Com auxílio da capacitação o ISAE Escola de Negócios, a Coopavel foi capaz de viabilizar o Impulso, escritório de inovação que conquistou o Prêmio Inova Oeste na categoria de Novos Produtos para Médias e Grandes Empresas

As mudanças súbitas no mercado do cooperativismo acenderam um alerta à busca de soluções inovadoras para melhorar as competências de seus colaboradores e se adequar às necessidades das organizações. Pensando nisso, a Coopavel indicou 12 de seus colaboradores para uma missão especial: dobrar o faturamento da cooperativa até o fim de 2025. Eles participaram durante um ano do Programa de Inovação do ISAE Coop, unidade especializada de negócios para o Cooperativismo do ISAE Escola de Negócios, com o objetivo de ter uma equipe altamente qualificada para formar agentes capazes de disseminar a cultura da inovação no cotidiano da cooperativa, buscando o desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços.

O treinamento para a formação de agentes de inovação foi iniciado em agosto de 2020 com a participação de 68 cooperativas e mais de 500 participantes. Os inscritos foram divididos em 17 turmas com aulas virtuais em mais de 50 cidades. Com encontros quinzenais, o programa buscou desenvolver as competências e habilidades necessárias para transformar boas ideias em projetos e resultados práticos. “A atuação das cooperativas, e a própria origem delas, é diferente das demais organizações. E para diferentes atividades, são necessárias diferentes soluções. Por isso, o ISAE conta com soluções educacionais personalizadas para colaborar com o crescimento do cooperativismo nacional”, explica Roberto Pasinato, Vice-Presidente do ISAE Escola de Negócios.

Cada aluno teve 192 horas de capacitação. Na primeira etapa do treinamento, com a participação de todos, os tópicos trabalhados foram elaboração de caso de sucesso de inovação na cooperativa, inovação e competitividade, liderar pessoas em ambientes inovadores, inovação sustentável e cooperativismo, open innovation, venture capital e articulação com startups, criatividade e estrutura de governança para inovação. Vencida essa fase, os alunos foram divididos duas linhas estudo de acordo com características identificadas por meio de um questionário de análise de perfil.

Na linha ideação, o foco é estimular a criação de ideias. Enquanto que na linha de transformação o objetivo é sistematizar e organizar a execução das sugestões propostas. A última etapa, novamente com a participação de todos os inscritos, foi colocar em prática tudo o que foi aprendido durante os meses anteriores, que resultou em três projetos envolvendo áreas diferentes da cooperativa.

Um dos projetos viabilizados com a ajuda da capacitação do ISAE foi o Impulso, escritório de inovação que tem por missão auxiliar áreas da cooperativa na identificação, descrição e implementação de novas oportunidades de negócios. O escritório já recebe demandas e desenvolve programas e projetos que alcançam os primeiros resultados positivos, um deles é a recente conquista do Prêmio Inova Oeste na categoria de Novos Produtos para Médias e Grandes Empresas. Os outros dois foram a otimização do consumo de recursos naturais na cadeia produtiva e a elaboração de um podcast falando sobre o Show Rural Coopavel Digital.


P+G Comunicação Integrada
(41) 3121-2116 | pmaisg.com.br