O novo negócio de descarbonização da agricultura tem operações e parcerias em quatro continentes

A Yara, líder de soluções de nutrição de plantas, anuncia hoje o lançamento comercial da Agoro Carbon Alliance, negócio global criado para que os agricultores obtenham receitas adicionais com ações climáticas positivas. Com os agricultores no centro da solução, a Agoro incentiva-os e capacita-os a mudar práticas, conectando-os ao número crescente de empresas que buscam maneiras de cumprir seus compromissos climáticos. Ao adotar práticas positivas para o clima, os agricultores podem produzir Créditos de Carbono Agrícola e safras certificadas, ajudando assim a descarbonizar toda a cadeia do alimento.

Novo negócio da Yara, a Agoro Carbon Alliance inicia operações comerciais com uma equipe de 30 pessoas, ambição global e múltiplas parcerias já no Brasil, Índia, EUA e continente europeu. Agricultores nos Estados Unidos já estão trabalhando com a Agoro para produzir os primeiros Créditos de Carbono Agrícola em 2021. A Agoro também tem equipes no Brasil, Índia e em toda a Europa, com especialistas trabalhando para criar valor para as pessoas e para o planeta, por meio de soluções que garantam benefícios do pequeno ao grande agricultor.

No Brasil, a Agoro apoiará os produtores com experiência agronômica e suporte prático para sequestrar carbono no solo e reduzir as emissões do campo. Isso, por sua vez, vai gerar créditos de carbono certificados por terceiros e aumentar a renda dos agricultores. Os que aderirem à Agoro podem, portanto, gerar uma renda adicional de sustentabilidade via carbono, enquanto mantêm ou até aumentam os rendimentos de suas lavouras. E os produtores podem fazer a transição para as práticas positivas para o clima que melhor se adaptam à sua operação e escolher a extensão da área para inscrição no programa.

“Agoro faz parte de uma estratégia global com foco na construção de uma cadeia produtiva de alimentos sustentável em todo o mundo – e o Brasil desempenha um papel natural, como uma das principais potências agrícolas. É um complemento dos passos importantes que temos dado neste caminho: expandir o nosso negócio e forma de agir, ampliar a nossa oferta de soluções alimentares, e trabalhar ao lado de parceiros com a mesma visão: soluções cada vez mais completas e sustentáveis “, afirma Olaf Hektoen, presidente da Yara Brasil.

Este novo negócio integra a atuação global da Yara, as relações com os agricultores locais e os quase 115 anos de inovação agrícola comprovada, em linha com a intenção da companhia de construir um futuro alimentar mais sustentável e lucrativo. E isso será alcançado por meio da descarbonização da cadeia de valor do alimento, em colaboração com agricultores e parceiros em todo o mundo. “Trabalhamos para desenvolver projetos e desafios relacionados à descarbonização de toda a cadeia alimentar, e o agricultor continua sendo o centro de tudo o que fazemos”.

A Yara Brasil vem contribuindo ativamente para o desenvolvimento não só da agricultura, mas de todo o sistema alimentar nacional, há mais de 40 anos. Além de desenvolver e entregar soluções nutricionais específicas para solos brasileiros – em parceria com o setor acadêmico e produtores rurais -, a empresa apoia uma série de iniciativas desenvolvidas por governos, associações e segmentos que buscam garantir a produção de alimentos com emissões reduzidas. A Yara também está investindo na conexão com a indústria de alimentos, como parceira e fornecedora de soluções sustentáveis ​​para ajudá-los a prosperar e cumprir seus objetivos e responsabilidades, além do desejo da própria sociedade por produtos que representem esse compromisso.

É assim que a Yara irá alavancar seu conhecimento de mercado e relacionamentos para acelerar o lançamento e expansão da Agoro Carbon no país. Permitir que os agricultores brasileiros aproveitem a oportunidade de crédito de carbono para fazer a transição para práticas agrícolas positivas para o clima ajudará a descarbonizar a produção de alimentos em um dos principais polos produtores do mundo. “A Agoro Carbon Alliance e seus parceiros estão estrategicamente posicionados para apoiar os agricultores brasileiros na adoção de práticas agrícolas inteligentes e positivas para o clima, que contribuem diretamente para um desenvolvimento sustentável e uma agricultura mais resiliente às mudanças climáticas. Financiar os agricultores por meio de créditos de carbono de alta qualidade, com base científica e certificados por terceira parte, é a chave para essa transição”, afirma Iule Arruda, head da Agoro no Brasil.

Sabendo que o combate às mudanças climáticas exigirá um esforço coletivo de parceiros de todos os setores, a Yara convida agricultores, varejistas e distribuidores, cooperativas, fornecedores de tecnologia, credores, seguradoras e a indústria de alimentos a se associarem à Agoro Carbon Alliance. A empresa promoverá um evento virtual em 8 de junho para revelar formalmente os detalhes da Agoro, com informações adicionais sobre como fazer parte da iniciativa. Mais informações e inscrições NESSE LINK!

=

A Agoro Carbon Alliance está criando uma nova solução para o desafio do carbono no solo. Nossos parceiros estão comprometidos com a descarbonização da agricultura, ajudando a transformar as práticas em todas as propriedades rurais do planeta, gerando Créditos de Carbono Agrícola confiáveis e safras certificadas. Guiados pela transparência, segurança e colaboração, criamos incentivos para que agricultores, compradores e consumidores escolham a mudança desde o início. A Agoro impulsiona o profundo conhecimento agronômico e a credibilidade da Yara para possibilitar que cada agricultor faça a transição para práticas agrícolas positivas para o clima, restaurando o carbono nos solos do mundo e revertendo os efeitos das mudanças climáticas.

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.


Grupo CDI – Comunicação e Marketing
(11) 3817-7910 | cdicom.com.br