Mais de 900 marcas apresentam lançamentos, novidades e inovação de 10 setores do mercado de alimentos e bebidas

A ANUFOOD Brazil 2022, maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, foi aberta nesta terça-feira (12), no São Paulo Expo, com a presença de autoridades e representantes de toda a cadeia produtiva do Brasil e de 16 países. Em sua 3ª edição, a mostra reúne 300 expositores e mais de 900 marcas que trazem lançamentos, novidades e inovação de 10 setores importantes. Cerca de 12 mil profissionais do varejo, food service, hotelaria, distribuição e os demais agentes do mercado de alimentos e bebidas são esperados até quinta-feira.

Os visitantes terão acesso total a mais de 60 horas de conteúdo nos três auditórios da feira, organizado e apresentado por especialistas renomados do setor de A&B.

Durante a solenidade de abertura, o CEO da Koelnmesse, Gerald Böse, lembrou que a ideia de criar um evento de alimentos e bebidas no Brasil surgiu em 2015 de uma conversa com o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que atualmente é o coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas. “E hoje, ouvindo as pessoas nesta cerimônia, vejo que temos os melhores ingredientes para que, num futuro próximo, a ANUFOOD seja uma grande feira, a exemplo da Anuga”.

Böse disse ainda que, mesmo sem a realização por dois anos, devido à pandemia, o evento integra o calendário internacional de feiras. “Os números que vimos hoje sobre o agronegócio no Brasil mostram o grande potencial dos setores de alimentos e bebidas no país”, afirmou.

Beni Piatetzky, diretor-geral da Koelnmesse Brasil, destacou também os ótimos números do setor no país. “Segundo um levantamento da Secretaria de Inteligência da Embrapa, que é uma das parceiras estratégicas do nosso evento, na última década a participação anual do Brasil no mercado mundial de alimentos evoluiu de US$20,6 bilhões para US$100 bilhões”, lembrou. “Quase oitocentos milhões de pessoas no mundo consomem alimentos brasileiros, e esse público deverá aumentar ainda mais nos próximos anos”.

E ressaltou que não estava falando apenas de commodities ou de produtos in natura. “O Brasil também é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, depois dos Estados Unidos, abastecendo 190 países. A indústria de alimentos e bebidas é a maior do país, sendo responsável por mais de 10% do PIB e mais de 1 milhão e 700 mil empregos formais. Esses números estão no mais recente balanço da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, também parceira estratégica do nosso evento”.

Já Roberto Rodrigues reforçou em seu discurso que a segurança alimentar garante a estabilidade política e social. “O agronegócio, assim como a indústria de alimentos e bebidas no Brasil, têm condições de reduzir a fome no mundo. Por isso, um evento como esse é uma ferramenta para garantir a paz universal”.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisco Matturro, lembrou que o setor agro foi o único que não parou durante a pandemia, garantindo o abastecimento. “Tenho que destacar a coragem dos produtores rurais que não apenas mantiveram o mercado brasileiro abastecido, mas sustentaram o crescimento do setor em um período tão difícil”.

 

Espaço Descobertas valoriza pequenas e médias empresas prontas para o varejo – Com a proposta de apresentar para o varejo empresas de pequeno e médio porte que estão preparadas para o mercado, mas precisam de visibilidade, o Espaço Descobertas tem atraído a atenção dos visitantes no primeiro dia da ANUFOOD Brazil – Feira Internacional para Alimentos e Bebidas, no São Paulo Expo. Esse é o propósito da Local.e, empresa que está liderando o projeto, que se tornou mais do que um impulsionador da economia local e se transformou num movimento de apoio aos empresários que buscam espaço no varejo.

“O varejo perde quando não dá a chance para as marcas locais. É nosso segundo ano na ANUFOOD Brazil e triplicamos de tamanho, expondo produtos de uma grande diversidade de categorias, como saudáveis, artesanais, bebidas alcoólicas e não-alcoólicas e muito mais”, explica Leila Okumura, responsável pelo projeto.

