Produtores da soja, milho e tomate também encontrarão bioinsumos para suas lavouras no estante da companhia

A Promip, empresa especialista em soluções biológicas para o combate de pragas na agricultura, estará presente na 21ª Expoagro Afubra, conhecida como a maior feira do Brasil voltada à cultura do tabaco e agricultura familiar. O evento, realizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil, acontece na cidade de Rio Pardo (RS), entre os dias 21 e 24 de março. Na ocasião, a Promip destaca ferramentas de seu portifólio destinadas ao combate biológico de pragas na cultura do tabaco, como o StratioMIP®, um bioinsumo eficiente na ação contra a mosquinha das mudas de tabaco, Fungus gnats (Bradysia matogrossensis), inseto que apresenta sérios riscos em sistemas de produção de mudas, por provocar atrasos no desenvolvimento e aparecimento de doenças que atacam as raízes. A Promip mantém sólida relação com a cadeia produtiva do tabaco: em torno de 4,5 mil agricultores gaúchos do sistema da BAT – British American Tobacco – usam o bioproduto Stratiomip®, no controle biológico da praga ‘mosquinha-das-frutas’.

Os benefícios do BracoMIP®, outro importante bioinsumo da companhia, também será destaque. O produto tem como ingrediente ativo a vespa parasitoide Habrobracon hebetor, potente inimigo natural da traça-do-tabaco, Ephestia elutella. O BracoMIP® atua em sistema de estocagem do tabaco curado. “Esta ferramenta é fundamental para evitar infestações de traça-do-fumo, condição que interfere na qualidade do tabaco processado nas usinas e afeta negativamente a qualidade final do produto”, conta Rodrigo B. Rodrigues, Gerente Nacional de Vendas da Promip.

Além das soluções para o combate biológico de pragas na cultura do tabaco, a Promip reforça os benefícios do TrichoMIP-P®, destinado ao produtor de diferentes culturas como soja, milho e tomate. O bioproduto é composto pelo agente biológico Trichogramma pretiosum, uma microvespa que parasita ovos de diversos tipos de mariposas, agindo contra a traça-do-tomateiro, a broca-grande-do-tomate, a lagarta-da-espiga-do-milho, lagarta-do-cartucho-do-milho, lagarta-da-soja e lagarta-falsa-medideira. “A Promip mantém sólida relação com a cadeia produtiva do tabaco e agricultura familiar gaúcha, por isso destacar outras culturas além do tabaco num evento tão tradicional como a Expo Afubra é fundamental. Certamente serão dias de muitas oportunidades para a empresa e produtor”, finaliza Rodrigues.

A PROMIP é uma empresa de base tecnológica que reúne em seu portfólio produtos biológicos e serviços especializados para a implementação de Programas de Manejo Integrado de Pragas. Fundada em 2006, iniciou suas atividades ligada à ESALQTec (ESALQ/USP), em Piracicaba, interior de São Paulo. A companhia é pioneira na produção e comercialização de macrobiológicos no Brasil. Alicerçada em sua história e comprometida com o futuro, a Promip busca na natureza soluções para o desenvolvimento de bioprodutos para uma agricultura mais segura, sustentável e de alta produtividade, que contribui para a melhoria da saúde das pessoas e do planeta.

Imprensa PROMIP