Maior distribuidora de insumos agrícolas da América Latina investe na democratização de serviços financeiros para produtores rurais

A Lavoro, maior distribuidora de insumos agrícolas da América Latina, vem investindo na oferta de operações de Barter para produtores rurais de diversas regiões do País. Em abril de 2022, a companhia atingiu a marca de R 1 bilhão em contratos.

Além do Barter tradicional, a empresa desenvolveu o “Lavoro Valoriza”, uma modalidade que garante condições de preço diferenciadas para o agricultor que atua na cultura da soja, uma das mais relevantes para o agronegócio brasileiro. Ferramentas financeiras e acesso facilitado ao mercado de derivativos, como participação na alta e na baixa, além da operação batizada de “alvo”, onde, caso a commodity atinja determinado nível de preço, a transação é automaticamente “desmontada” e o ganho creditado ao agricultor, também estão no portfólio.

“Em um cenário de grandes incertezas, com conflitos internacionais em curso e proximidade das eleições presidenciais no Brasil, o Barter é uma oportunidade de mitigar riscos relacionados à volatilidade dos preços das commodities e do câmbio, por exemplo. As negociações são realizadas nas Bolsas de Valores B3, no Brasil, e de Chicago e Nova York, nos Estados Unidos, com a intermediação de uma instituição financeira parceira”, explica Marcos Oliveira, Head de Operações de Commodities da Lavoro.

Segundo Oliveira, o Barter também pode ser considerado um instrumento eficaz de gestão financeira. Nesta modalidade de operação, o produtor rural recebe todos os insumos agrícolas necessários viabilizar a sua produção, sem o desembolso imediato de recursos financeiros, já considerando os resultados previstos para a próxima safra, o que permite uma visão clara de todos os custos envolvidos no plantio e expectativas de lucros na colheita.

Embora seja uma transação aparentemente sofisticada, a Lavoro assumiu um compromisso com os seus clientes de simplificá-la e aproximá-la da realidade do campo. A companhia oferece o suporte necessário em todo o ciclo produtivo, desde a avaliação de crédito do cliente, seleção dos insumos agrícolas necessários para a preparação da lavoura, recebimento e estocagem dos grãos, até a negociação da produção com as melhores margens.

A Lavoro ainda dispõe de uma mesa de derivativos própria, com uma equipe dedicada, que acompanha todos os movimentos das commodities nos principais mercados mundiais. “Além da redução de custos, que tem girado em torno de 6% a 10%, por meio de ferramentas de hedge, nossos clientes vêm obtendo margens de lucro surpreendentes em suas colheitas”, destaca o executivo.

“Com o Barter, pretendemos ser para o produtor mais do que uma distribuidora de insumos agrícolas. Estamos avançando no desenvolvimento de novos produtos para que, em um futuro próximo, possamos ser reconhecidos como provedores de serviços financeiros, capazes de ajudar a alavancar ainda mais o nosso agronegócio”, finaliza Oliveira.

Pelas mãos do Pátria Investimentos — um dos maiores gestores de investimentos alternativos focado na América Latina — em 2017, nascia a Lavoro para transformar positivamente o setor de distribuição de insumos agrícolas. Uma transformação positiva pela SOLIDEZ que a Lavoro traz em seu DNA. Pela PRESENÇA capilarizada nas cidades e regiões estratégicas para a agricultura. Pelo padrão de qualidade, ATUALIDADE e serviços que nossos colaboradores procuram tornar mais elevados todos os dias. E pela CONFIANÇA que fazemos questão de transmitir ao agricultor, para que ele possa protagonizar e solidificar seu crescimento, tão imprescindível para o mundo.

Hill + Knowlton Brasil
(11) 4873 7900 | idealhks.com