Você é otimista ou pessimista da produção de silagem?

Por Ken Stroud, especialista em silagem da Volac

Tradução e adaptação: Nathaly Carpinelli, Coordenadora Técnica Nutricorp

 

Existem duas maneiras de olhar a situação atual do mercado do leite, uma delas é focar em seu alto preço e pensar: “Certo, o que eu posso fazer para aumentar a produção de leite de uma forma econômica?”, ou olhar os altos custos de produção e pensar: “Como posso comprar menos alimentos?”. De qualquer forma, a resposta pode ser a mesma: é preciso maximizar a produção de leite através da forragem produzida dentro da propriedade.

Normalmente, as perdas em silagem de milho e gramíneas, por exemplo, podem equivaler uma entre cada dez cargas de matéria seca (MS) ensiladas. Mas as perdas podem ser maiores.  E não é somente a quantidade de material ensilado que diminui, a qualidade também. Os microrganismos indesejáveis presentes na silagem (bactérias do solo, leveduras ou fungos), preferencialmente consomem os nutrientes mais importantes, como açúcares, que são os principais substratos utilizados para a fermentação do material ensilado. Desta forma, quando  microrganismos indesejáveis estão envolvidos, a palatabilidade e a ingestão da silagem pelos animais podem ser reduzidas.

As práticas de manejo do silo, como compactação e vedação, também podem diminuir a presença dos microrganismos indesejáveis e melhorar a conservação da forragem ensilada. Mas não se esqueça de que os outros passos também são importantes para se produzir uma silagem de qualidade, como a colheita da cultura no seu ponto ideal.  O milho, por exemplo, deve ser colhido não apenas quando as espigas estiverem maduras, mas antes que as folhas comecem a amarelar, quando a digestibilidade tende a diminuir. Além disso, levando em consideração os custos elevados dos insumos, uma boa silagem está valendo muito nos dias de hoje, não é mesmo?

No mês de julho, por exemplo, a valorização do leite esteve relacionada ao forte aumento do custo de produção, por conta da forte estiagem sofrida no Brasil, principalmente nos polos de produção ao Sul do país. A seca prejudicou não somente a quantidade, mas também a qualidade da forragem e grãos ofertados aos animais. Em decorrência da escassez de alimentos, alguns pecuaristas se viram em achatamento. Em alguns casos, a inexistência de margens ocasionou desde a redução na implantação de novas tecnologias na fazenda quanto a paralisação total da produção, causada principalmente pela inviabilidade financeira da operação. Por isso, não negligencie o valor de proteger o seu investimento, com um aditivo bacteriano comprovado e de alta qualidade. Não acredite apenas na minha palavra. Procure informações.

O produto Ecosyl, contém uma cepa única de Lactobacillus plantarum MTD/1 e demonstrou reduzir pela metade a perda de matéria seca (MS) na silagem de gramíneas. Já para o tratamento específico de silagens com maior percentual de matéria seca (MS), como milho e culturas inteiras, que são propensas a perdas adicionais por aquecimento, Ecocool contém uma dose personalizada da mesma cepa MTD/1. A única diferença é que está misturada com uma segunda bactéria para garantir uma melhor estabilidade aeróbica e diminuição do aquecimento da silagem.

Estes são, sem dúvida, produtos que colaboram para o sucesso financeiro da produção que é conquistado todos os dias no campo, através de boas escolhas . Portanto, a resposta para a pergunta inicial que trouxemos no título deste artigo depende da visão do produtor, mas os melhores resultados certamente são alcançados pelos entusiastas da silagem, o que olha para o seu negócio com muito otimismo.

A Nutricorp, empresa referência em qualidade e inovação no agronegócio, é especialista em soluções criativas em nutrição e bem-estar de bovinos de corte e leite, tendo qualidade e segurança incorporadas no seu DNA, sempre visando a satisfação de seus clientes e o cuidado com o meio-ambiente. Com mais de 20 anos de mercado, a marca sempre atuou próxima aos produtores e fábricas, atendendo suas demandas com o máximo de expertise e personalização. Pioneira em transformar coprodutos da agroindústria alimentícia em produtos inovadores e eficazes criando novas soluções com foco em nutrição animal e desempenho produtivo na cadeia de ruminantes. Como principal valor, a companhia preza por suas relações com clientes, fornecedores e colaboradores, entregando e pensando sempre na promoção do melhor e como objetivo, seu desejo é nutrir com inovação as relações na agropecuária, assegurando sabor e saúde, na fazenda e na mesa.


Alfapress Comunicação