A unidade receberá embalagens vazias de defensivos agrícolas de agricultores de 36 municípios.

O inpEV acaba de anunciar o início das atividades da central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Araçatuba (SP). A inauguração ocorreu durante as comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, com a presença de autoridades, representantes do Instituto e outros convidados.

O diretor-presidente do inpEV, João César Rando, informou que a nova unidade ampliará a capilaridade do Sistema Campo Limpo – programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas – ao atender cerca de 500 produtores rurais de mais de 36 munícipios. “A unidade receberá o material diretamente dos agricultores e de quatro postos fixos da região e terá capacidade de receber e processar 600 toneladas/ano de embalagens vazias de defensivos agrícolas”, explica Rando.

A inauguração da nova central faz parte da busca constante do Sistema Campo Limpo por facilitar o cumprimento da obrigação legal do agricultor de devolver as embalagens pós-consumo, que são encaminhadas para destinação ambientalmente correta. “Hoje o Sistema recebe 94% das embalagens plásticas comercializadas e, destas, 93% são enviadas para reciclagem e 7% são incineradas”, finaliza o diretor-presidente do inpEV.

 

Cerimônia – Na cerimônia de inauguração, estiveram presentes o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges; a vice-prefeita, Edna Flor; e representantes de secretários estaduais. A ministra da Agricultura Tereza Cristina participou virtualmente, declarando-se “fã do trabalho do Sistema Campo Limpo, que é referência não só no Brasil, mas em todo o mundo”.

 

Informações da Central – Gerenciada por César Augusto Santana, a unidade fica na rua Walter Kuiz Casreletto, S/N, Bairro Parque Industrial Maria Isabel de Almeida Prado, CEP: 16.080-755. O telefone de contato é (18) 9.9647-0854.


Desde 2002, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) é entidade gestora do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo: O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no FacebookYoutube Instagram.

Hill+Knowlton
11 4873 7900 | hkbrasil.com.br