Em uma estreia mundial, a Heinz revelou o ketchup Heinz produzido com tomates cultivados em condições simuladas de Marte

A Heinz, fabricante do ketchup mais amado do mundo, em colaboração com a equipe de Astrobiologia do Instituto Espacial Aldrin, da Florida Tech, o Instituto de Tecnologia da Flórida, nos EUA, conseguiu cultivar Tomates Heinz sob condições de solo marciano.

Em uma experiência inédita que levou dois anos de produção, os Mestres Tomateiros da Heinz, especialistas na análise de técnicas para o cultivo em condições extremas, somaram esforços com a equipe do Instituto Espacial Aldrin, que está pesquisando formas de sustentar a raça humana durante muitas gerações em outros planetas, para fazer o derradeiro teste envolvendo a agricultura fora do nosso mundo. Esta é uma área de investigação cada vez mais importante, considerando a degradação do solo que o nosso planeta tende a enfrentar.

O resultado? Uma cultura de Tomates Heinz com as qualidades exatas que passaram no teste para se tornarem o icônico ketchup, e um dos maiores esforços do gênero já realizados.

O primeiro de três artigos científicos traçando o início desta missão foi submetido à revisão por pares, cobrindo a fase de descoberta do projeto; uma análise do simulador de regolito (solo) marciano e a sua composição biológica, seguida de uma lista das sementes híbridas dos Tomates Heinz que teriam um melhor desempenho nas condições. Isto posto, foram escolhidos dois tipos de sementes e iniciou-se uma cultura desses tomates em maior escala nestas condições.

Uma estufa sob medida, apelidada de “Redhouse”, foi construída no terreno do Instituto Espacial Aldrin dentro do Instituto de Tecnologia da Flórida. A estufa imitava as condições de bioma que os humanos enfrentariam ao plantar no planeta vermelho – desde a iluminação artificial por LED, até 3.500 kg de regolito análogo ao marciano. Uma equipe de 14 cientistas e estudantes passaram 2.000 horas ao longo de nove meses, trabalhando com os especialistas da Heinz ao longo de dois anos para aperfeiçoar a cultura.

“Há muitos fatores importantes que nossos Mestres Tomateiros consideram quando se trata das propriedades certas para o cultivo dos Tomates Heinz em ambientes e solos novos e não ideais – desde a espessura, cor e doçura. Todos estes parâmetros garantem que vamos criar o inconfundível Ketchup Heinz que todos conhecemos e amamos. Cuidar dos solos é uma das nossas principais missões, e vamos levar esses ensinamentos a frente para continuar nossos compromissos no sentido de cultivar sustentavelmente”, diz Cristina Kenz, Chief Growth Office na Kraft Heinz International Zone.

“Estamos muito entusiasmados pelo nosso time de especialistas ter sido capaz de cultivar o Tomate Heinz em condições desconhecidas de outro planeta e compartilhar a nossa criação com o mundo. Desde as primeiras análises do solo nas condições marcianas há dois anos, até a colheita agora, tem sido uma jornada que provou que, onde quer que os humanos estejam, o Ketchup Heinz ainda será apreciado por muitas gerações futuras”, continuou Cristina.

Dr. Andrew Palmer, professor do Instituto Espacial Aldrin no Instituto de Tecnologia da Flórida, disse: “Até agora, a maioria dos esforços em torno da descoberta de formas de cultivo em condições de solo marciano simuladas são estudos de crescimento de plantas no curto prazo. O que este projeto tem feito é olhar para a colheita de alimentos no longo prazo – se queremos manter a nossa vida em outros planetas, precisamos ser capazes de compreender como podemos plantar e produzir alimentos no longo prazo, utilizando as ferramentas que temos à nossa disposição.”

“O solo que usamos na Terra está cheio de microrganismos e fungos que melhoram a condição do solo e facilitam o crescimento das plantas, e os regolitos de Marte (solo) têm uma composição muito diferente. Conseguir uma, de qualidade, para gerar o Heinz Tomato Ketchup foi um resultado dos sonhos, e trabalhar com os Mestres Tomateiros da Heinz nos permitiu ver quais são as possibilidades de produção de alimentos a longo prazo para além da Terra. Há muito o que podemos aprender ao trabalhar com as maiores empresas alimentícias do mundo”.

O primeiro de três artigos científicos do Dr. Palmer e da equipe do Instituto Espacial Aldrin, que traça a missão Heinz on Marz, intitulado “Successful production of fruit by Solanum Lycopersicum (tomato) in Martian Regolith Simulants: Lessons for in situ resource utilization-based food production on a Martian colony” (“Produção bem-sucedida de frutos de Solanum Lycopersicum (tomate) em simulações de solo marciano: Lições para a produção de alimentos baseada na utilização de recursos em uma colônia marciana”, em tradução livre), foi submetido à revisão por pares.

Com mais de 150 anos oferecendo alimentos de qualidade, a Heinz está presente em mais de 200 países ao redor do mundo. Além do icônico ketchup – líder de mercado –, seu portfólio inclui outros condimentos, como maionese, mostarda e barbecue, além de molhos de tomate. Em 2015, a marca se tornou parte da Kraft Heinz Company, conglomerado resultante da fusão entre a Heinz Company e a Kraft Foods Group. Uma das maiores empresas alimentícias do mundo, a Kraft Heinz se dedica a produzir alimentos e bebidas de alta qualidade, oferecendo sabor e nutrição à todas as ocasiões.

A Florida Tech foi fundada em 1958 no início da Corrida Espacial, que iria definir a costa atlântica da Flórida e cativaria a nação. Agora, a principal universidade tecnológica privada do Sudeste, a Florida Tech é uma Tier 1 Best National University in U.S. News & World Report e uma das nove escolas da Flórida elogiadas pelo Fiske Guide to Colleges. A Florida Tech está classificada entre os 5% das 20.000 melhores instituições do mundo no ranking das Universidades Mundiais de 2020-21 e foi nomeada pela Forbes como Top College e Best Value University para 2019. A Florida Tech oferece licenciaturas, mestrados e doutorados em aeronáutica e aviação, engenharia, informática e cibersegurança, negócios, ciência e matemática, psicologia, educação e comunicação. Saiba mais sobre a nossa incansável busca pela grandeza em floridatech.edu.

Loures Consultoria
11 2391-5005 | loures.com.br