Eles são capazes de tornar o plantio mais sustentável e produtivo, já que oferecem tecnologia de alta precisão para cuidados, adubagem, semeadura e pulverização

Para alimentar a população mundial até 2050, o agro terá que ampliar sua produção em 70%, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação. A fim de atender essa demanda, é estimado, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que a produtividade brasileira, no campo, cresça mais de 20% até 2030. Diante dessa realidade, dois obstáculos se tornam presentes: o primeiro é aumentar a quantidade de alimentos, claro, mas com o mínimo possível de danos ambientais; e o segundo é afastar a possibilidade de ter que abrir novas áreas para cultivo.

Preocupada com isso, a HORSCH, multinacional especializada em tecnologia agrícola e inovações para o cultivo do solo, semeadura e proteção de plantas, promoveu a segunda edição do evento “Campo e Ação”, cujo objetivo foi demonstrar na prática como a utilização de todo potencial de um maquinário de ponta pode auxiliar na produtividade da lavoura. O evento foi realizado na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, durante três dias de muito aprendizado, envolvendo atividades teóricas e práticas.

“Trazemos ao conhecimento de produtores e concessionários novidades em implementos agrícolas com alta tecnologia, que possuem como característica principal o cuidado e o respeito pelo solo. São produtos desenvolvidos para aumentar a produtividade em campo gerando menos impacto ao meio ambiente, e mais resultado para o produtor, fato que tem o objetivo de trazer reflexos positivos, em termos de economia e sustentabilidade, para a agricultura do país”, disse o diretor-geral da HORSCH no Brasil, Rodrigo Duck. “Nosso maior propósito é oferecer ao produtor brasileiro a agricultura mais moderna, mais inteligente, mais profissional e mais sustentável do mundo, fazendo com que o agro possa evoluir ainda mais”.

Também presente no evento, Traugott Horsch, um dos fundadores da HORSCH, falou na mesma linha que Duck e enfatizou como a tecnologia vem transformando as relações de trabalho no agro, com soluções de alta eficiência para otimizar cada etapa da operação, “sendo capaz de oportunizar uma colheita muito mais farta em cada área plantada”.

 

Na ocasião, foram apresentados aos participantes equipamentos agrícolas de última geração © Horsch

Apresentação de novidades e a primeira plantadeira autônoma do mundo – Produtores rurais e concessionários HORSCH de todo o Brasil puderam conferir palestras de especialistas e a demonstração de produtos da multinacional alemã, entre elas, muitas novidades que estão chegando ao país. Os assuntos foram divididos em quatro estações: 1. Tecnologia e Desenvolvimento; 2. Adubação; 3. Pulverização; e 4. Plantio.  Para “ilustrar” o “campo com ação”, lá estavam os equipamentos agrícolas da HORSCH, dando suporte ao produtor.

Os participantes foram divididos em grupos e todos eles passaram por explicações práticas e teóricas em cada estação. O tema principal da Estação 1 foi Tecnologia de Desenvolvimento de novos produtos e, nela, foram apresentados possíveis lançamentos para o mercado brasileiro de equipamentos como: Dakar – semeadora de grãos finos; Cultro – manejo de coberturas; Tiger – preparo de solo; Joker – niveladora de solo; e Partner – tanque de insumos.

Já a Estação 2 do “Campo e Ação” foi planejada para mostrar aos participantes os resultados notáveis que a adubação em profundidade traz em determinados perfis de solo, então, no ambiente foi ministrada uma aula pelo professor Flávio Gurgacz, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), de Cascavel, e convidado especial da HORSCH. Na oportunidade, também foram apresentadas as particularidades da adubadora Evo CS, que aplica fertilizantes granulados em profundidade, capaz de fazer com que o agricultor obtenha resultados e ganhos expressivos em qualidade do grão e produtividade.

Por sua vez, na Estação 3, os concessionários HORSCH e os agricultores puderam ver as potencialidades e diferenciais do Leeb 5.280 VL, um pulverizador que propicia que o defensivo agrícola seja aplicado na mesma medida nos locais necessários. Com capacidade para 5 mil litros de calda, o equipamento tem motor flex, alcançando a velocidade máxima de 35 km/h em operação e conta com um sistema de estabilização patenteado chamado BoomControl, em que os pistões hidráulicos atuam em conjunto com sensores ultrassônicos para controlar e estabilizar a barra conforme a leitura do terreno, de forma automática em décimos de segundo.

Na Estação 4 do “Campo e Ação”, foi possível inteirar-se sobre duas semeadoras de precisão: a primeira delas – Maestro Evolution (de 24, 30, 36, 39 ou 40 linhas), a plantadeira com maior autonomia do mercado, tem um tanque que suporta até 9 mil litros. Sua preponderância se dá por causa da capacidade de distribuição de sementes no solo de forma correta e uniforme, favorecendo maior rendimento da cultura e, como resultado, boa rentabilidade para o produtor.

Já a Maestro Evolution tem barras de plantio flexíveis que trabalham em diferentes terrenos, possibilitando operar sem reabastecimento de insumos por até 12 horas, plantando em até 150 hectares e proporcionando germinação uniforme por conta de vários dispositivos configuráveis, por exemplo, a roda fixadora de sementes, que as assenta e evita bolsões de ar.

Outro destaque dessa última etapa foi a exibição da Plantadeira Maestro Kompass, com fechamento automático das barras de plantio, que reduz a largura da máquina para 3,20 m, em poucos minutos, facilitando o transporte em rodovias e dentro de fazendas.


Assessoria de Imprensa HORSCH
Agropress Marketing e Comunicação
Engenharia de Comunicação