Os treinamentos serão realizados em 13 municípios do Estado até o dia 7 de outubro

O primeiro treinamento do ciclo de capacitação sanitária para os controladores de javali (Sus scrofa) do estado de São Paulo foi realizado no dia 13 de setembro na cidade de Avaré. O evento foi organizado pelo Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Avaré e contou ativamente com a participação da Associação dos Policiais Civis de Avaré (AFPCA) e a Polícia Militar Ambiental do Estado.

Houve a participação de aproximadamente 100 controladores, neste treinamento é parte das ações do Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos, que tem como um dos objetivos fortalecer a capacidade de detecção precoce frente às doenças que são um risco para a suinocultura paulista, como a Peste Suína Clássica (PSC), Peste Suína Africana (PSA) e Síndrome Respiratória Reprodutiva Suína (PRRS). Foram abordados temas sobre os riscos da população de javalis frente á pecuária, saúde humana e seus possíveis impactos econômicos.

“Essa capacitação torna-se necessária para a correta realização da colheita de amostras de material para auxiliar nessa vigilância, a forma correta de conservação do material e orientação sobre os locais de entrega. Também foram repassadas informações para proteção do controlador de possíveis doenças que possam ser veiculadas pelos javalis”, disse César Moura, diretor técnico do EDA de Avaré.

O circuito de capacitação está sendo realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e os treinamentos estão sendo ministrados pela equipe técnica da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, coordenada pelo médico veterinário Artur Felício, que junto à Coordenadoria responde pelo Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos. Dentre outras informações “foi dado ênfase na regulamentação do transporte de carcaças de javalis e seus híbridos sobre sua importância da não disseminação de doenças e da sua forma adequada de transporte, uso de lacres e utilização da documentação sanitária emitida pelos Escritórios de Defesa Agropecuária do estado de São Paulo”, disse Felício.

Estiveram presentes no evento, os médicos veterinários Willian Alves Correa, coordenador-substituto, Affonso dos Santos Marcos, diretor do Grupo de Defesa Sanitária Animal, César Moura, o diretor do EDA de Avaré e Bruno César Oliveira, assistente do EDA de Avaré.

Está programado um total de 13 treinamentos, que serão realizados até o dia 7 de outubro nos municípios de Avaré, Jaú, Paranapanema, Igaratá, Birigui, Paraíso, Jales, Rio Claro, Tatuí, Cravinhos, Pedregulho, Jundiaí e Piracicaba.

Para mais informações e sobre as inscrições, os controladores devem entrar em contato com:

BH Assessoria CAC: Christiano (19) 99948-2434 | Hunters: Francisco (15) 99118-3132 | A.M.F.I.: Noronha (11) 94823-6677 | Aqui tem Javali: Rafael Salerno (31) 8336-4515


Por Teresa Paranhos
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo