Dosador de Precisão ITS 5000, da FertiSystem, garante ao produtor distribuição uniforme de pequenas quantidades do insumo, proporcionando economia e alta produtividade

A safra 2022/23 se inicia com muitos desafios e incertezas para os produtores, principalmente em relação à alta dos insumos nos últimos meses. Somente os fertilizantes chegaram à valorização superior a 300%, agravados principalmente pelo confronto entre Rússia e Ucrânia que ainda se arrasta. Como a safra não pode esperar e muito menos atrasar, o agricultor precisa buscar alternativas que ajudem a otimizar o uso dos insumos, garantindo eficiência e precisão nas aplicações.

Uma das soluções que acaba de chegar ao mercado para auxiliar na melhor utilização dos fertilizantes é o Dosador de Precisão ITS 5000. Desenvolvido pela FertiSystem, empresa especialista em tecnologias para plantio e distribuição de adubos, com sede em Passo Fundo/RS, o equipamento ajuda a dosar fertilizantes microgranulados com doses de 15 a 80 kg/ha.

Além disso, a ferramenta garante a uniformidade ao longo da linha de plantio. “Este é o único dosador disponível no Brasil que dosa uniformemente pequenas quantidades de fertilizante, proporcionando alta produtividade”, diz Alexandre Zanella, gerente de engenharia da FertiSystem.

Entre os diferenciais do equipamento, está a redução do tempo de parada da máquina para abastecimento, eficiência para fertilização estratégica com possibilidade de aplicações localizadas e ainda redução de custos com transportes e consumo de combustíveis. “O ITS 5000 permite ainda ajustar as configurações de dosagens de acordo com as características físicas dos fertilizantes”, destacou o profissional.

 

Conceito e sustentabilidade – O sistema FertiSystem ITS 5000 foi embasado cientificamente pelo conceito 4 C’s, o que permitiu criar uma abordagem de práticas de manejo de fertilizantes, cujo tratamento de nutrientes é essencial para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. O conceito dos 4 C’s da nutrição de plantas é definido em aplicar a fonte certa de nutrientes, na dose certa, na época certa e no local certo. “Essa tecnologia permite aumentar a produção com a redução de insumo aplicada, isso com rapidez e baixas dosagens”, explica Zanella.

Além disso, com a atuação internacional da empresa e de seus parceiros detentores de tecnologia de geração dos fertilizantes especiais, a FertiSystem iniciou em 2014 a busca pela proteção tecnológica em diversos países, além da patente já adquirida aqui. “O instituto Europeu de Patentes aprovou e certificou nossa tecnologia em tempo recorde”, complementa o gerente.

Com sede em Passo Fundo/RS, a FertiSystem surgiu em 2002 para revolucionar a forma de plantar. Atualmente está presente em 95% das indústrias de máquinas e implementos agrícolas do Brasil. A empresa é formada por um grupo técnico especializado focado em pesquisa, inovação e tecnologias aplicadas no plantio e na fertilização do solo.

Rural Press