Implementação deverá ser concluída em agosto de 2001, tornando a Coopercitrus uma das primeiras cooperativas brasileiras a fomentar negócios sustentáveis.

Visando praticar uma atuação cada vez mais sustentável, a Coopercitrus está implementando a certificação ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental que especifica ações para proteção do meio ambiente, controla os impactos e melhora continuamente os processos de operação e negócios das organizações.

A implantação teve início em janeiro e tem previsão para ser concluída em agosto de 2021 em 10 unidades da cooperativa, como o departamento de insumos agrícolas, máquinas e implementos, centros de distribuição de insumos, centro de distribuição de peças, departamento de grãos e sementes, posto de combustível, a matriz e a Fundação Coopercitrus Credicitrus, localizada em Bebedouro, SP. A fábrica de ração em Cássia, MG, e o departamento de café, em São Sebastião do Paraíso, MG, também fazem parte dessa etapa. Entre setembro e novembro, a cooperativa entrará em processo de auditoria, para validar a efetividade das práticas em cada um dos segmentos.

“Essa certificação consolida a visão de sustentabilidade da Coopercitrus e demonstra ao mercado a credibilidade em nossos negócios. Também transmite mais qualidade e segurança aos produtores rurais, porque ao melhorarmos nossos processos, nosso cooperado compra melhor e produz melhor”, afirma o coordenador Ambiental e de Estrutura da Coopercitrus, Álvaro de Azevedo.

Segundo Azevedo, o comitê da ISO 14001 envolve colaboradores de várias áreas da Coopercitrus, como Ambiental, RH, Facilites, Jurídico, Governança, Segurança do Trabalho, DCC, DMA, DGR (Silo, Café, Sementes e Fábrica de Ração), DCO, entre outras. “Essa iniciativa demonstra o compromisso da Coopercitrus com uma atuação mais consciente, proporcionando a evolução continua em cada cultura com relação às práticas de preservação ambiental”, reforça o coordenador.

Após concluir a certificação desses setores, a Coopercitrus iniciará a implantação nas demais unidades, incorporando, além das questões estratégicas, a preocupação com a cadeia de valor, o ciclo de vida e outras mudanças que visam a redução dos danos ao meio ambiente, conformidade legal e melhoria contínua dos processos.

Fundada em 1976 em Bebedouro, SP, a Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, com mais de 37 mil cooperados e mais de 60 unidades de negócios em municípios de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. É hoje a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil no fornecimento de insumos, fertilizantes, sementes, ração animal, produtos veterinários, máquinas, implementos, tratores, irrigação e demais itens indispensáveis para a produção agropecuária, além de suporte técnico, serviços de tecnologia agrícola e soluções de agricultura de precisão. Conta com concessionárias de máquinas agrícolas, silos de armazenamento de grãos e café, fábrica de ração animal, shoppings rurais, postos de combustível e lojas de conveniência. Tem como propósito oferecer ao produtor rural não só produtos e serviços agrícolas, mas também levar ao campo conhecimento para uma gestão cada vez mais sustentável.

Coopercitrus – Comunicação e Marketing
(17) 3344-3133