A unidade, localizada em Taquari (RS), significará menos dependência externa de insumos fundamentais para a produção de fungicidas no Brasil

A ADAMA (leia-se Adamá), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, inaugurou nesta quarta-feira uma nova unidade fabril em Taquari (RS), voltada à produção de ingredientes ativos (como o protioconazol) para novos fungicidas com foco no mercado de soja e algodão, somando-se ao complexo de Taquari. O investimento de R$ 300 milhões faz parte do plano da empresa de dobrar a receita da operação brasileira e entregar cinco novos fungicidas para o mercado brasileiro nos próximos anos.

Com o objetivo de ser referência em Formulação, um dos cinco pilares estratégicos de negócios da companhia, a ADAMA vem investindo cada vez mais na produção de soluções e ativos no Brasil. “Esta é uma planta multipropósito no Brasil cuja previsão de produção nos mantém entre os maiores produtores deste ativo no mundo”, afirma Romeu Stanguerlin,  CEO da ADAMA Brasil (na foto acima, durante cerimônia de inauguração nesta quarta-feira, 7 de dezembro).

A nova fábrica irá significar menos dependência externa de abastecimento, com acesso a insumos produzidos no País. “Para o produtor, isto é uma segurança. Ou seja, a produção nacional traz acesso e disponibilidade, já que reduz o risco de o produtor não receber o produto necessário para sua lavoura por conta de conflitos e desafios em outros países. Para o produtor de soja, por exemplo, será fundamental, pois a produção dos principais fungicidas para sua lavoura será feita aqui”, explica Stanguerlin.

Com o objetivo de atender cada vez mais o produtor no que ele precisa, a ADAMA, que tem como promessa de marca escutar o agricultor, entender seus desafios e entregar soluções diferenciadas, vem incrementando seu portfólio, com produtos inovadores e exclusivos, além de serviços com tecnologias digitais. “Para fazermos essas entregas em um mercado tão competitivo como do Brasil precisamos fazer investimentos estratégicos na síntese e formulação de alguns ingredientes ativos”, afirma o CEO da ADAMA, Romeu Stanguerlin.
Sustentabilidade – Do investimento de 300 milhões de reais, 30% foram em ações diretas de sustentabilidade. Desde o projeto até a construção da fábrica, foi pensado e planejado um processo sustentável que reduz o consumo de energia e de água e geração de resíduos. A fábrica também contará com sistemas de filtração dos gases e particulados, garantindo e seguindo todas as normas estabelecidas pelos órgãos ambientais, evitando poluição atmosférica.

Desde o início de atuação no Brasil, a ADAMA vem desempenhando ações de forma a ter em sua cultura e em suas práticas fundamentos que permitam que a empresa contribua para a produção de alimentos de maneira sustentável. “O Brasil tem uma participação muito expressiva na alimentação mundial e fazemos parte dessa cadeia, focando no desenvolvimento de soluções sustentáveis exclusivas para o agro no País. Por isso, ajudar os agricultores em seus desafios diários e contribuir para que o Brasil continue sendo um país que produz e que preserva também é nosso papel”, reforça Stanguerlin.

RAIO X da ADAMA no Brasil

  • 2 complexos fabris: – A sede em Londrina (PR) conta com 12 sites de produção. – Em Taquari (RS) são cinco sites de produção.
  • Mais de 700 colaboradores diretos.
  • Os novos produtos representam 60% do crescimento da companhia. Exemplos de lançamentos em 2021 com grande sucesso no mercado brasileiro: Armero® (fungicida); Araddo® (herbicida) e Arremate® (herbicida para pastagem). Temos 8 novos produtos para serem lançados no mercado brasileiro nos próximos anos (entre fungicidas, herbicidas e outras soluções).

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.
Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo.

Connectare Comunicação