Através da criação de comitês especializados e governança corporativa, os irmãos Mario e Jaqueline encaram o desafio de expandir, ainda mais, os negócios da família

Jaqueline Casale Pizzolato e Mario Casale Neto, nova geração da Casale busca implantar inovação tecnológica e cultural na empresa © Casale

Após um estruturado processo de sucessão familiar, a Casale prepara seus novos passos mirando o futuro, mas sem esquecer de seu passado. A empresa, fundada em 1964, é referência na pecuária bovina e conta com mais de 228 colaboradores em todo o país. Por 40 anos, foi presidida por Celso Casale, até que em Agosto de 2020 seu filho, Mario Casale Neto, se tornou o novo CEO da companhia.

Ao lado de sua irmã, Jaqueline Casale Pizzolato – Diretora de Desenvolvimento Organizacional da companhia – Mario encara o desafio de transformar tecnologicamente, não somente a empresa, mas o setor de pecuária como um todo, uma vez que, em sua visão, há lacunas importantes que precisam ser preenchidas.

“De uma maneira geral, o agronegócio é muito evoluído. Há uma série de aparelhos, máquinas e tecnologias que são utilizadas na agricultura, mas não são na pecuária. Obviamente, que isso ocorre por inúmeros fatores, porém nosso foco é estar sempre atualizado com relação às principais tecnologias do mundo, de modo que se torne possível aplicá-las em nossa produção”, explica o executivo.

Nesse contexto, a empresa criou um Comitê de Inovação e Tecnologia que, dentre outras razões, tem o intuito de garantir que os investimentos na área estejam sempre em sintonia com o planejamento estratégico da Casale.

“A timeline da tecnologia no mundo está cada vez mais rápida. A constante evolução faz com que seja necessária a existência de um grupo focado nas novidades que surgem para que possamos adicioná-las aos nossos produtos e, dessa forma, adicionar valor aos negócios dos clientes. Portanto, esse comitê tem a função de orientar a área tecnológica e garantir que questões chaves deste segmento não sejam ignoradas”, ressalta Silvio Crestana, pesquisador da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e membro colaborador do comitê de inovação e tecnologia da Casale.

Fortalecendo o processo de profissionalização e sucessão, recentemente, em Dezembro de 2020, a empresa contratou mais um executivo para somar, Ronis Paixão, com experiência de mais de 16 anos no exigente segmento de linha branca, entrou com foco na eficiência produtiva e qualidade, assumindo as responsabilidades da diretoria de operações.

 

Transformação cultural – Além da evolução tecnológica que a empresa pretende realizar, há aproximadamente cinco anos, a Casale trabalha em um processo de transformação cultural. Para Jaqueline, esse projeto traz consigo toda a história da companhia, mas o foco é sempre no que está por vir.

As primeiras medidas para essa modificação foram tomadas na gestão da Casale, uma vez que, segundo ela, é impossível transformar a cultura da empresa se os gestores não estiverem engajados. Dessa forma, há um trabalho constante para que todos incorporem o novo modelo de gestão.

Para que essa transformação ocorra de maneira estruturada, foi contratada uma consultoria especializada, que estará no projeto até que seja finalizado em Dezembro de 2022. Inicialmente, uma pesquisa profunda de diagnóstico da cultura existente foi realizada junto aos colaboradores, no qual foram observados comportamentos, valores compartilhados, crenças e emoções. “Essa etapa nos auxiliou a entender sobre a distância que estávamos do nosso objetivo, mapear pessoas-chave entusiastas no tema e o que poderia ser feito para trabalharmos as lacunas de maneira mais direcionada e objetiva” explica Jaqueline.

Ainda neste cenário, Mario ressalta a importância das relações interpessoais na evolução da empresa e ressalta que o tempo dentro da Casale, mesmo antes de se tornar CEO, foi fundamental para estreitar os laços entre ele e os colaboradores. “A relação sempre foi muito próxima porque procurei estar presente diretamente nas operações. Além disso, medidas de integração entre as equipes e a política de feedback, escutando sempre o que nossos colaboradores e gestores têm a dizer, são fundamentais para que todos estejam alinhados e atinjam os objetivos propostos”.

“Em cima disso, trabalhamos diariamente para que a comunicação ocorra de maneira cada vez mais ágil e transparente. Todas as ações são tomadas com um propósito claro para que sejam compreendidas por todos”, acrescenta Jaqueline.

Outro aspecto relevante – que corrobora para entender o novo momento da empresa – é que, a Casale, sendo uma empresa familiar, está passando por um processo de implantação de mecanismos de governança corporativa. Com isso, além da constituição do Conselho Consultivo e auditoria de balanço por uma “big four”, os seus sócios e familiares passam a seguir novos processos, políticas e condutas na empresa, garantindo compliance e sustentabilidade do negócio.

O sistema vem sendo implantado há 4 anos, com o apoio da Fundação Dom Cabral, visa garantir a profissionalização da organização como um todo. “Realizar esse importante passo traz a segurança de que os interesses da família e dos negócios serão preservados, e não serão misturados. Até o momento, medidas importantes – como acordos de acionistas, regimento interno e a contratação de conselheiro externo – foram tomadas sempre visando melhorar os resultados, satisfação dos clientes e a expansão dos negócios”, conclui.

Fundada em 1964, a Casale é referência em tecnologia para pecuária bovina na América Latina. A companhia abastece todo o mercado nacional com misturadores de ração, colhedoras de forragem e distribuidores de esterco, de vários modelos e tamanhos, além de exportar para países da América Latina e África. Desde que trouxe o conceito para o Brasil, em 1984, a Casale lidera o mercado nacional de misturadores e seu objetivo é ser uma multinacional brasileira, liderando globalmente este mercado.
Liderada de 1981-2020 por Celso Casale, atual Presidente do Conselho Consultivo, está passando por um estruturado e bem-sucedido processo de sucessão familiar aos filhos Mario e Jaqueline Casale, que ocupam função executiva na empresa, e Erika, como Conselheira. Está localizada estrategicamente às margens da Rodovia Washington Luís, em São Carlos, interior de São Paulo. A Casale conta com mais de 210 colaboradores e possui equipe de vendas e pós-venda distribuída nos principais estados do Brasil.

EDB Comunicação
11 9 7272 5400 | edbcomunicacao.com.br