Perfis são disputados até por empresas financeiras

O mercado de recrutamento e seleção está bastante aquecido de uma forma geral, entretanto a região Centro-oeste identifica escassez de bons profissionais no segmento do agronegócio. Esses perfis especializados estão muito acessados, com isso as empresas têm feito movimentos de retenção agressivos para segurar os perfis, o que tem gerado grande impacto no setor.

Segundo Anderson Schemberg, executivo responsável na região centro oeste do ecossistema de soluções de RH, a FESA Group, das posições para o agronegócio que realizou este ano, em 80% houve negociação de salários e benefícios porque as empresas empregadoras aplicaram contraproposta agressiva de retenção.

” Além das tradicionais áreas do agro, como pecuária e insumos, os profissionais estão sendo disputados pelas empresas de maquinário agrícola, por empresas familiares que passarão por sucessão e até pelos bancos que entendem que no negócio rural é extremamente que o profissional transite entre o conhecimento técnico e a confiança do produtor”, reforça Schemberg.

O executivo afirma também que muitos perfis estão sendo promovidos precocemente, ou principalmente sofrendo reajustes salariais bem significativos, que estão extrapolando algumas faixas médias de remuneração para as posições. O receio é que esteja se formando uma bolha no segmento como houve com profissionais da Internet há alguns anos. Em média, ao mudar de emprego a expectativa de aumento salarial é de 10 a 15%. No agro, a expectativa chega a acréscimo de 50%.

Composto por um ecossistema de soluções de pessoas, ancorado em relações humanas, tecnologia e ciência de dados, a FESA Group é a maior especialista em consultoria de RH no Brasil. Por meio de suas cinco marcas oferece soluções online e offline para aquisição e gestão de talentos, desenvolvimento de liderança, avaliação de pessoas, remuneração e benefícios, carreira, voluntariado corporativo, cultura e performance, entre outros. A FESA Executive Search oferece recrutamento de executivos e conselho, a FESA Asap efetua recrutamento de profissionais de média gerência, enquanto a FESA Advisory possui soluções estratégicas para desenvolvimento de liderança. Na área social, a FESA C.R.O.M.A apresenta programas de voluntariado corporativo atuando com projetos educacionais e de qualificação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade. A FESA XFour é a marca que fomenta inovação aberta investindo em HR Techs inovadoras e disruptivas. A FESA Group possui escritórios regionais em todo o Brasil, Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Miami (EUA) e Monterrey (México).

fsb comunicação
(21) 3206-5050 | fsb.com.br