Valdo Marques destaca importância de as pessoas assumirem compromisso diário de evitar o desperdício, contribuindo para preservar água nos reservatórios e reduzindo a geração termelétrica

 

“Captar a água da chuva que cai sobre as construções, armazenando-a em reservatórios e cisternas, é a forma mais barata e eficiente de aumentar a reserva e garantir a estabilidade produtiva, principalmente na produção animal.” A declaração é do vice-presidente executivo da Stemac, Valdo Marques.

Segundo ele, o momento crítico pelo qual o Brasil está passando, onde há locais com restrição na disponibilidade hídrica, pede eficiência para reter ao máximo a água nas propriedades rurais. “Poços artesianos podem ser opções complementares, mas suas construções devem ser feitas sob orientação de profissionais habilitados e com critérios técnicos”, reitera.

Também é importante manter o uso consciente e racional da água e investir em novas soluções, que visam aumentar a produtividade no campo, principalmente em regiões mais remotas, sem acesso à energia elétrica fornecida pelas concessionárias.

Maior especialista nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, a Stemac oferece soluções eficazes, imediatas e acessíveis, que garantem autonomia energética e ainda permitem baixas emissões atmosféricas.

Aos produtores rurais, a empresa ainda dispõe de serviços especializados através de equipe própria de engenheiros, para realizar avaliação técnica e estudo de viabilidade econômica.

 

Estiagem e altas temperaturas – A estiagem, que atinge principalmente a região Sul do Brasil, e as chuvas acima da média em alguns Estados do Sudeste, Nordeste e Norte do País, aliadas às altas temperaturas, representam um momento delicado para os cultivos agrícolas, produções pecuárias e abastecimento de famílias no meio rural.

Aves e suínos criados em sistema de confinamento são bastante sensíveis às oscilações de temperaturas, especialmente quando elas estão mais elevadas. Dias quentes podem ocasionar redução da ingestão de alimentos, prejudicando o ganho de peso, e, em casos extremos, causando a morte de animais. O que tem acontecido com frequência.

Mesmo com novas tecnologias que atenuam os efeitos climáticos, Marques destaca a importância da produção sustentável e do uso eficiente e consciente dos recursos.

“São práticas essenciais e cada vez mais adotadas. É importante que as pessoas assumam o compromisso diário de evitar o desperdício, contribuindo para preservar água nos reservatórios e reduzindo a geração termelétrica. Só assim poderemos diminuir o custo total da produção de energia e, consequentemente, ajudar a mitigar os impactos ambientais.”

Também é fundamental que o produtor siga as orientações repassadas pelo assistente técnico da cooperativa ou da agroindústria. Além do fornecimento de água em quantidade e qualidade adequados, é essencial garantir a correta manutenção dos equipamentos de ventilação e resfriamento ambiental, de forma a garantir seu funcionamento, quando necessário. É importante, ainda, que o produtor fique atento à disponibilidade de energia elétrica, especialmente nos dias mais quentes.

Maior especialista nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, a Stemac projeta e executa soluções em energia através da maior estrutura de atendimento do segmento.

Com organização própria distribuída estrategicamente em 24 estados do país, a empresa oferece acompanhamento integral em projeto, fabricação, instalação, peças e serviços. E mantém parcerias internacionais que garantem a qualidade e a permanente atualização tecnológica dos seus produtos.

A Stemac foi a primeira empresa brasileira do setor a obter a certificação ISO 9001, em 23 de outubro de 1998. A certificação é assegurada através de sistemáticas auditorias realizadas pelo principal órgão certificador do Brasil, o BVC (Bureau Veritas Certification), atendendo aos mais rigorosos princípios de Gestão da Qualidade.


máquinacw | grupo bcw brasil
(11) 3147-7381 | maquinacohnwolfe.com.br