As principais cooperativas agropecuárias do país estarão reunidas nos dias 28 e 29 de junho no Royal Palm Hall, em Campinas (SP).

Com uma edição totalmente presencial, o Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias – ENCA 2022 vai reunir centenas de presidentes, vice-presidentes e diretores de cooperativas que atuam nas mais diversas funções do agronegócio em painéis e palestras sobre o atual mercado das commodities agrícolas, além das principais demandas do agro na próxima década, relação com o cooperado, transformação digital, e-commerce e marketplace.

O evento será nos dias 28 e 29 de junho no hotel Royal Palm Hall, em Campinas (SP) e espera reunir cerca de 400 congressistas. O primeiro dia contará com a presença do coordenador da FGVAgro, Roberto Rodrigues e da produtora rural e engenheira de alimentos, Helen Jacintho, que vão discutir os desafios e as oportunidades do agronegócio brasileiro.

Diversas cooperativas de variados segmentos e culturas já confirmaram presença nesta edição do ENCA como Minasul, Coplacana, Coopercitrus, Expocaccer, Coplana, Coopama, Agroindustrial Holambra, Cooperja, Auriverde, Cooperativa Integrada, Coomafitt, além da Organização das Cooperativas do Brasil.

O cooperativismo cresce expressivamente no Brasil. Em 2021, a revista Forbes Brasil elegeu as 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro. Dessas, 27 são cooperativas. De acordo com dados da Organização das Coopertivas (OCB) do Brasil existem 1.613 cooperativas do agronegócio. Em 2020, elas expandiram 11,8%, com faturamento de R$ 35 bilhões.

Os números do setor são positivos, mas podem crescer ainda mais, por isso é necessário investir no setor. “O cooperativismo tem um enorme potencial, mas ainda precisamos avançar quando o assunto é gestão. Precisamos construir cada vez mais lideranças e ampliar as oportunidades para todas as cooperativas, independentemente do tamanho”, afirma Luciana Martins, Diretora Executiva do Grupo Conecta.

Em 2021, o ENCA foi realizado em formato híbrido. A versão presencial aconteceu no Royal Palm Hall, em Campinas, e contou com 350 pessoas. Já o formato virtual teve 130 mil visualizações em dois dias de programação especial. Foram mais de 20 patrocinadores no evento em amplo espaço de exposições.

Mais informações sobre todos os eventos já estão disponíveis no site gpoconecta.com.br/.


Comunicativas
www.comunicativas.com.br