Menos da metade dos apicultores e meliponicultores de São Paulo está cadastrada no sistema da Defesa Agropecuária do governo estadual. Essa situação se repete em outros Estados. Por que os criadores de abelhas têm receio de cadastrar suas colmeias? E por que essa ausência é ruim para o setor de produção de mel?

O Podcast ABELHA, da Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.), conversou com a veterinária Maria Carolina Guido, do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Segundo a Defesa Agropecuária, muitos apicultores e meliponicultores evitam se cadastrar pois não querem indicar a localização dos seus apiários e meliponários. Só que isso traz diversos problemas, pois essas colmeias não existem aos olhos do Estado. No caso de episódios de contaminação de abelhas, por exemplo, o apicultor em dificuldades para exigir algum tipo de compensação pois é como se esses insetos não existissem.

Cadastrar os apiários nos órgãos competentes é importante para o fortalecimento e profissionalização da criação de abelhas no Brasil. E esse tema precisa ser discutido.

Tanto a Associação A.B.E.L.H.A. quanto o Programa Estadual de Sanidade das Abelhas estão disponíveis caso haja interesse pela pauta.

 

O Podcast ABELHA está disponível nas principais plataformas

A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas tem o objetivo de liderar a criação de uma rede em prol da conservação de abelhas e outros polinizadores. Sua missão é reunir, produzir e divulgar informações, com base científica, que visem à conservação da biodiversidade brasileira e à convivência harmônica e sustentável da agricultura com as abelhas e outros polinizadores. . Siga-nos no Twitter @AbelhaOrg. Curta nossa página em Facebook.com/abelhaorg. Aprenda sobre as abelhas no Instagram

Imprensa A.B.E.L.H.A.
11 3433-6782 | abelha.org.br