Soluções com nióbio podem revolucionar o mercado “Crop e SeedProtection” no Brasil com resultados positivos nas plantações e baixo impacto ambiental

Sementes com composto NbS-12® sem a presença fungos e não tratadas com Nióbio apresentando grande quantidade fungos na superfície. © Nanonib®

O agronegócio brasileiro é um dos pilares econômicos no país e tem como uma das principais preocupações proteger as plantações e sementes de doenças, que podem provocar perdas de produtividade que variam de 10 a 20%, podendo chegar a 100% da produção em alguns casos, quando não há o manejo adequado. Para controlar as enfermidades das lavouras, soluções tecnológicas estão sendo implementadas cada vez mais pela agricultura nacional.

 

A startup mineira Nanonib® tem investido em estudos para o setor e desenvolveu a plataforma NanonibAgro®, divisão de negócios do grupo que vai produzir o primeiro conjunto de soluções tecnológicas, com base em Nióbio no mundo, para o mercado agro: oscompostos Nb41-B®,PNb-53® e o NbS-12®já patenteados são apenas alguns dos vários materiais de Nióbio em estudo pela empresa.“Onosso objetivo é desenvolver tecnologias para o agronegócio com elevado impacto, especialmente para a agricultura tropical de precisão. As tecnologias criadas resultam de mais de 15 anos de knowhow em pesquisas e aproveitandoa característica mineral do nióbio e sua disponibilidade no estado de Minas Gerais”, revela o diretor da Nanonib®, Joel Passos.

Os nossos compostos de nióbio, informa o sócio da Nanonib® e professor titular no Departamento de Química da UFMG, Luiz Carlos Oliveira, foram desenvolvidos com nanotecnologia e são capazes de eliminar fungos em plantas (soja, milho, trigo, cítricos, entre outros) e na conservação de sementes. “Já realizamos diversos testes em plantações dentro de estufas e testes preliminares em campo com ótimos resultados. Também é importante destacar que são fungicidas com baixíssimos impactos ambientais e na saúde dos humanos”, acrescenta o professor. Além disso, estudos toxicológicos in vitroforam realizados e os resultados demonstraram que as molécu las inovadoras criadas pela Nanonib® apresentam elevada biossegurança. Os estudos clínicos em laboratório credenciado também mostraram que os compostos não causam irritação,fotoirritação e/ou toxicidadeem contato com as pessoas.

Cultivo de tomates em estufas, sem e com a proteção de Nióbio, as plantas protegidas cresceram as raízes e a folhas estão mais verdes sem a presença de fungos na superfície. © Nanonib®

O NbS-12® é o primeiro material híbrido avançado de nióbio e permitirá ao mercado agro proteger sementes para o plantio das safras seguintes para diversas culturas, como milho, trigo, amendoim, entre outras, levando mais segurança aos produtores e inovação para o campo. O PNb-53® possui ação fungicida similar ao Nb41-B® e permite ainda a entrega de macro e micronutrientes associados para uma melhor recuperação da cultura em desenvolvimento. Além disso, a molécula Nb41-B® é versátil e tem sua atuação intensificada sob a radiação solar.

 

Folhas de pé acerola afetadas com doença (amarela) e em recuperação (verde) após receber a aplicação do material avançado nanotecnológico de nióbio. © Nanonib®

O resultado da atividade do composto Nb41-B® tem elevado a expectativa da empresa, pois o material apresentou efetiva atividade fungicida. Essa nanotecnologia nacional, de caráter disruptivo, pode contribuir para o combate a ferrugem asiática, campeã de prejuízos na produção de alimentos, principalmente na cultura da soja. A doença é responsável por cerca de perdas superiores a R$ 150 bilhões no cultivo da soja no Brasil nos últimos anos.

 

A Nanonib® faz parte do grupo das Agritechs, startups de tecnologia para o agronegócio. No Brasil, já são cerca de 300 empresas do setor com investimentos anuais de mais de R$ 100 milhões e usam uma série de técnicas para incrementar a produção e a eficiência agrícola. O investimento em tecnologia e inovação no agronegócio tem crescido e procurado pelos produtores como uma ferramenta fundamental para o aumento da competitividade do segmento no mercado mundial.

A startup Nanonib® foi criada em 2019 em parceria com grupo de investidores privados e incorpora o sucesso de estudos científicos e tecnológicos das aplicações diversas dos nanomateriais de nióbio pelos sócios-pesquisadores e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A empresa possui unidade de PI&D e planta produtiva de materiais avançados de Nióbio no Parque Tecnológico de Belo Horizonte – BHTEC.


Maio Comunicação
(31) 99167-7006 | maiocomunicacao.com.br