No-Nema possui amplo leque de alvos e traz nova opção de aplicação para uso via foliar, além do já conhecido tratamento de sementes e da pulverização no sulco de plantio

Em um momento em que os nematoides presentes nos solos brasileiros afetam diversas culturas com prejuízos aproximados de R﹩35 bilhões por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), o agricultor passa a contar com um importante aliado para o controle efetivo de nematoides com múltiplas formas de aplicação. Trata-se do No-Nema, do Grupo Vittia, um nematicida e fungicida biológico altamente eficaz no manejo de fitonematoides, além de controlar fungos que causam podridão de raiz.

Dentre os produtos disponíveis para o manejo de fitonematoides aprovados pelo MAPA, o No-Nema se destaca por ter um maior leque de possibilidades quanto a aplicação, com a novidade para a aplicação via foliar. Essa forma apresenta os mesmos benefícios que a modalidade via tratamento de sementes e via sulco de plantio, porém, com um grande diferencial: a indução de resistência das plantas.

O No-Nema possui eficácia no controle de diversos nematoides, como: Meloidogyne javanica (Nematoide-das-galhas); Meloidogyne incognita (Nematoide-das-galhas); Heterodera glycines (Nematoide-de-cisto) e Pratylenchus brachyurus (Nematoide-das-lesões), espécies de maior ocorrência no Brasil e que afetam diversas culturas, além do controle de Fusarium verticillioides.

Somente na cultura da soja, os nematoides causam perdas de cerca de R﹩15 bilhões por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Nematologia . Os nematoides são vermes que parasitam as raízes, sendo também porta de entrada para fungos de solo, causando prejuízos como a diminuição no porte de plantas, o amarelecimento da cultura, a menor absorção de água e nutrientes, afetando fortemente a produtividade, além de prejudicar as culturas seguintes. “O problema tende a aumentar se não controlado, por isso seguimos com os estudos que comprovaram a eficácia da aplicação via foliar, inclusive com a possibilidade de potencializar o manejo já realizado no tratamento de sementes ou sulco de semeadura, tornando a proteção mais completa no controle de nematoides”, ressalta Bernardo Vieira, gerente de produtos biológicos do Grupo Vittia.

 

Proteção eficaz da raiz até a folha – Além da proteção contra nematoides com o No-Nema, os produtores brasileiros de soja, feijão, milho, algodão, trigo e outras culturas anuais também podem contar com o Bio-Imune, fungicida e bactericida biológico do Grupo Vittia. O multissítio apresenta formulação inovadora e superconcentrada de bactérias e metabólitos, que atuam diretamente na parte aérea das plantas, realizando ampla proteção e fortalecendo seu crescimento. Como resultado, o produto melhora a sanidade e a qualidade da lavoura.

Assim como o No-Nema, o Bio-Imune apresenta baixo risco de impactos ambientais, não provoca efeitos toxicológicos nos aplicadores e consumidores e não desencadeia a seleção de patógenos resistentes. Devidamente registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), possui amplo espectro de ação no controle das principais doenças como Antracnose, Ferrugem Asiática e Mofo Branco.

Bio-Imune foi o primeiro fungicida e bactericida biológico registrado para o controle da antracnose (Colletotrichum truncatum), doença que afeta a fase inicial da formação das vagens de culturas como soja e feijão; e da ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi), considerada uma das principais doenças da cultura, por ocorrer em praticamente em todas as regiões agrícolas do país, provocando a desfolha precoce, interferindo na formação das vagens e enchimento de grãos e, como consequência, reduzindo a produtividade da lavoura.

O Grupo Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e insumos agrícolas, está presente há 50 anos no país com a missão de permitir aos produtores ganhos de rentabilidade por área e melhoria do balanço socioambiental, entregando excelência em produtos e serviços para a agricultura.
Sempre expandindo sua atuação a favor do agronegócio por meio de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, o Grupo, dedicado à produção de insumos de alta tecnologia para a agricultura, conta com diversos produtos nas linhas de inoculantes, adjuvantes, acaricidas, condicionadores de solo, defensivos biológicos, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais, micronutrientes granulados para solo e sais para a agricultura e pecuária.
Atuando por meio das marcas Vittia, Biosoja, Samaritá, Biovalens, Vitória Fertilizantes e JB Biotecnologia, o Grupo possui oito unidades industriais localizadas em São Joaquim da Barra (3), Serrana, Ituverava e Artur Nogueira, no estado de São Paulo, e Patos de Minas e Paraupebas, no estado de Minas Gerais. Atualmente, conta com cerca de 880 colaboradores entre equipes administrativas, de produção e no campo. Comprometido com os princípios da sustentabilidade, o Grupo visa criar valor por meio da inovação e ampliação de negócios com aquisições estratégicas no mercado. Em 2019 obteve vendas de R﹩479 milhões no Brasil. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento somam R﹩ 14 milhões, contribuindo para trazer cada vez mais inovações sustentáveis ao agronegócio.

Weber Shandwick
11 3027-0200 | webershandwick.com.br