Entre as descobertas está a Troppo!, uma empresa familiar de Santo André (Grande SP) que fabrica geleias, compotas, molhos, chutneys e relishes com sabores inusitados como: Banana com Rum, Morango com Lavanda e Jabuticaba com Manjericão, além dos salgados de Agridoce com Alho Negro e Caviar de Mostarda.

“Fabricamos produtos 100% artesanais, com insumos de produtores locais e respeitamos a sazonalidade dos alimentos. Além disso, temos baixo teor de açúcar e não usamos corantes e conservantes”, conta Lucas Pelisoli, um dos donos da marca.

Abordar as questões sociais por trás dos rótulos também é um dos objetivos do Espaço Descobertas. É o caso da Jambuzeira, que fabrica cachaça de jambu orgânica e que se preocupa com toda a cadeia de sustentabilidade que envolve o produto.

“Trabalhamos com o jambu orgânico de uma comunidade produtora perto de Belém do Pará. Reciclamos 100% da nossa embalagem, como vidro, tampas e caixas de papelão. Nossa preocupação é com toda a cadeia de produção e seus impactos ambientais”, diz Cadu Torres, fundador da Jambuzeira.

Portanto, as marcas menores já nascem com conceitos e propósitos sociais e ambientais bem definidos, que podem dar nova cara ao varejo em alguns anos.

 

Carne de “laboratório” e alimentos plant based são temas do primeiro dia do Congresso ANUFOOD Brazil – Com as mudanças no estilo de vida das pessoas, a alimentação à base de plantas, também chamada de plant based, tem ganhado força nos últimos anos, impulsionando a indústria nacional a criar produtos análogos com insumos vegetais para atender a essa demanda que está além de questões relacionadas à saúde, como alergias e intolerâncias alimentares.

Este foi o tema do primeiro painel no Congresso ANUFOOD Brazil, promovido pela FGV Europe e FGV Agro, que trouxe nomes de peso para falar sobre “Alimentação plant based, novas tecnologias para a produção de carnes e novas demandas do consumidor de alimentos: tendências ou modismo?”.

Para falar sobre o assunto, o painel recebeu, como mediador, Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura, como debatedor, Marcelo Sacco, VP de Novos Negócios e Inovação da BRF, e, como palestrante, João Dornellas, presidente da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).

Dornellas trouxe dados que mostram o crescimento do interesse do consumidor por alimentos plant based e por alternativas ao consumo de carne, ressaltando que o estilo de vida é o que deve alavancar o aumento desse tipo de consumo nos próximos anos.

“O consumidor está sendo atendido em sua essência com esse produtos. Defendemos o equilíbrio da alimentação, seja com base no estilo de vida ou na necessidade de cada consumidor”, afirma o presidente da ABIA.

A questão da carne feita em laboratório se tornou um dos assuntos mais comentados. Isso porque o Brasil está caminhando para um processo de regulamentação da fabricação desse tipo de produto, que é feito a partir da célula tronco do animal, o que dispensa o abate.

“Este tipo de carne não é plant based. É carne mesmo, mas sem sofrimento animal. Ainda não sabemos responder qual será a atitude dos veganos, por exemplo, sobre o tema, mas queremos atender a todas as demandas. Não vilanizamos nenhum tipo de alimento. A carne continua sendo a base da alimentação mundial, mas a busca é por um processo cada vez mais sustentável”, explica Sacco, da BRF.

Como complemento à discussão, Rodrigues, ex-ministro da cultura, afirmou que o Brasil pode ser mais do que o celeiro do mundo e também ser o supermercado, a partir da fabricação e exportação de produtos industrializados.

“O Brasil tem um agro competitivo, moderno e sustentável. Temos um papel importante no combate à fome no mundo e, com isso, na promoção da paz”, afirma o mediador.

ANUFOOD Brazil | Data: 12 a 14 de abril de 2021 | Horário: 10h – 19h | Local: São Paulo Expo | Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL. | Parceiro Social: Gerando Falcões

A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getulio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São PauloA ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getulio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.

A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM — Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

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