Estudo revela ainda que uso da nutrição foliar com fertilizante que combina nutrientes e extrato de algas pode aumentar de 6 a 8 toneladas de colmos por hectare

Estudos recentes conduzidos pela Yara, líder mundial em nutrição de plantas, em parceria com a AgroQuatro-S, empresa de experimentação agronômica aplicada, apontam que a aplicação foliar do YaraVita BIOTRAC no cultivo de cana-de-açúcar é capaz de aumentar a resistência da cultura às condições de estresses climáticos, como altas temperaturas e déficit hídrico intenso. Experimentos também comprovam que o fertilizante foi responsável pelo aumento de produtividade de 6 a 8 toneladas de colmos por hectare (TCH).

Realizados durante a safra de 2020/21, os estudos tiveram como objetivo elevar o nível de informações sobre a recomendação do uso de fertilizantes especiais que combinam o uso de nutrientes e extratos de algas para aumentar a resiliência das plantas às condições climáticas adversas.

Para tanto, foram realizadas três experimentações com aplicação do YaraVita BIOTRAC nas plantações de cana-de-açúcar em regiões de déficit hídrico e temperaturas elevadas, ocorrências prejudiciais à cultura. Dois experimentos foram acompanhados em uma região de plantio na qual foram avaliadas duas variedades do cultivo, enquanto um terceiro foi conduzido em área de açúcar de 2º corte.

Os resultados apontam que as plantas que receberam a nutrição foliar se tornaram mais resilientes às condições de estresse climático e obtiveram ganhos em produtividade de em média 6 t/ha nas áreas de cana planta e em 8 t/ha na área de cana de 2º corte, em comparação aquelas que não receberam a nutrição foliar. Os estudos observaram também um aumento na concentração de açúcar por tonelada de colmo, em geral com ganhos de 2 t/ha.

“Neste experimento verificamos também que o YaraVita BIOTRAC aumentou os teores de açúcares na planta, alcançando maiores índices de teor de sacarose aparente na cana (POL) e Açúcar Total Recuperável (ATR). Assim, é possível certificar que a adoção do fertilizante foliar contendo extrato de algas traz incrementos de produção de colmos e açúcares, evidenciando o alto potencial da nutrição foliar para a cana-de-açúcar”, afirma Sérgio Gustavo Quassi de Castro, pesquisador da AgroQuatro-S Experimentação e Consultoria Agronômica Aplicada.

De acordo com o pesquisador da AgroQuatro-S, a concentração de açúcar por tonelada de colmo é uma característica muito buscada pelas usinas já que, para a indústria canavieira, quanto mais elevados os teores de sacarose, melhor. “Por isso, ressaltamos os resultados deste estudo que poderá auxiliar os produtores na recomendação sobre o uso dos fertilizantes foliares e contribuir não somente para aumento da produtividade e da qualidade da produção, mas também para aumentar a resistência da cultura aos efeitos ambientais adversos que tanto prejudicam o crescimento saudável das plantas e são cada vez mais frequentes”, esclarece Castro.

Um outro conjunto de experimentos conduzidos pela AgroQuatro-S em cana-de-açúcar de 3° corte, realizado na safra de 2018/19, também apontou dados sobre o aumento da produtividade. Na ocasião, o YaraVita BIOTRAC foi utilizado via foliar, em aplicação única, no período de perfilhamento da cultura, entre os 150 e 180 dias após a rebrota.

O resultado aponta que a produtividade (TCH) da cana-de-açúcar aumentou em até 19 t/ha com a aplicação de 3,0 L/ha, o qual representou aproximadamente 20% de TCH a mais quando comparada às plantas que não receberam aplicação do produto. Com o aumento da produtividade de cana-de-açúcar, foi constatado também um aumento linear na produção de açúcar, concluindo assim que a aplicação de 3,0 L/ha de YaraVita BIOTRAC proporcionou ganhos em torno de 27% na produção de açúcar.

“Através desses estudos, podemos recomendar aos produtores de cana-de-açúcar mais uma solução que comprovadamente auxilia na produtividade e na qualidade dos canaviais, mesmo em situações de estresse climático. O desenvolvimento em pesquisas e inovação é um dos pilares estratégicos da Yara, que nos possibilitam a descoberta de novos indicadores e respostas que norteiam o conhecimento da Companhia para continuarmos oferecendo as melhores soluções em nutrição agrícola”, diz Franz Hippler, pesquisador da Yara Brasil.

Segundo o especialista em cana-de-açúcar da Yara Brasil, esta é mais uma etapa concluída no aperfeiçoamento do programa nutricional LongeVita Yara, especialmente desenvolvido para cana de açúcar, para proporcionar o investimento mais seguro e confiável, mesmo nas condições climáticas mais adversas.

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.


InPress Porter Novelli
(11) 3323-1520 | inpresspni.com.br