Vagas no comércio sobem 12,9% em 2021, aponta levantamento do Instituto Pet Brasil; clínicas e hospitais veterinários são os estabelecimentos com maior alta percentual

O setor pet brasileiro gerou 2,83 milhões de empregos diretos e indiretos durante o ano de 2021, um aumento de 6,2% sobre o ano anterior, de acordo com levantamento do IPB (Instituto Pet Brasil), instituição que há nove anos estimula o desenvolvimento do segmento de animais de estimação no país. A pesquisa aponta, ainda, que o número de empresas ultrapassou a marca de 285 mil.

Historicamente, os criadouros de animais compreendem a maior parte dos empregos diretos e indiretos gerados no setor (2,4 milhões em 2021). Depois, vêm comércio (290 mil), serviços veterinários especializados (92 mil) e indústria (67 mil).

De 2020 para 2021, o crescimento na oferta total de vagas foi de 6,2% (em 2020, o número era perto de 2,7 milhões). A alta do comércio é destaque: passou do estoque de 257 mil empregos em 2020 para 290 mil em 2021 (alta de 12,9%, ou 33 mil postos de trabalho a mais).

Já o segmento de serviços especializados, que são as atividades que têm registro no Conselho Federal de Medicina Veterinária, totaliza 92 mil empregos e tem como destaque as clínicas (64%), seguidas por consultórios (23%), hospitais veterinários (9%) e pet shops (4%).

 

Clínicas e hospitais veterinários – A quantidade de empresas do setor pet brasileiro ultrapassou 285 mil estabelecimentos. Seis em cada dez dessas empresas (178.669, ou 62,7%) são das cadeias de distribuição, que são pontos de vendas como pet shops, consultórios, clínicas veterinárias, agrolojas e o varejo de alimentos. O restante dos estabelecimentos é composto por criadores (105.692 unidades, ou 37,8%) e indústrias (710 unidades, ou 0,2%).

 

O número de estabelecimentos da cadeia de distribuição registrou aumento de 5,58% entre 2020 e 2021: de 169.213 para 178.669 unidades. A maior parte desses estabelecimentos está concentrada no varejo alimentar/supermercados, em um total de 92.722 no país (ou 51,6% do total). Depois vêm os pet shops pequenos (faturamento de até R$ 325 mil em média por mês), totalizando 38.845 pontos de venda, uma fatia de 21,6%. Em terceiro lugar, as clínicas veterinárias (32.208, ou 17,9%).

 

No período de um ano, a maior alta foi a de hospitais veterinários: de 928 para 1.124 no país, ou 21,12%. Em segundo lugar em crescimento vêm as clínicas veterinárias (de 26.883 para 32.208, ou 19,81%). Em terceiro lugar, com aumento de 10,52%, aparecem as agrolojas (de 2.984 para 3.298 no país).

O levantamento foi feito pelo Setor de Inteligência de Dados do IPB, que usa como fonte pesquisas da própri

a instituição, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da RAIS/Caged, além de informações de entidades como Abinpet, Abrase, Aquabio, CBKC, CFB, CFMV, Cobrap e FCI.

O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia Pet. Nosso objetivo é construir um setor mais profissionalizado, e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos.

O IPB disponibiliza informações relevantes para o setor, bem como promove a capacitação das empresas brasileiras, gerando mais competitividade e, com isso, serviços cada vez melhores para os nossos melhores amigos.


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