O ciclo de palestras, que acontece no dia 09 de dezembro, em Pardinho, contará com a participação do engenheiro agrônomo Dr. Aldir Alves Teixeira (foto), diretor da Experimental Agrícola do Brasil

Um dia no campo, essa é a proposta do Seminário Cafés Especiais: do solo à xícara, que promove um ciclo de palestras, no dia 09 de dezembro, das 08h30 às 17h30, no Sítio Daniela, da cafeicultora Daniella Pelosini, na cidade de Pardinho, em São Paulo.

Com a presença de palestrantes que são referência em solo e tecnologia no campo, o evento vai oferecer aos cafeicultores um bate-papo prático sobre ciência do solo, pós-colheita de cafés especiais, mercado, dentre outros temas importantes para o universo dos produtores de café.

Durante o evento, organizado com apoio da FAESP, SENAR-SP, Sindicato Rural de Pardinho-SP e Sebrae, o engenheiro agrônomo Dr. Aldir Alves Teixeira vai abordar os 10 mandamentos da qualidade no café e o surgimento do café especial, marcado pela implantação de técnicas agronômicas e a valorização da qualidade do café com as iniciativas da renomada empresa italiana illycaffè.

Segundo Dr. Aldir, a partir da década de 1990, a illycaffè chegou ao país em busca de um produto diferenciado, com cafés de qualidade superior. Um marco para a trajetória do café brasileiro, que começou a ser valorizado deixando de ser tratado apenas como commodity. Era o início de uma nova era, com o surgimento de marcas nacionais investindo em cafés especiais. Hoje 50% do diferenciado e exclusivo blend da illycaffè é composto pelos cafés de origem brasileira.

Palestras, exposição, venda de produtos e sorteios também farão parte do evento, além de uma grande confraternização que será marcada pela entrega das premiações do 4° Concurso de Cafés Especiais da Cuesta Paulista.

Cronograma:

08h00 – Café da manhã

09h00 – Palestra com Dr. Aldir Alves Teixeira

09h45 – Palestra com Celso Luis R. Vegro

10h30 – Palestra com Raquel Nakazato Pinotti

11h15 – Palestra com Diego Siqueira

12h00 até 14h00 – Almoço, transmissão do jogo do Brasil e apresentação dos patrocinadores

14h00 até 15h00 – Rodada de perguntas e respostas

15h00 até 17h30 – Cerimônia de premiação do 4º Concurso de Cafés Especiais da Cuesta Paulista

Inscrições AQUI

A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933 e empenhada em oferecer o melhor café do mundo. Produz um blend único, 100% Arábica, feito com 9 das melhores seleções de Arábica do mundo, e tem um compromisso constante com a inovação. Com a criação do “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” no Brasil em 1991 e do “Ernesto Illy International Coffee Award” em 2017, reiterou o seu compromisso com os produtores de café, aos quais paga um preço premium pela melhor qualidade. Desde 2013, a empresa, que está presente em 140 países de todo o mundo, tem figurado regularmente na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Depois de adotar o estatuto de Società Benefit em 2019, em 2021 a illy tornou-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp, em reconhecimento ao seu compromisso de respeitar os mais elevados padrões de desempenho ambiental e social. Em 2021, a empresa empregava 1305 pessoas e registrou receitas consolidadas de cerca de € 500 milhões. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè para ajudar a empresa no seu crescimento internacional.

ADS Comunicação Corporativa