O programa prevê a capacitação e o desenvolvimento das mulheres rurais

A Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio (ALMA) finaliza nesta semana mais uma edição do programa de capacitação, formando 80 mulheres. A iniciativa é da Corteva Agriscience, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e a FIA Business School, e contribui para estimular o desenvolvimento de futuras líderes do setor. Ao todo, mais de 350 mulheres já participaram da Academia, que foi lançada em 2019.

De volta ao formato presencial, nos dias 24 e 25 de outubro, em São Paulo/SP, serão realizadas as atividades de finalização do curso (turma de 2022), com a tradicional apresentação dos projetos desenvolvidos pelas alunas, que poderão ser colocados em prática em suas localidades, exercendo seus papéis de liderança.

Os temas são de interesse das próprias mulheres e envolvem indicadores econômicos dentro de propriedades rurais, sustentabilidade e preservação do meio ambiente, uso de defensivos agrícolas, alimentos orgânicos, sucessão familiar e origem dos alimentos. “Temos muito orgulho dos temas das aulas e projetos desenvolvidos durante a Academia, pois esses conteúdos são personalizados, de acordo com as necessidades reais vividas por essas mulheres, que estão no dia a dia do campo”, conta Rosemeire do Santos, Gerente de Relações Governamentais da Corteva Agriscience no Brasil.

A programação também inclui um momento de confraternização entre todas as participantes da Academia desde a primeira edição em 2019 e a realização da Jornada ALMA (sigla para a Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio), com a mesa-redonda “Perspectivas, Tendências e Futuro do Agronegócio”, com Prof. Décio Zylbersztajn e Prof. Raquel Santos Soares Menezes, as palestras “Preparando para Superar Desafios”, com Hortência Marcari, ex-jogadora de basquete, e “Conectando nossas ações”, com a jornalista Renata Maron, além da entrega dos certificados.

Uma pesquisa realizada pela Agroligadas, em 2021, que contou com o apoio da Corteva, da ABAG e do Sicredi, entrevistou mais de 400 mulheres atuantes no agronegócio, e revelou que 95% delas se preocupam em melhorar a capacitação profissional. “Com este programa, a Corteva mantém seu compromisso em acelerar o desenvolvimento das mulheres rurais, impulsionando a presença feminina no setor e estimulando cada vez mais o protagonismo feminino”, finaliza Rosemeire.

Para a ABAG, é muito gratificante fazer parte desse projeto, que está completando quatro anos esse ano fortalecendo o protagonismo das mulheres. “A ideia é cada vez mais buscar o engajamento das mulheres do agro em um processo de tomada de decisão, colocando-as em posição de destaque e fazendo com que elas consigam se sentir cada vez mais incluídas no processo de liderança das propriedades onde atuam, bem como nas entidades das suas regiões”, destacou Gislaine Balbinot, diretora executiva da ABAG.

“Ficamos muito honrados de contribuir para a formação em um nicho tão importante e promissor no país. Trabalhamos ativamente com cases, pesquisas, cursos abertos e projetos de educação corporativa customizados para os diversos elos das cadeias produtivas do agro”, comenta Camila Mourad, professora do Pensa/FIA Business School.

A Academia já tem data para retomar as atividades, com uma nova turma iniciando em fevereiro de 2023. Serão 100 novas vagas disponíveis. O curso conta com quatro módulos, em que as agricultoras aprendem habilidades de liderança, economia e mercado agrícola, cenário político e os seus impactos no agronegócio, inovação e sustentabilidade.

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações.

 InPress Porter Novelli