Mais de 40% das famílias atendidas são lideradas por mulheres, principais resultados do programa foram apresentados em evento com autoridades e comunidade

 

Mais de 40% das famílias beneficiadas pelo programa Village, do Instituto Mosaic, são lideradas por mulheres. Realizado em Barreiras, no interior da Bahia, o projeto tem auxiliado o desenvolvimento de comunidades rurais por meio de assistência técnica, educacional e do acesso à água. Seus principais resultados foram apresentados hoje, 31/8, em evento com representantes da liderança da Mosaic Fertilizantes – mantenedora do Instituto, autoridades governamentais e agricultores assistidos.

No último ano, 40 famílias de pequenos produtores do município foram atendidas pela iniciativa e tiveram um aumento de 230% em suas rendas, como resultado do trabalho de seleção e acompanhamento técnico diário às propriedades rurais, realizado por uma equipe multidisciplinar que incentiva o cultivo, auxilia na produção e no processo de geração de receitas.

É o caso de Fernanda Fernandes (foto), uma das agricultoras apoiadas pelo programa. “Não tinha renda fixa, nem visão de ter uma renda. Abri minha mente para como ganhar dinheiro estando em casa”, diz. Para ela, um dos principais benefícios da assistência prestada foi entender como é possível plantar o ano todo, não somente em épocas de chuva. “Uma das coisas que o projeto ajudou foi ter um período mais curto de produção, gerando visão de negócio. Hoje conseguimos entregar nossas hortaliças diretamente ao mercado e vender em feiras”, complementa.

Desenvolvido em parceria com The Mosaic Company Foundation e com aporte anual de R$ 1,5 milhão, o Village visa complementar as políticas públicas e fomentar o desenvolvimento territorial.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Mosaic, Arthur Liacre, também vice-presidente de Assuntos Corporativos, Estratégia e Sustentabilidade da Mosaic Fertilizantes, os investimentos da iniciativa estão em linha com o comprometimento da empresa em promover o crescimento mútuo e sustentável das comunidades. “Ao aprimorarmos as técnicas de agricultura familiar, sobretudo em áreas rurais, criamos oportunidades para geração de renda e segurança alimentar nas localidades, além do manejo sustentável do solo, beneficiando diretamente a sociedade e o meio ambiente”, afirma,

Além de aumentar a produtividade e os ganhos dos agricultores, o programa estimula a diversificação de cultivos; oferece acesso à água, por meio da implantação de cisternas ou adequação do sistema de irrigação para um melhor abastecimento e disponibilidade de água; e fortalece a educação no campo.

Desde sua implantação, em 2020, o programa já viabilizou a construção de 23 cisternas; a instalação de 40 sistemas de irrigação; e a economia de 460 mil litros de água. Também atendeu 416 alunos e capacitou 45 professores da rede municipal de Barreiras com conteúdo sobre alimentação, podendo ser aprendido na prática a partir de hortas construídas em duas unidades escolares.

“A atuação da Mosaic Fertilizantes mobiliza as comunidades em prol da melhoria de vida e transforma a realidade das famílias com apoio aos produtores locais e incentivo ao empreendedorismo social”, finaliza Paulo Eduardo Batista, diretor-executivo do Instituto Mosaic.

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no Facebook e LinkedIn.

 


CDN Comunicação