Elas chegam na União Europeia três anos antes dos requisitos regulatórios e reforçam a preocupação da empresa por embalagens sustentáveis

SIG, empresa especializada em envase e embalagens cartonadas, anuncia o lançamento das tampas tethered para suas embalagens na Europa a partir do segundo semestre de 2021, antes do prazo de julho de 2024 estabelecido pelos regulamentos da União Europeia. Já no Brasil, a expectativa é que chegue até o final de 2024. 

Conhecidas por serem tampas fixas a embalagem, elas não comprometerão a conveniência e serão compatíveis com as máquinas de envase existentes e aplicadores de tampas para que os clientes possam ter confiança em investir em uma parceria de longo prazo com a SIG na entrega de alimentos e bebidas aos consumidores de forma segura, sustentável e acessível. Caso haja necessidade ou demanda de clientes por tampas nesse formato em outras regiões, os casos serão estudados separadamente. Aqueles clientes que optarem pelas soluções de embalagem SIGNATURE também receberão o benefício ambiental adicional de tampas tethered feitas a partir de polímeros ligados a materiais 100% renováveis e de base florestal.  

Para Ali Kaylan, SVP Innovation e VP Global Marketing da SIG, as novas soluções de tampa tethered baseiam-se no histórico da empresa em inovação sustentável: “ao anunciar o lançamento três anos antes dos requisitos regulatórios, estamos fornecendo tranquilidade para os clientes enquanto se preparam para cumprir com as próximas regulamentações da União Europeia. Graças aos sistemas flexíveis e adaptáveis da SIG, nossas tampas tethered podem ser usadas com linhas de envase SIG existentes e aplicadores de tampa, tornando nossas soluções um investimento seguro a longo prazo.” 

Os clientes estão enfrentando uma demanda crescente por embalagens sustentáveis de consumidores e reguladores, com um foco especial em plásticos de uso único para enfrentar as preocupações atuais sobre o vazamento de resíduos plásticos no meio ambiente, especialmente nos oceanos do mundo. A Diretiva de Plásticos de Uso Único da União Europeia inclui a exigência de que todos os recipientes de bebidas desse tipo venham com suas tampas anexadas até julho de 2024 para ajudar a garantir que sejam descartadas e recicladas juntamente com o resto da embalagem. 

As tampas tethered da SIG serão lançadas inicialmente para as embalagens na Europa, mas já tem a previsão de que todos os produtos a possuam até final de 2023. O domeTwist tethered estará disponível para a embalagem combidome da SIG, bem como opções de combiMaxx e combiSwift tethered para o portfólio principal de embalagens. Juntos, eles representam cerca de 90% das tampas da empresa em volume na Europa.  

Elas são projetadas para serem usadas com as linhas de envase SIG existentes e aplicadores de fechamento, sem a necessidade de grandes investimentos por parte dos clientes. A compatibilidade com as linhas de envase e os projetos de embalagem existentes dos clientes, embalagens secundárias e logística foi uma consideração fundamental no design das tampas tethered da SIG. Elas utilizam uma solução robusta de dobradiça dupla que se mostrou altamente adequada para os consumidores durante a pesquisa de mercado. 

Quando a embalagem é aberta para derramamento, a tampa pode ser firmemente fixada na posição desejada pressionando-a para baixo até clicar. Isso significa que o consumidor pode derramar da embalagem sem que a tampa fique no caminho e sem precisar segurá-la com os dedos. Para fechar a embalagem, a tampa é simplesmente levantada ligeiramente antes de fechar da maneira usual.  

A embalagem pode ser aberta e fechada facilmente conforme necessário até que esteja vazia, então a tampa e a embalagem podem ser recicladas juntas. 

A previsão é de que até 2024 todas as tampas da SIG sejam tethered © Grupo SIG

 

Inovações sustentáveis da SIG – As tampas tethered são as mais recentes de uma série de inovações sustentáveis da empresa, elas serão oferecidas também com polímeros ligados a matérias-primas 100% renováveis e de florestas (através de um sistema de balanço de massa certificado) para os clientes que optarem pelas soluções SIGNATURE da SIG que incluem esses polímeros nas próprias embalagens. 

As inovações sustentáveis de embalagem da SIG fazem parte do compromisso e da estratégia de sustentabilidade Way Beyond Good da empresa de ir muito além para a sociedade e para o meio ambiente e entregar valor agregado aos clientes. 

A SIG é líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens cartonadas assépticas. Trabalhamos em parceria com nossos clientes para levar produtos alimentícios e bebidas aos consumidores de todo o mundo de uma forma segura, sustentável e acessível. Nossa tecnologia exclusiva e excelente capacidade de inovação nos permite oferecer a nossos clientes soluções ponta a ponta para produtos diferenciados, fábricas mais inteligentes e embalagens conectadas, tudo para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. A sustentabilidade é parte integrante de nosso negócio e estamos indo muito além do Bem para criar um sistema líquido positivo de embalagem de alimentos. Fundada em 1853, a SIG está sediada em Neuhausen, Suíça. As habilidades e experiência de nossos aproximadamente 5.500 funcionários em todo o mundo nos permitem responder rápida e efetivamente às necessidades de nossos clientes em mais de 60 países. Em 2019, a SIG produziu 38 bilhões de embalagens cartonadas e gerou uma receita de 1,8 bilhões de euros. A SIG tem uma classificação AA ESG pela MSCI, uma classificação 18,8 (baixo risco) pela Sustainalytics e uma classificação Platinum CSR pela EcoVadis.

XCOM
11 2898-7495 | 11 2898-4793 | www.xcompr.com