Agro 5.0: Como a inovação tecnológica está diminuindo custos e reduzindo o desperdício alimentar no agronegócio

Por Alex Ganshin, CEO, fundador da Meteum

 

“Agro é tecnologia, agro é pop, agro é tudo”. Desde 2016, esse é o slogan usado para destacar o papel vital da agricultura no país. É simples, eficaz e reforça a primazia da indústria agrícola na condução da economia brasileira. Na verdade, a produção agro nunca foi tão elevada, desenvolvendo-se continuamente desde os anos cinquenta até aos dias de hoje e com projeções excelentes para o futuro; e embora seja verdade que antes da rápida industrialização do Brasil na segunda metade do século passado, a agricultura contribuía com uma percentagem maior de cerca de 16% para o PIB total do país, o número está novamente aumentando, saltando de 4,2% em 2019 para 7,49%. em 2021.

Os fatores que contribuem para esse crescimento são variados. Mas há um que se destaca, tanto no slogan quanto no contínuo desenvolvimento futuro da agricultura brasileira: a tecnologia. Isso porque, nos últimos anos, tem havido uma “revolução silenciosa” injetando avanços técnicos em todas as áreas da prática agrícola e fazendo a transição desta vital indústria brasileira para o que os especialistas chamam de Agro 5.0.

Vejamos algumas maneiras pelas quais a inovação tecnológica também está reduzindo os custos no agronegócio. A primeira é a agricultura de precisão: também conhecida como agricultura de dados, a agricultura de precisão utiliza a Internet das Coisas (IoT) para combinar tecnologias avançadas como sensores, GPS, drones e softwares de gestão para recolher, analisar e aplicar informações detalhadas sobre as características específicas de uma área agrícola.

Não só se prevê que o mercado global de soluções para agricultura de precisão cresça a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 11,4% (de 3,1 bilhões de euros em 2022 para 5,2 bilhões de euros em 2027) mas o Brasil tem as condições certas para se tornar um líder mundial nesta indústria, devido ao seu ecossistema diversificado de inovação robusta, com centros de investigação, universidades, startups e investidores. Segundo o último levantamento da Embrapa, existem mais de 2 mil startups brasileiras dedicadas à inovação em AgroTech.

A agricultura de precisão já reduz custos e aumenta a competitividade do agronegócio brasileiro no cenário internacional. Estima-se que seu uso no plantio possa aumentar a produção em 67% e reduzir os gastos com fertilizantes em 50%, para citar apenas duas economias importantes.

Como mencionado anteriormente, outra forma vital pela qual a inovação tecnológica está criando poupanças antes mesmo de o plantio começar é através de análises preditivas melhoradas que mitigam riscos e informam a tomada de decisões. Uma solução meteorológica e climática alimentada por IA, como a Meteum, já está fornecendo aos agricultores informações precisas sobre a precipitação esperada dentro de duas horas, divididas em intervalos de dez minutos em forma de mapa, e enviando alertas de chuva quando apropriado. A empresa usa aprendizado de máquina, imagens de satélite e dados de radar juntamente com vários fatores, como a altura do Sol acima do horizonte, umidade e altitude, para produzir as previsões mais precisas até agora. Isto melhora significativamente os resultados para os agricultores que podem planear processos dispendiosos e demorados, como plantação, rega e fertilização, evitando ao mesmo tempo mudanças anteriormente inesperadas no tempo e no clima.

Notoriamente, o Brasil é um dos celeiros do mundo, mas o que pode surpreender as pessoas é que é também o décimo país com melhor classificação no mundo quando se trata de desperdício de alimentos. Impressionantes 50% dos alimentos são desperdiçados na cadeia de abastecimento, desde a exploração agrícola até ao armazém, e esta é outra área onde a IA e outras ferramentas inteligentes estão garantindo que os produtores possam tornar-se mais sustentáveis, reduzindo o descarte desnecessário.

As empresas estão aplicando cada vez mais estas novas tecnologias para transformar a logística, a gestão de inventários e a distribuição, a fim de criar cadeias de abastecimento recentemente simplificadas para produtores e consumidores.

É isso mesmo, a inovação tecnológica pode realmente aumentar os lucros e, ao mesmo tempo, aumentar a sustentabilidade e a resiliência climática, tudo ao mesmo tempo. Todo este aparato tech também está cada vez mais acessível, com tecnologia inteligente capaz de processar dados complexos e apresentá-los através de uma interface fácil de compreender, tanto que os agricultores podem monitorar e utilizar tudo através de um app em seus smartphones.

O Brasil já está passando por uma transformação notável através desta progressão do Agro 4.0 para o Agro 5.0. No entanto, é uma transformação que não só reduzirá os custos para o agronegócio, mas também terá o potencial de garantir que esta indústria nacional, a mais vital, continue a impulsionar todo o nosso crescimento rumo a um futuro sustentável, resiliente e equitativo de abundância possibilitada pela tecnologia.

Soluções meteorológicas baseadas em IA para empresas. Oferecemos informações meteorológicas hiperlocais e em tempo real com base em nossa própria tecnologia de previsão do tempo – Meteum. Alimentada por aprendizado de máquina, ela fornece previsões e análises precisas no nível de bairros individuais em todo o mundo. Comece a otimizar seus processos de negócios com informações meteorológicas acionáveis. Nossas soluções ajudarão sua empresa a crescer mais rápido, minimizando possíveis riscos associados ao clima. Integre dados meteorológicos em seu produto para atender às suas necessidades. Fornecemos uma API simples para qualquer tipo de informação meteorológica ou climática.

LatAm Intersect PR