Hexagon criou um conjunto de sistemas que integra todo ciclo de operação de um terminal de celulose dentro do porto. Iniciativa recebeu investimento de R 2 milhões em rodada de pre-seed 

 

Tirar o controle de exportação de celulose, granel e carga solta de dentro de planilhas, software antigos, ferramentas diversas e eliminar controles manuais, para operacionalizá-lo com uma solução inteligente que unifica toda a gestão da cadeia logística de exportação, trazendo maior controle e agilidade ao processo. Para resolver essa dor do mercado nasceu a Hexagon Pro, uma startup de desenvolvimento de soluções tecnológicas, que já está revolucionando a exportação de celulose no maior porto da América Latina, localizado em Santos, no litoral de SP, e pretende atingir, até o final de 2022, uma grande fatia de toda a cadeia de exportação de commodities em território nacional.

“Observamos que não existia no mercado brasileiro nenhuma solução que unificasse a gestão da exportação de celulose. E foi o que criamos: um conjunto de sistemas voltado para área logística, principalmente para celulose e que agora está se expandindo também para gestão de granel sólidos e carga solta. Nossas soluções permitem reunir e processar dados para a gestão operacional, identificar gargalos na produtividade e potencializar, portanto, a geração de resultados”, explica o CEO da Hexagon Pro, Luiz Simões.

Recém-aprovada no Cubo, considerado o maior hub de tecnologia e empreendedorismo da América Latina, a Hexagon Pro já nasceu grande. Com investimento acima de R$ 2 milhões no primeiro ano, por meio de um aporte em rodada de pre-seed, e mais de 20 colaboradores dedicados ao desenvolvimento do produto, a empresa é a resposta para um setor bilionário e um dos mais importantes da economia brasileira, mas que, em sua maioria, ainda controla suas cargas com ferramentas antiquadas ou mesmo manuais.

Nascida dentro da ModalGR, empresa de serviços de tecnologia, a Hexagon Pro assumiu sua independência em outubro de 2021. Em apenas cinco meses de operação, já conquistou clientes que movimentam mais de 1 milhão de toneladas de exportação de celulose. Com essa expertise na área logística portuária, prevê um crescimento exponencial nos próximos 12 meses, com expectativa de faturar R$ 3 milhões neste primeiro ano.

“Nascemos no maior Porto da América Latina, com suporte, conhecimento e investimentos da maior consultoria de negócios e tecnologia para logística do Brasil. Para entregar soluções que tragam impacto positivo ao negócio, utilizamos o melhor em processos, propondo melhorias operacionais, implementando inovação, aumentando a eficiência e entregando resultados”, complementa o CTO da Hexagon Pro, Leandro Duca.

 

Economia, otimização de tempo e de pessoas – Melhora na qualidade da operação logística em diversos aspectos, com mais controle, segurança, agilidade, além de redução de custos e economia em aproximadamente 20%. Esses são apenas alguns dos principais benefícios que a solução da Hexagon Pro tem proporcionado aos terminais de celulose. “É um ganho de qualidade, otimização de tempo e pessoas. E esses números tendem a subir já que as exigências da Receita Federal têm aumentado e os terminais portuários alfandegados precisam informar as movimentações de carga, cada vez mais, com muita precisão e velocidade”, avalia Luiz Simões.

O programa permite que as operações sejam monitoradas em tempo real, o que auxilia na tomada de decisões e diminui os gargalos operacionais. A Hexagon Pro também entrega resultados por meio de outros benefícios que, manualmente, seria inviável fazer o controle com o nível de gestão oferecido pela plataforma.

O software desenvolvido pela startup conta com rastreabilidade da carga, padronização de operação, atendimento aos requisitos legais em tempo real, automação entre os sistemas para evitar erros manuais, otimização no planejamento do armazém e embarque, padronização de operação, entre outros.


Alexandre Carvalho
11 97096-1919 | [email protected]