Com retomada presencial, área volta a ser uma das plataformas de negociação da Semana Internacional do Café e proporciona aos visitantes o contato com as novidades de microempreendedores

Depois de um hiato de dois anos, os microempreendedores do setor de café e aqueles que estão iniciando a trajetória no mercado podem novamente expor seus trabalhos, produtos e maquinários. Isso porque o Espaço Village volta a ser uma das atrações presenciais da Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada de forma híbrida, entre os dias 10 e 12 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

Porta de entrada para as empresas de pequeno porte que pretendem divulgar suas produções, a atração reforça o compromisso da organização em proporcionar oportunidade para quem está dando os primeiros passos no setor e é uma vitrine de inovação e tecnologia envolvendo todos os elos da cadeia da cafeicultura, por concentrar profissionais que trazem novidades relacionadas à bebida, métodos de operação, propostas de negócios – como cafeterias e maquinários – e são, muitas vezes, responsáveis por criar tendências e alavancar o setor.

“Tem desde o microempresário que lançou um equipamento novo àquele que desenvolveu método de preparo super disruptivo, mas que atua em escala artesanal. Esses são os expositores que podem estar no Village”, informa, Caio Alonso Fontes, Cofundador e Diretor de Planejamento da Café Editora, uma das organizadoras da SIC.

De acordo com o executivo, entre os objetivos do espaço estão: possibilitar a esses empreendedores a visibilidade internacional das suas marcas e fazer conexões com parceiros da cadeia. “É comum vermos uma marca participar do Village durante dois anos, depois conquistar um estande amplo e ter uma equipe maior para aproveitar toda a geração de negócio que acontece durante a SIC. Costumamos acompanhar o crescimento das marcas e é muito gratificante ver isso acontecer”.

Uma das suas vantagens que motivam a participação dos expositores é o baixo valor de investimento. Por conta disso, o espaço costuma ter bastante procura. Os 24 estandes que compõe a área da edição 2021 já estão ocupados.

 

Além da exposição: a retomada – Neste ano, o Espaço Village ganha um atrativo ainda mais especial em função do retorno das atividades após o período de pandemia: o estímulo à retomada dos negócios. Para isso, a área do evento foi ampliada para atender a demanda dos microempresários neste momento.

“A gente sabe que o mercado de cafeterias foi muito impactado na pandemia, já que elas estiveram fechadas por um período. Então, este é o espaço que queremos dar oportunidade para as empresas reiniciarem parcerias, encontrarem novos compradores, distribuidores para impulsionar os negócios”, finaliza Caio. Os propósitos vão de encontro ao tema da edição 2021 da SIC:  Retomar, Reencontrar e Reconectar.

Além das experiências in loco, a SIC ainda oferecerá uma programação digital com conteúdo transmitido diretamente do pavilhão, com palestras e painéis gratuitos na Central SIC e no Studio Streaming Room, além dos debates marcados para o DNA CAFÉ e o Fórum da Cafeicultura Sustentável; e eventos especiais como Minas Coffee Origin Summit e o Prêmio AT&G Senar.

Para quem deseja acompanhar as atrações presencialmente, o credenciamento é on-line e pode ser feito no site, com preenchimento da ficha de inscrição, pesquisa e o envio do comprovante de vacinação. Durante o processo, é possível selecionar os cursos, oficinas e workshops que deseja participar. Não haverá sistema de cadastro físico no Expominas.

Semana Internacional do Café 2021 – Presencial e Digital

De 10 a 12 de novembro | Acesse: www.semanainternacionaldocafe.com.br

A A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100% Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70 horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional e internacional.
PATROCINADORES – A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé e Sistema Ocemg, patrocínio specialty Sicoob e 3Corações Rituais, patrocínio premium Melitta, patrocínio standard Yara, Mosaic Fertilizantes, QIMA/WQS e Banco do Brasil.

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