A internet tem sido grande aliada para contornar efeitos da pandemia na rotina dos jovens aprendizes. Ao mesmo tempo, uma conexão ainda mais importante se fortaleceu: a da família.

Prática comum no início das atividades do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, os eventos de apresentação dos jovens aprendizes às suas respectivas comunidades precisaram ser reeditados por conta da pandemia. Em 2020, as sete turmas do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural se organizaram para um momento simbólico nas redes sociais. E com o auxílio dos educadores, eles deixaram um recado importante: não há problema que não possa ser superado.

As apresentações serão feitas por meio de postagens nos perfis do Instituto Crescer Legal no Facebook e Instagram a partir do dia 07 e durante todo o mês de julho. Segundo o diretor presidente da entidade, Iro Schünke, este é sempre um momento muito esperado pelos jovens, suas famílias, educadores e parceiros.

“Lamentamos não podermos estar fisicamente presentes, mas foi uma decisão necessária considerando o momento em que vivemos. Fato é que estaremos todos juntos, mas virtualmente. Esperamos ter a oportunidade de nos encontrarmos mais adiante”, comenta Schünke. Ele também ressalta a importância dos parceiros, como escolas e municípios envolvidos, assim como as empresas associadas ao Instituto que mantiveram os contratos com os jovens aprendizes, possibilitando a continuidade de curso, mesmo à distância.

Em 2020, o Instituto contempla em seu Programa de Aprendizagem Profissional Rural mais de 140 jovens aprendizes nos municípios de Boqueirão do Leão, Canguçu, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul e Sinimbu. O começo do curso de empreendedorismo e gestão rural em Canguçu foi o marco da expansão geográfica na atuação do Programa de Aprendizagem. Além dos municípios na região central gaúcha, o Instituto passou a beneficiar também jovens do Sul do RS. O novo município atendido fica 230 quilômetros distante da sede do Instituto, em Santa Cruz do Sul.

 

Conexão com a família – Com os encontros presenciais interrompidos por conta da pandemia de Coronavírus, os jovens seguem a rotina de atividades em casa, com o auxílio remoto dos educadores. E com o importante apoio das famílias. Exercícios de autoconhecimento e identidade instigaram a reflexão e pesquisa sobre a história da propriedade, com mapeamento da infraestrutura e identificação do perfil produtivo, reconhecendo as potencialidades e a diversidade existente na propriedade, e da família, com a construção de árvores genealógicas. Atividades como análise de solo contribuíram na compreensão da importância da conservação dos recursos naturais e o resgate dos conhecimentos populares sobre plantas como árvores, chás e flores também trouxe a integração com as famílias. Além disso, estudos sobre possibilidade de usar elementos naturais, aliando o consumo consciente, resultou em lindos terrários.

Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi criado em 23 de abril de 2015 com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. Prestes a completar cinco anos de atuação, o Instituto já alcançou a marca de 333 jovens formados em seu curso de Empreendedorismo e Gestão Rural. Atualmente, 141 jovens aprendizes participam do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Em 2020 o Instituto também deve implantar a quarta turma do Programa Nós por Elas – A Voz Feminina do Campo, voltado a egressas.


MSLGROUP Andreoli
(51) 3713-1777 | www.mslgroupandreoli.com.br