O setor do agronegócio vem crescendo ano após ano. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicam que foram abertas 150 mil vagas de trabalho em 2021. Pode-se afirmar então que esse é um dos setores que mais crescem no Brasil e representa pouco menos de 30% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

É importante comentar que as startups têm um papel determinante nesse avanço e são responsáveis por trazer diversas inovações e ferramentas que facilitam o dia a dia e alavancar o faturamento do setor. Diante disso, separamos seis soluções que têm revolucionado o agro e ajudado no desenvolvimento das empresas desse segmento. Confira:

  • Utilização de cartão corporativo ao invés do reembolso tradicional – Os cartões corporativos oferecem uma solução financeira simples e completa, principalmente para custear despesas com alimentação, transporte e hospedagem dos colaboradores, sem que a conta pessoal deles seja impactada. Além disso, melhora o planejamento e controle deles. Com o cartão oferecido pelo VExpenses, plataforma que automatiza a gestão de despesas de equipes e funcionários, todos conseguem administrar em tempo real os gastos, o que proporciona mais tranquilidade tanto para as companhias como para os funcionários.
  • Inserção de braços robóticos – Nas chamadas aplicações de fim de linha, os robôs colaborativos podem realizar as atividades relacionadas à cadeia de suprimentos, desde o enlatamento e embalagem, até a paletização. Com o guia 3D e os sistemas de aprendizado de máquina dos cobots  da Universal Robots, empresa pertencente à Teradyne, que tem como objetivo tornar a tecnologia robótica mais acessível por meio do desenvolvimento e distribuição de braços robóticos industriais flexíveis e colaborativos, eles também podem automatizar as atividades de coleta de lixo em lotes compostos por objetos de diferentes formas, pesos e materiais.
  •  Automatização dos processos de IDD – Para obter mais segurança nas relações comerciais, é indispensável verificar a integridade de possíveis fornecedores, investidores e parceiros de negócio. Hoje é possível automatizar processos de Due Diligence de Integridade (IDD) com plataformas de big data. O upMiner é um exemplo disso. A solução da upLexis, empresa especializada em mineração de dados, é capaz de buscar informações sobre pessoas e empresas em mais de duas mil fontes de consulta e gerar relatórios estruturados para análise e tomada de decisão.
  • Conexão entre produtor e comprador – A startup mineira Grão Direto, acelerada pelo InovAtiva Brasil, é Tetra na lista das 100 Startups to Watch nos anos de 2021, 2020, 2019 e 2018. Criada em 2016, a Grão Direto tem o propósito de conectar vendedores e compradores de grãos de forma mais eficiente, segura e moderna, por meio de uma plataforma digital. Atualmente, já são centenas de milhares de toneladas de soja, milho e sorgo, negociadas digitalmente, tanto no mercado à vista, quanto no mercado a termo (travamentos futuros) e barter (permuta). Além de fábricas de ração, cooperativas, cerealistas, corretoras, confinamentos, granjas, entre outros, a Grão Direto atende também grandes tradings.
  • Aproximando a assistência técnica do pequeno produtor – Acelerada pelo InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental em 2020, a Maneje Bem criou um software para facilitar a assistência técnica agrícola e garantir aos agricultores o acesso a informações de qualidade combinado à organização do trabalho dos profissionais de campo, chamado ManejeChat. Sua tecnologia possibilita a coleta de dados e promove inteligência para tomada de decisão no campo, organizando cadeias produtivas junto às agroindústrias a fim de promover o desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social da agricultura familiar.
  • Análise preditiva de incêndios, pragas e saúde de lavouras – Lavouras e florestas podem se beneficiar do monitoramento de imagens de satélite por algoritmos de inteligência artificial – trabalho realizado pela Quiron Digital. A partir de análises avançadas das imagens, a startup consegue prever com até 10 dias de antecedência a ocorrência de incêndios, verificar a saúde da vegetação e a existência de pragas. A startup tem a ambição de estabelecer o Brasil como um exportador de tecnologia de monitoramento de florestas. Para isso, participa de programas de internacionalização como o StartOut Brasil. Por meio dele, já fez conexões em Lisboa e, atualmente, está participando do ciclo Santiago do programa.


PiaR Comunicação
(11) 4304-1205 | piarcomunicacao.com.br