Abicab observa maior investimento das empresas em canais digitais para a época e mostra otimismo em relação aos resultados do setor que cresceu 38% nas exportações em 2020

O período de festas juninas é o mais importante para as vendas sazonais das indústrias de amendoim e, em mais um ano, a temporada ocorrerá dentro de um cenário de pandemia de Covid-19. No entanto, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), as indústrias conseguiram se planejar e acreditam em boas vendas, tendo em vista que os consumidores se adaptaram para comemorações em casa de forma segura.

“Em contraste com o cenário de incertezas de 2020, neste ano, observamos o consumidor mais habituado aos formatos digitais e os avanços das empresas nas operações on-line. Com isso, houve um plano diferenciado na preparação para a data, desde campanhas de marketing, passando por novas estratégias de vendas, criação de promoções, lançamentos de produtos e até a ampliação de novos canais de atendimento, como redes sociais”, analisa o presidente da Abicab, Ubiracy Fonsêca.

O executivo afirma ainda que, com as ações no período de pandemia, as indústrias trabalharam em forte parceria com o varejo e conseguiram trazer mais comodidade ao consumidor que tem à disposição um leque maior de canais de venda para comprar e ser atendido com segurança e qualidade. “As empresas além de investirem no on-line, concentraram esforços na organização dos produtos incrementando os espaços e a visibilidade por meio de material de ponto de venda”.

Mesmo com o cenário adverso da pandemia, o amendoim in natura apresentou resultado superavitário na balança comercial em 2020 registrando, de janeiro a dezembro, US$ 314,4 milhões, crescimento de 38% na exportação do produto no período, com 259 mil toneladas exportadas segundo dados da ComexStat.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção de amendoim 2020/21 deve crescer em média 3% quando comparada com a safra de 2019/2020, com expectativa de alcançar 575 mil toneladas do grão.

 

Versatilidade e saudabilidade são pontos fortes do amendoim para a festa junina em casa – O amendoim é um alimento versátil, que pode ser consumido em várias ocasiões, e as indústrias do setor oferecem um portfólio amplo de produtos, com opções para diversos perfis e demandas do consumidor.

O alimento é fonte de vitaminas e tem alto valor nutricional: é rico em vitamina E, que atua como antioxidante e preserva o sistema imunológico; vitaminas do complexo B, essenciais para o sistema nervoso e que ajudam na formação de neurotransmissores; e possui Ômega 3 e Ômega 6, combinação que promove renovação celular, prevenindo o envelhecimento precoce.

Entre outros compostos, a leguminosa também tem ácidos graxos monoinsaturados, conhecidos como gorduras do bem, que contribuem para prevenir doenças cardiovasculares, além de fibras que garantem saciedade por um período superior a duas horas, tornando-se um aliado em planos de reeducação alimentar para consumos de lanches intermediários. A porção diária indicada é de 30 g/dia.

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – ABICAB foi fundada em 1957 e representa os principais fabricantes do país junto às esferas pública e privada, no Brasil. A indústria brasileira nestes setores gera cerca de 35 mil empregos diretos. A entidade, que representa atualmente 92% do mercado de chocolates, 72% do mercado de balas e confeitos e 62% do mercado de amendoim, tem como objetivo central desenvolver, proteger e promover as indústrias associadas, estimulando ações para o fomento dos mercados interno e externo nestes setores, bem como o consumo responsável dos produtos.

JeffreyGroup
(11) 3185-0816 | jeffreygroup.com/br