Projeto tecnológico é pioneiro no setor e foi realizado em parceria ao CPQD e tem como objetivo melhorar o desempenho do serviço de polinização assistida inteligente e monitorar a vitalidade das colmeias

A Agrobee, agtech que promove a integração entre produtores rurais e criadores de abelhas, desenvolveu juntamente ao CPQD, uma solução que combina Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) com o objetivo de monitorar e diagnosticar a saúde das colmeias, melhorando assim o desempenho e qualidade do serviço de polinização assistida inteligente.

Para que a polinização seja mais eficiente e garanta o aumento da produção agrícola, a AgroBee mantém uma equipe de especialistas responsáveis por cuidar, em campo, da segurança das abelhas e da qualidade das colmeias. Segundo Andresa Berretta, diretora de marketing, comunicação e sócia da AgroBee, ter enxames fortes e saudáveis para o trabalho de polinização é um pré-requisito para o sucesso do serviço. “A ideia de utilizar Inteligência Artificial para esse diagnóstico é ter uma ferramenta de automação do trabalho de auditoria – que atualmente é realizado presencialmente por nossos especialistas. Com a nova tecnologia o próprio apicultor registrará imagens da colmeia, com seu celular, e o próprio APP gerará a análise da qualidade dos quadros de cria de abelhas sem necessidade do time técnico ir a campo, o que nos permitirá atender várias propriedades em pontos diferentes do país”, explica.

Quadros de Cria: Forte vs Fraco © AgroBee

O projeto foi desenvolvido em parceria com o CPQD – com fomento da EMBRAPII/Sebrae — prevendo o uso de visão computacional embarcada em aplicativo móvel (já existente) para a captura qualificada de imagens de colmeias e sua posterior classificação quanto à qualidade de quadros de cria de abelhas melíferas. “Além disso, a solução vai utilizar a plataforma aberta dojot, voltada à criação de aplicações IoT, para receber as imagens capturadas e o resultado da classificação, que vão constituir um sistema de armazenamento de dados da solução”, disse Fabricio Lira Figueiredo, gerente de desenvolvimento de negócios em Agronegócio Inteligente do CPQD. Esse projeto é o primeiro resultado do acordo de cooperação firmado no ano passado entre o CPQD e o AgroVen, associação de investidores com foco em inovação no campo.

A AgroBee é uma startup tecnológica ESG de rápido crescimento, que promove a agricultura sustentável e melhorias em produtividade e qualidade alimentar. O serviço de polinização assistida inteligente da AgroBee cria novas fontes de rendimento e encoraja a profissionalização dos apicultores, gerando um ciclo virtuoso de impactos sociais. Sua tecnologia promove a integração no campo entre produtores rurais e criadores de abelhas, criando uma relação de ganhos mútuos, na promoção de uma agricultura sustentável e de preservação do meio ambiente. Além de aproximar cafeicultores e apicultores, a empresa também realiza todo o acompanhamento do processo desde a pré-polinização, preparo de plano para a propriedade, instalação das colmeias e mensuração de resultados. Após estudos realizados pela empresa, foi constatado que o serviço pode aumentar em até 30% a produtividade de culturas agrícolas baseadas em floradas – como é o caso do café, por exemplo.

A AgroBee tem a missão de promover a integração no campo entre produtores rurais e criadores de abelhas, criando uma relação de ganhos mútuos, de promoção de uma agricultura sustentável e de preservação do meio ambiente. Mais de 70% dos cultivos agrícolas dependem em algum nível do processo de polinização realizado pelas abelhas, principais agentes polinizadores da natureza. A AgroBee traz tecnologia e inovação para introduzir um novo manejo eficiente no campo, com técnica e segurança.

PR Consulting Americas
11 3078 7272 | prconsultingamericas.com