Signatária do Pacto Mundial das Nações Unidas, companhia vai aportar R$ 11 milhões ao longo de três anos para promover a recuperação de áreas degradadas na Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia

A Hypera Pharma, uma das maiores e mais diversificadas empresas farmacêuticas brasileira, realizou nesta segunda (29), uma solenidade para o plantio na primeira propriedade rural beneficiada no Juntos pelo Araguaia – Lote II, com áreas selecionadas para a restauração florestal e conservação de solo e água no município de Santa Rita do Araguaia. Os convidados fizeram, juntamente com a equipe técnica do projeto Juntos pelo Araguaia, o plantio das primeiras 100 mudas de árvores de espécies nativas do bioma Cerrado. Ao todo, nesta primeira propriedade serão plantadas 800 mudas de espécies arbóreas nativas. O evento foi realizado em parceria com o Instituto Espinhaço e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO) e reuniu cerca de 60 pessoas, incluindo a Secretária de Estado que coordena o Juntos pelo Araguaia, Andréa Vulcanis.

“O Juntos pelo Araguaia é um projeto que conta com esforço mútuo, para que juntos possamos trazer uma outra realidade para o Rio Araguaia. Durante décadas, a bacia foi degradada e, agora, damos início à recuperação de áreas estratégicas na Bacia”, destacou Vulcanis durante o evento.

A recomposição da vegetação nativa no território da Bacia Hidrográfica do alto Rio Araguaia será um marco no processo de recuperação de áreas prioritárias para a produção de água para o Rio, uma vez que coloca em prática ações de restauração de 230 hectares nos municípios de Santa Rita do Araguaia e Mineiros. No total serão investidos R$ 11 milhões para a implementação do Lote II do Programa Juntos pelo Araguaia.

Segundo Luiz Oliveira, fundador e presidente do Instituto Espinhaço, OSC credenciada e responsável pelo projeto, “o Juntos pelo Araguaia é a semeadura da esperança. São as ações de hoje que trarão vida e perenidade para o Rio Araguaia. Também por isso, o programa Juntos pelo Araguaia nasce como uma convocação à nossa superação como sociedade, como modelo de mundo em transformação, como expressão maior da ética do cuidado. Ele reafirma e nos coloca como semeadores do futuro, criadores de novas e possíveis realidades. É nisso que acreditamos. É para isso que trabalhamos todos juntos. Este é o resultado que estamos colhendo, desde já, aqui de Santa Rita do Araguaia, com o começo da implantação do programa”, pontua.

Entre os compromissos do projeto também está a restauração de mananciais visando ao aumento da disponibilidade hídrica, por meio da recuperação florestal, da condução da regeneração, adensamento e ações de conservação do solo, apoiando a minimização dos efeitos das mudanças climáticas.

Ciente de suas responsabilidades socioambientais, a Hypera Pharma é signatária do Pacto Mundial das Nações Unidas, uma rede global comprometida com o desafio de apoiar a promoção de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, direitos do trabalho e proteção do meio ambiente. Na questão ambiental, ao aderir ao acordo, a companhia se predispôs a estimular uma visão que considere a proteção do meio ambiente, a tomar iniciativas para promover uma maior responsabilidade com essas questões e a incitar o desenvolvimento e difusão de tecnologias que respeitem o ecossistema mundial.

Todo o trabalho e as ações executadas no âmbito do projeto serão realizadas com o acompanhamento e fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás (Semad-GO), e as instituições executoras serão avaliadas segundo as políticas de Compliance da Hypera Pharma, com acompanhamento de projetos por meio de relatórios periódicos.

A Hypera Pharma é uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil e está presente em todos os segmentos relevantes do setor. Com posição de liderança em diversas categorias, oferece produtos de alta qualidade e segurança, investindo continuamente em inovação e crescendo de forma sustentável, para que as pessoas vivam mais e melhor. Está presente nos três grandes segmentos do mercado farmacêutico nacional: Produtos de Prescrição (com Mantecorp Farmasa e Mantecorp Skincare); Consumer Health (com marcas ícones de medicamentos isentos de prescrição como Benegrip, Buscopan, Coristina d, Engov, Neosaldina, Vitasay 50+ e Zero-Cal); e Similares e Genéricos, com Neo Química.

Máquina Cohn&Wolfe
maquinacohnwolfe.com.br