Evento reuniu cerca de três mil pessoas, além de compradores nacionais e internacionais © Rio Coffee Nation

A segunda edição do Rio Coffee Nation, evento dedicado a cafés especiais e orgânicos, levou para a Casa França-Brasil, nos dias 23 e 24 de outubro, cerca de três mil pessoas, além de oportunidades de negócios com foco em estimular a profissionalização do mercado.

Importante destaque para a presença do mercado de compradores nacionais de cafeterias, restaurantes e espaços gastronômicos, assim como internacionais, por conta da parceria com o Paris Coffee Show. Nos dois dias de evento, o Rio Coffee Nation gerou cerca de um milhão de reais com a venda de cafés especiais e produtos relacionados ao setor, que de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) o consumo de café no Brasil cresceu 1,34% em 2020, o que representa 21,2 milhões de sacas de 60 quilos. Os números incluem café torrado e moído, em grão e solúvel, e representam o segundo maior número da história da indústria.

A primeira edição presencial contou com mais de 100 marcas presentes, além de 40 expositores, mostrando o que há de melhor na produção de cafés especiais brasileiros.

“A possibilidade de realizar a edição presencia do Rio Coffee Nation esse ano foi extremamente importante para o mercado. Possibilitar o contato dos produtores com os compradores e com o público e geral gera uma nova experiência, incluindo a degustação do produto e apresentação da produção. Queremos atuar junto a todas as etapas desse mercado para reforçar a posição de excelência dos cafés brasileiros, tanto no mercado interno como abrindo novas frentes de exportação”, indicam Martina d’Avila e Vania Tavares, idealizadoras do evento.
Em 2021, o Rio Coffee Nation acontece em formato híbrido. Além do evento já realizado presencial, a edição online acontecerá no próximo fim de semana, dias 30 e 31 de outubro.

O Café Iranita, de Purilândia, em Porciúncula, no Noroeste Fluminense, foi o grande vencedor da Competição de Melhor Café Torrado para Espresso. Além do reconhecimento, o café participará em 2022 do Paris Coffee Show, um dos mais importantes eventos de café mundiais, que acontece anualmente na capital francesa.

Na competição, o segundo lugar foi para o café da Serra do Cabral, em Minas Gerais, e a terceira colocação ficou com a Fazenda Florença, em Valença, no Vale do Café no Rio de Janeiro.

O Rio Coffee Nation também recebeu o 2º Campeonato Brasileiro de Latte com Deleite Vegetal”, promovido em parceria com o primeiro leite vegetal de aveia do Brasil, o Naveia. Latte art é a arte de criar desenhos e grafismos com leite vaporizado utilizando café como “tela”. O grande vencedor foi Gael Martins, barista da Baden Torrefação, de Porto Alegre, que ganhou uma passagem para Varsóvia, na Polônia, para acompanhar o mundial de latte art que acontece em junho de 2022. E ainda vai acompanhado de Tiago Rocha, barista embaixador do torneio, e da Amanda Albuquerque, vencedora da primeira edição do campeonato.

O evento recebeu a presença da Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros e o Secretário da Agricultura do Estado, Marcelo Queiroz.

O Rio Coffee Nation tem patrocínio master do SEBRAE e como patrocinador a 3 Corações. O evento tem como apoiadores a Melitta e Ambipar, e como parceiros: L’Aqua, Astoria, Flavors, Museu do Café, Paris Coffee Show, L’Arbre a Café e Naveia.
Apoio institucional: Casa França Brasil- Secretaria da Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Mídia partners: Sabor&Arte e rádio SulAmérica Paradiso.


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