Seis novas fazendas independentes passaram a integrar a Bayer ForwardFarming em 2021. No Brasil, inciativa contribuiu para a descoberta de uma nova espécie de abelha

Em colaboração com produtores rurais e parceiros, há cinco anos, a iniciativa Bayer ForwardFarming promove a agricultura moderna e sustentável em fazendas independentes em todo o mundo. Em 2021, seis novas propriedades passaram a integrar o projeto, que conta com 26 fazendas modelo, presentes em 13 países de três continentes, incluindo o Brasil. Os produtores participantes são referência na adoção de experiências, tecnologia e boas práticas agrícolas, que exemplificam o progresso e a transformação do setor agrícola por meio de sustentabilidade, inovação e digitalização.

“A Bayer ForwardFarming é sustentabilidade e inovação na agricultura na prática. Por meio da iniciativa, é possível fornecer uma visão de como agricultores de diferentes partes do mundo praticam uma agricultura moderna e sustentável, além de ser uma plataforma para compartilhamento e troca de experiências e conhecimento entre toda a cadeia”, afirma Andrea Leal, Gerente de Sustentabilidade da divisão agrícola da Bayer para América Latina. Segundo ela, isso só é possível graças à parceria com diferentes atores da cadeia. “As parcerias com produtores rurais, centros de pesquisa, universidades e tantos outros é o que gera valor à iniciativa e nos ajuda a impactar positivamente a vida de consumidores, comunidades e da sociedade como um todo”, completa.

As fazendas modelo do projeto no Brasil, na Argentina, França, Bélgica e Alemanha, este ano, também fazem parte da iniciativa global Carbono Bayer. O programa apoia agricultores dispostos a adotar práticas sustentáveis de manejo com potencial de reduzir as emissões de gases de efeito de estufa e sequestrar carbono no solo, provando que sustentabilidade, eficiência no campo e produtividade estão interligados.

 

Fazenda Nossa Senhora Aparecida © Bayer

Fazenda modelo no Brasil – No Brasil, a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada a cerca de 150 km de Brasília, e pertencente à família Fiorese, se tornou exemplo de boas práticas quando aderiu ao programa, em 2017, sendo a primeira participante do Bayer ForwardFarming no país. Hoje, a propriedade produz soja, milho, feijão, trigo e sorgo em 2.800 hectares.

Em um trabalho de sucessão familiar, o grupo implementou tecnologias de ponta e ampliou a adoção de ações sustentáveis. A propriedade, que na safra 2020/2021 alcançou uma média superior a 77 sacas/há, é certificada pela Round Table on Responsible Soy (RTRS, ou Associação Internacional de Soja Responsável), organização civil que estimula a produção, o processamento e a comercialização de soja sustentável em nível global.

Também integrantes da iniciativa Carbono Bayer, os irmãos Kaio e Henrique Fiorese, junto com seu pai, Oli Fiorese, estão à frente do trabalho na fazenda e têm uma preocupação especial com o preparo de solo mais consciente e responsável. Na Fazenda Nossa Senhora Aparecida são utilizadas diversas tecnologias para que os recursos sejam bem administrados e aplicados de forma precisa. Exemplo disso é a adoção de um software que monitora energia e água, indicando quando e onde há maior necessidade de irrigação, aliada à uma estação meteorológica instalada no terreno e ao uso de imagens de satélites, drones e sistemas que analisam dados da propriedade para ajudar na tomada de decisões.

Outro ponto importante do trabalho realizado na fazenda modelo é o monitoramento da fauna e flora para a produção em harmonia com o meio ambiente. Em 2021, pesquisadores descobriram na propriedade o primeiro registro de espécie de abelha do subgênero Ceratina (Ceratinula) no Centro-Oeste brasileiro, batizada como Ceratina (Ceratinula) fioreseana, em homenagem à família Fiorese. A espécie foi descoberta graças à implantação do Hotel de Abelhas da Bayer, uma estrutura projetada para oferecer um habitat seguro para esses insetos.

“Nosso objetivo sempre foi crescimento da produção de alimentos, com responsabilidade, o que inclui o papel sustentável do agronegócio e um olhar para o futuro”, conta Kaio Fiorese, gerente técnico da Fazenda Nossa Senhora Aparecida. “Estamos em busca de novas parcerias e a iniciativa Bayer FowardFarming sempre traz técnicas, conhecimentos e parceiros para que possamos experimentar na fazenda e ampliar nossos horizontes”.

 

FowardFarms ao redor do mundo

  • A rede ForwardFarming mostra exemplos de como a Bayer pode reduzir o impacto ambiental da sua cadeia de proteção de culturas em 30% até 2030. Na fazenda Hof ten Bosch, na Bélgica, utilizando a pulverização e plantação guiadas por GPS, foi alcançada uma economia de 4% em produtos de produção de cultivos e fertilizantes.
  • As práticas experimentadas nas fazendas modelos também têm contribuído para a preservação da biodiversidade e a conservação de recursos. Após a implementação de faixas de floração na fazenda La Hornilla, no Chile, a abundância de espécies de abelhas aumentou de 30 indivíduos para 99, sendo que 70 abelhas eram abelhas nativas, o que nunca tinha sido observado antes.
  • A conservação da água é parte integrante de toda a Bayer ForwardFarming, combinando medidas para preservar a qualidade e quantidade da água de acordo com as condições locais individuais. Nas ForwardFarms no Chile, Espanha, Holanda e China, são implementados sistemas de irrigação por gotejamento que poupam até 60% de água no campo ou em casas verdes.
  • Para melhorar a saúde do solo e a produtividade, a rotação de culturas e o cultivo de cobertura estão em foco contínuo, assim como análises regulares do solo para uma fertilização otimizada. Na fazenda Hof dez Bosch, na Bélgica, as faixas de proteção e micro barragens em batatas evitaram a erosão do solo e a lavagem de fertilizantes na superfície da água em 90%, resultando em um rendimento extra de 3% devido a uma melhor distribuição de água no campo.
  • Ao todo, mais de 35 mil visitantes já se conectaram à rede de agricultores locais independentes, agrônomos e acadêmicos para o compartilhamento de conhecimento sobre os efeitos positivos da tecnologia na agricultura e na sustentabilidade, com base na abordagem holística que a Bayer propõe, com foco no agricultor, no desempenho das culturas, no cuidado com o meio ambiente e na promoção de parcerias. A ForwardFarming também permite tours virtuais e promove eventos online para facilitar o acesso às informações do projeto.

Parceiros Bayer FowardFarming no mundo

  •  7 universidades e institutos de pesquisa (incluindo a Universidade de Ghent, Universidade de Cordoba, China Agricultural University entre outras)
  •  3 agências/reguladores governamentais (incluindo Aapresid, Beijing Agri Technology Promotion Center, entre outros)
  •  7 parceiros na cadeia de alimentos (incluindo PepsiCo, Beutech e McCain)
  •  8 ONGs (Vogelbescherming Vlaanderen, Aliança da Terra, World Biodiversity Association)
  •  26 fazendeiros e organizações do setor agrícola

A Bayer celebra, em 2021, 125 anos de Brasil. Chegou ao País em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro; Hoje, está presente em mais de 30 cidades, com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. O Brasil é o maior mercado da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do país.
O Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido cada vez mais em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina, com parcerias relevantes para os negócios.
E para construir os próximos 125 anos, mais que fortalecer sua voz, a Bayer quer ampliar sua escuta e entender cada vez melhor as expectativas da sociedade e as necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o consumidor – e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer: é bom.

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