A busca pela melhora da conservação do solo, por meio da tecnologia, tem aumentado no decorrer dos anos, devido a conscientização dos produtores por meio do apelo de uma produção mais sustentável e práticas de ESG nas empresas. Por conta da semana do Dia Nacional da Conservação do Solo (15/04), e comemoração dos 50 anos de plantio direto, o Núcleo Jovem Coplacana irá promover a live ‘Práticas para a conservação do solo e plantio direto’, no dia 13/04, às 19:30, com a participação dos palestrantes Dra. Isabella Clerici de Maria, engenheira agrônoma pesquisadora do IAC e Renato Trevizoli, zootecnista e produtor rural.

O Brasil tem práticas de conservação do solo mais tradicionais, por conta disso o sistema de plantio direto ainda está sendo implementado no país. A técnica surgiu nos Estados Unidos, e foi estudada e avançada em terras brasileiras através de Herbert Bartz, considerado o ‘pai’ do plantio direto no Brasil, o produtor foi a primeira pessoa a usar a técnica.

A proposta da live é realmente proporcionar o encontro entre uma pesquisadora e um produtor rural para promover o diálogo fornecendo cada vez mais conteúdo para os clientes e cooperados da COPLACANA.

O investimento na conservação do solo é necessário e evita erros comuns quando falamos de problemas como a compactação e dimensionamento das práticas de condução da água, por exemplo. Erros esses que afetam a erosão laminar, prejudicando diretamente a produção e fertilidade de toda uma propriedade rural.

Quando? 13/04 às 19:30 horas

Onde? Transmissão online através do canal da Coplacana no Youtube.

Palestrantes: Dra Isabella Clerici de Maria, Engenharia agrônoma, com mestrado e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/ Universidade de São Paulo; pesquisadora científica do Instituto Agronômico (IAC) e docente do Programa de Pós- Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical.

Núcleo Jovem Coplacana – O Núcleo Jovem COPLACANA (NJC) é um espaço para jovens de famílias cooperadas ou cooperados da COPLACANA, que busca promover a interação do jovem com o agronegócio. Todas as ações que envolvem o NJC estimulam o aprendizado, networking e a troca de experiências, abordando o processo de continuidade familiar no agronegócio para a compreensão dos temas mais importantes e relevantes para a geração e possuem todo suporte da diretoria Coplacana.

A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (COPLACANA) foi a primeira cooperativa de plantadores de cana a ser fundada no estado, em 1948, com o objetivo de oferecer insumos e assistência ao produtor rural. A matriz está localizada no CENTRO CANAGRO “José Coral”, em Piracicaba – SP, e conta com 29 filiais + três lojas Massey Ferguson nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná, além de Fábrica de Rações; Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos; CoopService e duas unidades produtivas, o Confinamento de Gado e Unidade de Grãos. A COPLACANA é estruturada para oferecer o melhor atendimento e os melhores produtos aos cooperados. São mais de 12 mil itens para a agricultura e completo serviço de assessoria no campo. Sua diretoria é dinâmica e trabalha com uma visão voltada para a tecnologia e para o futuro, promovendo a união, o cooperativismo e fortalecendo a classe dos produtores rurais.

Zaru Comunicação
(11) 3882-0122 | zarucomunicacao.com.br