Projeto Taça & Prosa, iniciativa da Cooperativa Vinícola Garibaldi para celebrar a data, terá transmissão de degustação comentada em 4 de junho, destacando lançamentos e produtos premiados da marca

O consumo de vinho no Brasil ultrapassou sua média histórica, pouco superior a 2 litros por habitante e, em 2020, chegou à marca de quase 2,7 litros por pessoa, o que significa crescimento de 26%, conforme dados da Ideal Consulting. Além disso, a população brasileira que bebe vinho ao menos uma vez na semana cresceu 3 milhões de 2019 para 2020, de acordo com informações da consultoria inglesa Wine Intelligence.

A tendência ascendente dos números não é mero acaso. Ela é resultado de décadas de investimento do setor vinícola brasileiro na qualidade dos vinhos e espumantes elaborados em solo nacional, um esforço para oferecer aos consumidores produtos de excelência e, assim, conquistar sua preferência. O movimento vem dando certo – e esse é um dos principais motivos de celebração na comemoração do Dia do Vinho Brasileiro em 2021.

Neste ano, a data ganhou programação estendida: desde 10 de maio, produtores de todas as regiões do país têm realizado ações para promover vinhos, espumantes e sucos de uva feitos no Brasil, mostrando para o consumidor suas qualidades e estimulando as pessoas a apreciarem as bebidas vinícolas nacionais, em uma força tarefa que vai até 06 de junho. A Cooperativa Vinícola Garibaldi culmina sua participação nessa iniciativa com uma ação temática que ocorre no dia 04 de junho, sexta-feira: a transmissão da primeira live do projeto ‘Taça & Prosa’.

A partir das 20h, quatro especialistas entram no ar, ao vivo, pelo Instagram da vinícola (@coopvinicolagaribaldi) para debater temas importantes ligados ao setor vinícola e, especialmente, apresentar ao público vinhos e espumantes de destaque elaborados pela marca. São presenças confirmadas entre os comentaristas o enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Ricardo Morari, e os convidados Leandro Baena (@chorodavideira), Roberto Rodrigues de Araujo Junior (@confrariadobob) e Luciana Toscano (@vinhosdaserragaucha).

A degustação comentada traz lançamentos como o vinho Granja União Merlot Rosé, que está chegando ao mercado esse mês, e rótulos consagrados, como o premiado Espumante Garibaldi Moscatel, o Espumante Garibaldi VG Extra Brut e o vinho Garibaldi Merlot Reserva. Conheça:

 

Vinho Granja União Merlot Rosé – Uma das novidades preparadas pela Cooperativa Vinícola Garibaldi para este ano, o Merlot Rosé da linha Granja União chega ao mercado para, primeiramente, seduzir pela aparência – para, depois, conquistar pelo paladar. Seu aspecto visual levemente rosado é resultado de um cuidado na maceração com as cascas. “Fizemos isso sem a extração de taninos excessivos que poderiam tirar a leveza e a delicadeza desse vinho”, observa o enólogo chefe da cooperativa, Ricardo Morari. Esse varietal traz como componentes degustativos também aromas intensos de frutas vermelhas, como cereja e morango, e um sutil toque floral. Em boca, apresenta bom frescor, leveza e acidez equilibrada. O novo rosé da casa foi mantido a uma temperatura de fermentação controlada, buscando aromas finos e intensos. Após a fermentação, o vinho permaneceu em tanque refrigerado até o engarrafamento, a fim de preservar seu frescor e jovialidade. Por isso, apresenta uma graduação alcoólica inferior (10,5%) à do Merlot tradicional da mesma família (11,5%). Morari destaca a versatilidade desse vinho como uma de suas grandes qualidades, já que pode ser consumido de forma descompromissada. “É um vinho descomplicado, que não necessariamente exige harmonização para ser consumido”, opina.

