Contratação de proteção para minimizar riscos de danos causados por alterações climáticas deve ser feita com antecedência de dois a quatro meses antes do plantio.

Os três meses que antecedem o início de plantio da soja – que ocorre a partir de setembro – são fundamentais para a garantia de bons resultados no momento da colheita. É neste período que os produtores agrícolas fazem o planejamento da produção que vai da busca pelo crédito até a compra das sementes e preparo da terra. Este é o momento ideal também para a contratação de um seguro para proteção contra danos causados por qualquer mudança climática que possa prejudicar a colheita.

No setor agrícola, o momento mágico ocorre de dois a quatro meses antes do plantio de determinada cultura. “É quando o produtor toma todas as decisões importantes, como a escolha das sementes, adubos, defensivos agrícolas, a necessidade ou não de aluguel de máquinas e o crédito para financiar todo o investimento que é alto. O seguro agrícola é uma garantia que o produtor não perderá este investimento em caso de uma longa estiagem ou excesso de chuva que podem comprometer a plantação”, explica Fernando Renó, Engenheiro Agrônomo e Head de Agronegócios da EZZE Seguros.

Embora fundamental para garantir a sustentabilidade do setor, o seguro agrícola tem muito para crescer no país. Estimativas apontam que apenas 15% de toda área plantada em território nacional seja segurada. Em um ano com previsão de alterações climáticas marcadas por longos períodos de seca nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, os prejuízos tendem a ser altos. “Além da falta de cultura de seguro, em muitos casos os pequenos e médios produtores ainda subestimam a possibilidade de perdas”, diz Renó.

O executivo ressalta a importância de pesquisa no momento da contratação de um seguro agrícola. “Além de verificar a cobertura e valor de prêmio oferecidos, itens como agilidade, desburocratização são fatores que fazem a diferença na hora da escolha”, diz. O modelo de negócio da EZZE Seguros, focado no digital, garante atendimento menos burocrático e mais assertivo. “Em até dois dias após sermos contatados, o produtor agrícola já recebe a proposta desenhada de acordo com suas características e necessidades. Nos antecipamos às necessidades dos clientes para ajudá-los a prevenir perdas que podem comprometer o trabalho de uma safra.”

Seguradora com 100% de capital nacional e com um modelo societário de partnership, que potencializa o empreendedorismo, a EZZE Seguros iniciou suas operações em outubro de 2019, com o uso de tecnologia ligada à inovação, a empresa permite maior agilidade ao atendimento de corretores, de assessorias, de parceiros de negócios e de clientes. Uma Seguradora baseada em multiprodutos que atendam às necessidades atuais do segurado e dos corretores, atuando em diversos ramos de seguro, com mais de 40 produtos, entre eles, Garantia, Transportes, Vida em Grupo, Agro, D&O, E&O, Patrimonial, Responsabilidade Civil, Ricos de Engenharia e Massificados.

fsb comunicação
21 3206.5050 | fsb.com.br