A PepsiCo – líder mundial no setor de alimentos e bebidas – publicou seu Relatório Global de Sustentabilidade 2020, onde destaca seu compromisso permanente para gerar mudanças positivas para o planeta e para as pessoas, ao mesmo tempo que reconhece o trabalho significativo para enfrentar os desafios do sistema alimentar, tais como a mudança climática, a perda de solo fértil, os resíduos de embalagens e a desigualdade. O relatório descreve os avanços obtidos pela companhia em relação aos objetivos propostos na sua agenda social e de sustentabilidade em toda a cadeia de valor durante um ano especialmente complicado para consumidores, funcionários e parceiros.

“Estamos trabalhando para transformar a maneira como criamos valor compartilhado, sem exceder os limites naturais do planeta e inspirando uma mudança positiva para o planeta e para as pessoas”, revela Ramón Laguarta, CEO e presidente do Conselho de Administração da PepsiCo. “Isso nos tornará uma empresa melhor, com um propósito claro integrado à nossa estratégia de negócio. Também nos tornará mais rápidos e mais fortes, permitindo o crescimento acelerado e o investimento contínuo na nossa gente, nos nossos negócios e nas nossas comunidades. Esperamos nos transformar num exemplo para os nossos parceiros e colegas”.

O enfoque de sustentabilidade da PepsiCo abrange todas as etapas da extensa cadeia de valor da companhia, com estratégias que visam:

  • Reconsiderar a forma como são feitos o plantio e o fornecimento de culturas, com avanços significativos nos seguintes aspectos:
  • Matérias-primas diretas que abastecem a companhia. Em 2020, quase 87% delas passaram a ser de origem sustentável em todo o mundo.
  • Agricultura Positiva: adoção de práticas agrícolas regenerativas em 2,8 milhões de hectares, melhoria nos meios de subsistência de mais de 250 mil pessoas na cadeia de valor agrícola e produção sustentável de 100% dos ingredientes-chave, incluindo culturas terceirizadas, até 2030.
  • Rede de Demo Farms da PepsiCo na América Latina. No Brasil, a gestão inteligente da água para irrigação, com imagens por satélite e equipamentos de irrigação altamente eficientes, permite aumentar a produção e aprimorar a utilização desse recurso. No México, uma iniciativa em colaboração com pequenos produtores visa apoiar o desenvolvimento sustentável do setor de óleo de palma, com um aumento de 80% na produtividade.
  • Empoderamento econômico das mulheres – não só nas comunidades agrícolas, mas em toda a cadeia de valor da PepsiCo – em consonância com o compromisso global da empresa de que pelo menos metade dos beneficiários dos seus programas de impacto social sejam mulheres. A aliança da PepsiCo e da Fundação PepsiCo com parceiros como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) resultou na implementação de projetos como o Fundo para a Agricultura da Próxima Geração, cujo objetivo é identificar os desafios relacionados a assuntos de gênero na cadeia de fornecimento de batata na República Dominicana, no Equador e na Guatemala.
  • Fazer negócios de forma sustentável e inclusiva, com importantes resultados quanto a:
  • Emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor, com uma redução global de 5% em 2020.
  • Eficiência operacional no uso da água, com uma melhoria global de 15% em áreas de alto risco hídrico em 2020. Na América Latina, a PepsiCo conta com dez sistemas de biorreatores de membrana e de osmose inversa – em países como Brasil, Chile, Colômbia, México e República Dominicana – que produzem água de alta qualidade para sua reutilização em diferentes plantas situadas em áreas de alto risco hídrico.

Em 2020, a empresa registrou uma eficiência de 20% no uso da água nestas plantas em relação a 2019, e de cerca de 40% em relação a 2015. Na planta da Sabritas Vallejo, no México, a demanda de água diminuiu mais de 50% em 2020, em comparação com 2019. Além disso, graças à aplicação de um projeto de água circular, a planta reutiliza mais de 80% da água consumida diariamente.

  • Eletricidade renovável. Na América Latina, as operações diretas da PepsiCo no Chile, na Colômbia, na Guatemala, no Peru e em Porto Rico utilizam eletricidade 100% renovável.
  • Logística e distribuição. A PepsiCo visa reduzir significativamente suas emissões de dióxido de carbono e, por isso, ampliou sua frota de veículos híbridos, elétricos e movidos a gás natural comprimido em países como Brasil, Colômbia, Guatemala e México.
  • Reciclagem inclusiva para ajudar a construir um mundo onde as embalagens nunca se tornem resíduo. Em 2020, a LatitudR, iniciativa multissetorial da qual a PepsiCo faz parte, beneficiou mais de 15.400 recicladores de base em 17 países da América Latina.
  • Mudança climática. A PepsiCo anunciou que duplicará seu objetivo climático baseado na ciência, visando reduzir em mais de 40% as emissões absolutas de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor até 2030. Além disso, a companhia se comprometeu a alcançar emissões líquidas zero em todas as suas operações globais até 2040.
  • Equidade racial. Com um investimento de mais de US﹩ 570 milhões para elevar a diversidade de vozes dentro da empresa, ao longo da cadeia de valor e nas comunidades onde opera.
  • Criar marcas com propósito, que sejam melhores para os consumidores e para o planeta. A PepsiCo conseguiu avanços significativos em âmbito mundial como parte das metas propostas para reduzir os açúcares adicionados, o sódio e as gorduras saturadas no seu portfólio, entre eles:
  • 48% do portfólio de bebidas tem 100 calorias ou menos de açúcares adicionados por porção (o objetivo da empresa é chegar a 67% até 2025).
  • 64% do portfólio de alimentos tem 1,3 mg ou menos de sódio por caloria (o objetivo é alcançar 75% até 2025).
  • 71% do portfólio de alimentos tem 1,1 g ou menos de gorduras saturadas por cada 100 calorias (o objetivo é chegar a 75% até 2025).

“Sem dúvida, a pandemia foi um desafio, mas ela não minou as nossas aspirações e objetivos, pelo contrário. Em 2020, aceleramos os nossos esforços com ações audazes em áreas-chave para o negócio. Nossa agenda de sustentabilidade é parte fundamental dos projetos que colocamos em funcionamento na América Latina, o que também nos permitiu apoiar de perto as comunidades onde estamos presentes”, comenta Paula Santilli, CEO da PepsiCo América Latina.

O Relatório de Sustentabilidade 2020, totalmente digital e interativo, inclui um resumo, o progresso em relação às metas de sustentabilidade da empresa e outros recursos para download. A seção de tópicos de ESG oferece informações detalhadas sobre as políticas da PepsiCo e sobre o seu rendimento quanto a assuntos específicos. O relatório e os recursos para download estão disponíveis aqui .

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US﹩ 70 bilhões em receita líquida global em 2020, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas, incluindo 23 marcas que geram mais de US﹩ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.
A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com Propósito, o que reflete nossa motivação de ganhar sustentavelmente no mercado e incorporar propósito em todos os aspectos do negócio.

PepsiCo América Latina

A PepsiCo América Latina é uma divisão que inclui todos os negócios de alimentos e bebidas na região, compreendendo 34 mercados emergentes e em desenvolvimento. Nossas unidades de negócio no setor incluem snacks, bebidas, cookies e biscoitos e nutrição, as quais geraram US﹩ 6,9 bilhões em receita líquida em 2020. O nosso negócio de bebidas na região opera por meio de 13 engarrafadores importantes.


InPress Porter Novelli
(11) 3323-1520 | inpresspni.com.br