Pioneira na iniciativa no agronegócio, a companhia deve viabilizar essa entrega no início de 2023

A ADAMA(leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, inova mais uma vez no setor e implementa solução de rastreabilidade nas embalagens de seus produtos. O objetivo é inibir e combater a comercialização e utilização de produtos adulterados ou roubados. Uma ameaça à lavoura, além de representar diversos riscos à saúde humana e ao meio ambiente, a utilização de soluções ilegais ou falsificadas representa 20% do total de aplicações no País, de acordo com o Sindiveg.

O sistema de rastreabilidade de embalagens funciona a partir de um sistema integrado de softwares, ligado à aplicação de códigos. Sendo assim, é possível identificar o histórico dos produtos, como origem, destino e outros detalhes. Na ADAMA, esse controle será por meio de um aplicativo específico via celular que possibilitará a verificação da autenticidade e procedência do produto por meio de scanner de código QR.

Roberson Marczak, gerente de Inovação da ADAMA

“Os benefícios para o agricultor são confiança e segurança na origem da solução que estão adquirindo, ou seja, garantia contra falsificação ou adulteração do defensivo. Para a ADAMA, traz segurança contra roubo e falsificações, já que será possível rastrear o produto desde a saída da fábrica até a chegada ao usuário final”, afirma Roberson Marczak, gerente de Inovação da ADAMA.

 

Como funciona exatamente o sistema de rastreabilidade da ADAMA – Ao se envasar o produto agroquímico, um código único e contendo uma codificação blockchain — uma sequência de registros compartilhada e imutável que facilita o processo de registro de transações — será impresso em cada embalagem do produto. Este código poderá ser lido por meio de um aplicativo específico via celular. “Para poder usufruir da checagem e procedência do produto, o agricultor precisará apenas baixar o aplicativo e se cadastrar no sistema. Com isso, todas as leituras feitas ficarão registradas no celular do produtor para sua checagem”, explica Marczak.

A ADAMA está na fase de codificação e desenvolvimento do aplicativo e da interface WEB, que estará finalizada e pronta para implementação no primeiro trimestre de 2023. Nesse momento, então, este sistema será aplicado às embalagens de dois ou três produtos-chave da ADAMA. Na terceira fase, a ADAMA avaliará a aplicação para toda a sua linha de produtos, que deve acontecer até 2025.

 

Pilar de inovação – Com um investimento anual de 1,2% do faturamento no País em P&D, a ADAMA tem a inovação como um de seus pilares estratégicos e está sempre em busca de novidades para trazer ao produtor, escutando suas necessidades, entendendo os desafios do dia a dia e avaliando a melhor solução a ser entregue a ele. Isso se traduz na promessa de marca da companhia, que é Listen Learn Deliver (escutar, entender e entregar).

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.
Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo.

Connectare Comunicação