Solução da Minerthal apresentou melhores resultados na taxa de prenhez na IATF e no desmame de bezerros mais pesados

MinerBlock no coxo

Em períodos de seca, a nutrição dos bovinos deve ser cautelosamente pensada a fim de evitar perdas. Por isso, ao escolher o tipo de suplementação para um rebanho, fatores nutricionais, produtivos e reprodutivos são levados em consideração. Tais aspectos, aliados à expectativa dos pecuaristas de ganho econômico para a propriedade, indicam que o MinerBlock, suplementação em bloco da Minerthal, é a solução que melhor atende às necessidades para ganhos em escores corporais, taxa de prenhez, lucratividade e logística.

Um experimento realizado na Fazenda Mater, localizada em Santa Rita do Pardo (MS), permitiu a comprovação da eficiência da nutrição com o bloco da Minerthal, no comparativo com a suplementação em pó. “Na ocasião, foram analisadas 417 novilhas Nelore num período de 31 meses, que englobou as estações de seca e de águas, em parâmetros produtivos e reprodutivos”, explicou a gerente de Marketing da Minerthal, Maria Alice de Azevedo Morgulis.

Na estação da seca, foram utilizados para essa comparação o MinerBlock Cria Proteico – Suplemento Mineral Proteico Aditivado (30% PB) e o suplemento mineral em pó com ureia feito na fazenda (41 %PB). Na estação das águas fez-se o uso do Minerblock Cria MD – Suplemento Mineral Aditivado e do suplemento mineral em pó produzido na fazenda (32% PB).

 

Conclusões do experimento – Os resultados comprovaram que as matrizes suplementadas com MinerBlock apresentaram escores corporais melhores, tanto no pré quanto pós-parto. “As boas condições corporais permitiram que o retorno ao cio fosse mais rápido. Alinhado a esse aspecto, a taxa de prenhez com o uso da suplementação em bloco foi maior do que com animais suplementados de forma convencional, tanto na 1ª e 2ª IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) quanto na taxa de prenhez final”, detalha a gerente de Marketing.

O desempenho da suplementação com MinerBlock acarretou, ainda, em ganhos econômicos e logísticos. No experimento da Fazenda Mater, observou-se um retorno econômico na ordem de 88% do valor investido no suplemento em bloco. A relação investimento/retorno foi de 1,9. Para esse cálculo, foram considerados 100 animais.

“Ao aliar os resultados de prenhez com o desempenho dos bezerros ficou comprovado que a suplementação com a linha MinerBlock não só aumentou a produção de bezerros, como aumentou o peso deles. Isso possibilitou ao pecuarista maior faturamento por matriz exposta à reprodução”, finaliza Maria Alice.

A Minerthal Produtos Agropecuários, fundada em 1973, atua em âmbito nacional, levando ao mercado uma linha completa de produtos capaz de suprir as necessidades dos pecuaristas nos sistemas produtivos de pecuária de corte (cria, recria e/ou engorda e confinamento), pecuária de leite e indústrias ligadas à pecuária, em qualquer época do ano.


Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br