Por meio da CDRS, Pasta intensifica a parceria com revendas para a manutenção de seu compromisso com os pequenos produtores de disponibilização de sementes com preço acessível e qualidade garantida

Diante das restrições impostas pela pandemia, se fez necessária a implementação de teletrabalho em grande parte das Unidades da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo com atendimentos públicos, incluindo as Casas da Agricultura, que, tradicionalmente, são os principais pontos de comercialização de sementes em todo o Estado de São Paulo. Nesse contexto, para atender à demanda dos produtores rurais, o Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), tem buscado ampliar a rede de distribuição, por meio da intensificação de parcerias com revendas agropecuárias.

“A venda de sementes por essas empresas não é uma modalidade nova em nossos canais de comercialização, mas até o momento havia poucos estabelecimentos conveniados. Com a falta de atendimento presencial nas Casas da Agricultura, identificamos a necessidade de intensificar essas parcerias para fazer com que as sementes cheguem a um maior número de agricultores. Sendo assim, os extensionistas dessas unidades têm feito contatos com as principais revendas de seus municípios e regiões, para estreitar os laços com as que já temos em nosso quadro e ampliar o número, o que já tem acontecido, com a abertura de novos pontos de venda”, explica João Paulo Whitaker, diretor do Núcleo de Produção de Sementes de Bauru, responsável pela Central de Comercialização do DSMM, acrescentando que a comercialização nos Núcleos de Produção de Sementes da CDRS está mantida. “O aprimoramento e a ampliação desse canal de vendas, acontece concomitantemente com o investimento na produção de sementes para a safra 2021/2022”.

João Paulo ainda comenta: “Nosso objetivo é aprimorar este nicho de comercialização que tem se mostrado bom para quem revende e para quem compra. Procuramos destacar que a revenda não se torna parceria apenas na distribuição, mas no trabalho de extensão rural de fazer chegar aos agricultores sementes produzidas dentro de rígidos padrões qualidade e sanidade, com alta tecnologia de produção, beneficiamento e armazenamento – ponto este que inclui tratamento natural das sementes, com terra diatomácea -, fortalecendo assim, a atividade agrícola com renda na pequena propriedade rural”.

Engenheiro Agrônomo da Agromec Agrícola LTDA., localizada no município de Votuporanga, Geraldo Alves de Moura, fala sobre a sua experiência como revendedor. “Comercializamos as sementes de milho produzidas pela CDRS, que é um material de custo atrativo e mais rústico, por isso tem um nicho de mercado. Para o próximo ano, temos interesse em manter a parceria”.

Sobre este canal de comercialização, João Paulo acrescenta que as revendas parceiras têm feito as vendas de forma presencial, on-line ou via e-commerce. “Em nossos Núcleos estão disponíveis para venda pelos canais digitais e pelo telefone, cuja entrega ocorre com agendamento prévio, de acordo com os protocolos sanitários exigidos pela pandemia”, salienta, informando que as revendas interessadas na parceria podem entrar em contato com a Central de Comercialização, via WhatsApp: (19) 99790-8824. “Os produtores que desejarem obter o endereço das revendas que já são parceiras, bem como dos nossos Núcleos – localizados nos municípios de Aguaí, Araçatuba, Avaré, Bauru, Fernandópolis, Ibitinga, Itapetininga, Lucélia, Manduri (Ataliba Leonel), Paraguaçu Paulista, Ribeirão Preto, Santo Anastácio e Taubaté -, também podem entrar em contato conosco”.

Endereços dos Núcleos de Produção de Sementes

Endereços e contatos de revendas parceiras


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo