiamento à cadeia, também são um excelente catalisador para o processo de disseminação da agricultura sustentável para toda a rede do agro”, afirma Ricardo Brito, Head de Value Chain Finance para América do Sul do Rabobank.

O processo de diagnóstico, avaliação e emissão de plano de ação deverá ser concluído no início de 2023. “Nossa expertise é promover o diagnóstico e análise em toda a cadeia produtiva e de valor, de ponta a ponta. Esses dados permitem decisões mais assertivas, correção de rota, melhoria em cada um dos aspectos ESG, certificação e um crescimento sem precedentes em todo o circuito. A iniciativa da BASF em beneficiar os clientes mostra a seriedade e o comprometimento e o respeito que vão além da própria marca, possibilitando que toda a cadeia seja fortalecida, e temos muito orgulho em poder fazer parte disso“, diz Igor Furniel, CEO da Sustainable Business Solutions.

Divisão de Soluções para Agricultura da BASF – A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso — para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2021, nossa divisão gerou vendas de €8.2 bilhões.

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos.

O Rabobank é um banco de atuação global especializado em soluções financeiras para o agronegócio e tem profundo conhecimento em toda a cadeia de alimentos – do campo à mesa do consumidor. Por meio de sua área exclusiva de pesquisas, o Raboresearch, o banco desenvolve conteúdo sobre tendências e previsões sobre o agronegócio no Brasil e no mundo. Com sede na Holanda, o Rabobank tem mais de 9 milhões de clientes e está presente em cerca de 36 países. A instituição atua no Brasil há mais de 30 anos e conta com 17 agências no interior do país, com uma gama de serviços financeiros que inclui consultoria a empréstimos, gestão de riscos e investimentos para produtores rurais e grandes empresas agroindustriais.

O SB – Sustainable Business Solutions é uma ESG Tech, e a única solução automatizada baseada em dados para monitoramento de risco externo e análise de materialidade. Totalmente otimizado para atender empresas e cadeia de fornecedores, oferece uma consultoria Inovadora, 100% digital, que auxilia o fomento e melhorias de práticas sustentáveis através da análise, diagnóstico e fornecimento de indicadores ESG: Ambiental, Social e Governança. Com uma equipe profissional altamente qualificada, engloba as áreas de Auditoria, Consultoria, Risk Advisory, ESG Performance Procurement, Value Chain e especialistas das diversas indústrias e setores com vasta experiência e conhecimento de negócio.

Máquina Cohn&Wolfe