 

Vinho Garibaldi Merlot Reserva – Pode-se dizer que o Merlot está para a Serra gaúcha assim como o Carmenere está para o Chile ou o Malbec para a Argentina. Embora essa frase contenha uma dose de exagero, é uma forma de mostrar como essa casta, entre as tintas, tem forte identificação com a principal região produtora de vinho do país. O Garibaldi Merlot Reserva é vinificado de forma tradicional, com seleção das uvas no vinhedo e aumento da relação sólido líquido, o que eleva a extração dos componentes presentes na película da uva, em especial os compostos fenólicos. Após a fermentação alcoólica, realiza-se a fermentação malolática, deixando o vinhos mais macio. Além disso, o vinho passa por um período de maturação em carvalho francês por seis meses antes de ganhar as prateleiras de mercados e lojas especializadas. A bebida apresenta coloração vermelho rubi intenso e reflexos violáceos, com aromas de frutas vermelhas, manteiga e um toque de chocolate. Em boca, percebe-se corpo moderado com acidez equilibrada e taninos macios. Este vinho foi elaborado na Safra 2020, tida como “A Safra das Safras”, por sua qualidade diferenciada e está indo para o mercado agora.

 

Espumante Garibaldi Moscatel – Reconhecido internacionalmente, com distinções em países como Espanha, Grécia, Inglaterra e França, o Garibaldi Moscatel também se consagrou na América Latina ao receber o principal prêmio da mais importante competição do continente, o Catad’Or Wine Awards, em 2018, no Chile. A distinção concedeu à bebida da Cooperativa Vinícola Garibaldi o título de Melhor Espumante do Cone Sul. Mas há mais: o espumante estampou a publicação 5StarWines – The Book 2021, da Vinitaly, maior feira de vinhos da Itália. Se as credenciais dessa bebida já seriam suficientes para justificarem sua presença no Taça e Prosa, a análise sensorial desse espumante elaborado com dois tipos de uva Moscato – Branco e Giallo – certifica de vez a escolha do Moscatel para essa lista. Esse espumante é elaborado através do método Asti, com apenas uma fermentação, que é interrompida para manter maior residual de açúcar e diminuir a graduação alcoólica, dentro de autoclave. O Garibaldi Moscatel é um espumante de coloração clara, com reflexos esverdeados e aspecto brilhante, além de apresentar ótima formação de perlage. No olfato, apresenta aromas com notas de melão, maçã verde, flores brancas e um toque de mel. Já no paladar, mostra-se suave e cremoso, com acidez equilibrada e refrescante.

 

Espumante Garibaldi VG Extra Brut – Elaborado pelo método Charmat com uvas Chardonnay e Pinot Noir, o Espumante Garibaldi VG Extra Brut é uma bebida de paladar estruturado, com acidez equilibrada e refrescante. Tais atributos conquistaram o júri internacional, sendo reconhecido duplamente em premiações na terra do espumante, a França. O vinho borbulhante ganhou a medalha de ouro tanto no Challenge International du Vin quanto no Citadelles du Vin ocorridos no ano passado. E ainda obteve, na Grécia, uma medalha de bronze no Thessaloniki International Wine & Spirits Competition. É elaborado pelo Método Charmat Longo, permanecendo em autólise no autoclave por 12 meses, o que lhe confere estrutura, intensidade e cremosidade. O VG apresenta uma cor amarelo palha com reflexos esverdeados, aspecto brilhante e ótima formação de perlage. O olfato lembra aromas com notas de abacaxi, baunilha e um delicado toque de pão tostado.

Espumantes Garibaldi – © Cassius Fanti

Taça & Prosa, degustação comentada transmitida pela Cooperativa Vinícola Garibaldi, integrando a programação comemorativa ao Dia do Vinho Brasileiro

Quando: 04 de junho, às 20h | Onde: pelo canal da Cooperativa Vinícola Garibaldi no Instagram – @coopvinicolagaribaldi | Quanto: o acesso à transmissão é gratuito. | Como participar: o público pode acompanhar as degustações em casa, adquirindo o kit com os quatro produtos pelo preço promocional de R$ 129,00 (informações sobre como adquirir podem ser obtidas pelo fone/whats 54 99196-5577 ou através do site www.vinicolagaribaldi.com.br).


Exata Comunicação
(54) 3055.2225 | exatacomunica.com.br